5 sinais que sua identidade visual precisa ser redesenhada (e 3 razões para não mudar)

1024 492 Melina e Raphael
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Mudar ou não mudar a identidade, eis a questão! Muitas vezes, os pequenos empreendedores apaixonados se deparam com uma questão importante: é hora de redesenhar minha identidade visual? Mudar a cara da minha marca? Super comum recebermos essa pergunta:

Casal, minha identidade visual está adequada? Será que está na hora de mudar a marca da minha empresa?”

Com certeza o redesenho de identidade é tão estratégico quanto uma nova identidade, ou seja, com a criação de uma quando a empresa nasce. Como esse ponto é tão importante, separamos 5 sinais que dão muitos indícios de que está na hora de fazer um redesenho. Para não confundir as estações, listamos também 3 razões que mostram: você não precisa de um redesenho de sua identidade visual.

 

1 – A pulga está atrás da orelha

Caso sua identidade esteja super adequada e funcionando lindamente, ou seja, atrai quem você procura e passa a mensagem corretamente, esta pulga da dúvida sobre o redesenho não estaria atrás da sua orelha, certo? Só o fato de você estar questionando a funcionalidade da sua identidade já é uma pista. É um motivo para investigar mais a fundo: de onde veio essa indagação, porque essa pulga foi parar atrás da sua orelha? Que fatos aconteceram ultimamente que te fizeram questionar sua identidade? Aproveite essas pistas e comece a considerar uma mudança.

 

2 – Um novo momento chegou

Você começou sua empresa meio na intuição, seguindo seus instintos. Sabia da importância de uma identidade visual bem resolvida mas não conseguiu se estruturar para cuidar de uma, da forma que gostaria. Tudo bem, é normal. Se, agora, você está com mais certezas do que quer fazer, de como quer fazer e sente que sua empresa está pronta para esse novo momento: mais profissional, mais segura, mais confiante. Pode crer que sua identidade inicial não te representa mