Quando investir em uma marca para minha pequena empresa?

Como você já sabe, a identidade visual é essencial para comunicação da sua pequena empresa. Ou seja, ter uma marca visual, cores definidas, peças como cartão de visita e tudo mais é super importante. Mas, muita gente nos pergunta: quando investir em uma marca? Devo investir tempo, dinheiro e energia assim que começar com a minha empresa? É melhor esperar um pouco? Qual é o sinal que diz: está na hora?

O momento certo é crucial para sua pequena empresa fazer um investimento inteligente, financeiro e de tempo, na identidade visual.

Costumamos dizer que as marcas que a gente faz são Marcas Apaixonantes, essa expressão é até uma marca registrada nossa. Porque a gente precisa fazer brilhar, no visual, o que aquela empresa tem de verdadeiramente único e apaixonante. Sendo assim, não encaramos a marca só como um acabamento, um desenho bonito.

Por isso, se você quer investir em uma identidade visual de forma acertada, vamos te ajudar a ter clareza da sua estratégia com perguntas que você deve saber responder! Ou seja, esses pontos têm a ver com o que você precisa saber antes de investir tempo, dinheiro e energia em identidade visual para sua pequena empresa.

 

1 – Seu modelo de negócio está bem definido?

Normalmente, as pessoas pensam nas suas habilidade e experiências e definem seus negócios como “farei bolos caseiros” ou “darei aulas de inglês”. Sendo assim, é comum começar a empreender com um modelo simples de negócio em mente. No entanto, existem diversas possibilidades para considerar antes de decidir o seu modelo. Você pode vender de maneira pontual ou recorrente, pode escolher se terá produtos físicos ou virtuais e ainda se vai fazer o que vende por conta própria ou terceirizar a produção, se for o caso. Por isso, um dos primeiros passos, ao pensar na sua estratégia, é conhecer algumas possibilidades de modelos de negócios para pequenas empresas. Dessa forma, você toma decisões sobre a estrutura básica com a qual vai trabalhar antes de decidir os demais pontos estratégicos. E, outra vantagem de conhecer pequenas empresas como a sua é não se comparar com multinacionais que nada tem a ver com a sua realidade.

Quando investir em uma marca gráfica para minha pequena empresa?

Quando investir em uma marca gráfica para minha pequena empresa?

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2 – Qual é seu produto ou serviço estrela?

A gente sabe que você tem muito a entregar! Em geral, nossos clientes têm pequenas empresas, mas grandes (e muitas) ideias. Por isso, é normal que você queira abraçar o mundo e fazer tudo que seu segmento te permite. Ou seja, é como se nós, que somos designers, quiséssemos fazer marcas visuais, ilustrações, editar revistas, jornais, também fazer fotos, vídeos, sites e mídias sociais. Como um polvo que abraça não só a nossa área como tudo que for correlato também. Assim como alguém que quer fazer doces, depois decide incluir também salgados, marmitas, pizzas, churrasco e etc.

Ufa! Deu para notar que, quando se trata de pequenas empresas, essa abordagem geralmente significa dar o passo maior que a perna e ficar sem foco e, portanto, sem personalidade. Afinal, qual é aquele produto ou serviço que você acredita mais, que realmente quer fazer? Qual é aquele que ajuda mais seu cliente e que traz mais valor para sua empresa? Descubra, facilite a sua vida e faça essa entrega brilhar na identidade visual. Você pode sim criar outras ofertas, não é obrigatório que sua empresa venda uma coisa só, mas isso precisa ser feito de maneira estratégica. 

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3 – Você conhece, de verdade, o seu cliente dos sonhos?

Que tipo de pessoa você gostaria de atender? Essa pergunta é um clássico e, muitas vezes, a resposta é: “meus clientes dos sonhos são qualquer pessoa entre 1 e 90 anos”. Saiba que esse não é um perfil de cliente dos sonhos definido. Pois, com essa descrição genérica, não dá para saber quase nada sobre essa pessoa. Além disso, também não é o perfil de cliente dos sonhos dizer que seu cliente é “qualquer pessoa que se interesse pelo meu trabalho”. Sendo assim, para investir em uma identidade visual de forma inteligente, você deve ter clareza do perfil de cliente dos sonhos com quem essa identidade visual vai se comunicar. Ou seja, uma identidade que quer se comunicar com todo mundo, não se comunica bem com ninguém. Pois, ela fica sem personalidade, genérica e passa pouca confiança.

Por isso, você deve ter foco e definir o perfil de cliente dos sonhos da sua empresa. Ou seja, aquela pessoa bem específica que sua empresa pode atender melhor, com os resultados mais fortes e, por isso, o par perfeito! Vá fundo para descrever e entender esse perfil em detalhes. Tendo essa clareza, sua marca e identidade visual falarão diretamente ao coração do perfil dos sonhos de verdade e estarão no caminho certo para apaixonar.

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4 – Os diferenciais da sua empresa estão claros?

“Eu amo o que faço, meus produtos tem qualidade e o atendimento é ótimo na minha empresa”. Se você se identificou e acredita que esses são seus diferenciais, saiba que essas frases são clichês e não diferenciais! Afinal, será que ter qualidade e um atendimento bacana é o suficiente para o cliente escolher a sua empresa ao invés de outra? E quando seus concorrentes também têm esses diferenciais básicos na ponta da língua? Indica que essas características não estão funcionando, levando em conta o significado da palavra diferencial, ou seja, essas frases batidas não estão diferenciando sua empresa de outras. Pois é, os diferenciais precisam ser únicos como sua empresa. E você precisa mergulhar fundo para entender que características estratégicas são essas! Ou seja, é preciso ter clareza de como a sua empresa se diferencia exatamente para não se perder na multidão.

+ Leia também – Como começar com o pé direito para ter uma Marca Apaixonante?

 

5 – Quem são seus colegas e concorrentes?

Ter uma pequena empresa pode e deve ser um processo de conhecimento interno. Ou seja, entrar contato com a própria história, com os próprios interesses, curiosidades e talentos. E tudo bem! Mas, chega um momento que é preciso que olhar em volta. Olhar e entender um pouco melhor quem são nossos concorrentes. Você deve entender a posição que essas outras empresas ocupam em relação à sua. Você pode até encarar alguns concorrentes como colegas. Ou seja, pessoas que trabalham com algo parecido com o que você faz podem ser parceiros, colaboradores e até futuros sócios. O mais importante é entender como colegas e concorrentes trabalham para diferenciar sua empresa de propósito. Ou seja, sua empresa terá uma atitude única refletida na identidade visual que deixa muito claro porque ela deve ser escolhida pelos seus clientes dos sonhos.

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“E se eu investir em uma marca e identidade visual sem ter respondido a essas perguntas?”

É bem frequente as pessoas investirem em identidade visual sem ter uma estratégia definida. O que acontece, muitas vezes, é o seguinte: a pessoa empreendedora fica presa no seu gosto pessoal. Ou seja, já chega para o designer cheia de referências visuais, marcas que achou bonitas. É provável que o designer questione sobre todos os pontos acima. Mas, sem essas respostas bem definidas, é difícil projetar uma identidade visual que representa a empresa verdadeiramente.

Portanto, você corre o risco de ter uma marca tipo “cereja do bolo”. Ou seja, aquela que é só um desenho bonito, que você aprovou com seu gosto pessoal, para representar sua empresa. Mas falta para esses desenhos, cores e imagens uma personalidade conectada com o que sua empresa é de verdade e com o seu cliente dos sonhos, que é para quem você precisa comunicar. Em breve, você vai notar que está com dificuldades na comunicação e que a sua identidade visual não está te representando bem. Ou seja, tempo e dinheiro perdidos!

+ Leia também – Estratégia: porque sua pequena empresa precisa de uma e como criar a sua

“Não sei responder algumas perguntas, o que fazer?”

Para ter mais clareza, é importante se fazer as perguntas acima e definir cada ponto da sua estratégia. Vamos te ajudar a fazer isso através de ferramentas e exercícios e com o apoio de histórias reais de mais de 30 empresas como a sua. Conheça o Curso Minha Empresa Apaixonante de Dentro para Fora e aprenda a conquistar os clientes dos seus sonhos com uma estratégia planejada para apaixonar! O curso é uma jornada por clareza em busca de uma estratégia feita sob medida para sua pequena empresa. É o caminho para sair de uma identidade visual superficial e amadora e conseguir reconhecer a Marca Apaixonante que sua empresa precisa e merece.

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+ Leia também – Como nasce uma identidade visual: nossa metodologia passo a passo

 

O segredo para apaixonar

O grande segredo para ter uma Marca Apaixonante é justamente NÃO PENSAR no visual primeiro. É um engano acreditar que apenas uma marca bonita vai dar conta de apaixonar as pessoas. Afinal, por trás de um desenho interessante e atraente, cores chamativas e ilustrações bacanas é preciso haver uma estratégia muito clara. Caso contrário, todo esforço e gasto vai por água abaixo. Guarde essa mensagem “Empresas pequenas, corações enormes” com você. Sabemos que você está com o coração cheio de energia e vontade de fazer sua pequena empresa acontecer. Mas lembre-se do peso importante do planejamento e não comece sem uma estratégia. Esse cuidado vai aumentar, e muito, as chances da sua empresa ter vida longa!

E você? Em que momento investiu em uma identidade visual feita por um profissional? Como foi? Compartilhe sua experiência nos comentários.

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Melina e Raphael

Designers e apaixonados, somos sócios desde 2008. Especialistas em branding, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonante. Vamos criar juntos?

Autoria: Melina e Raphael
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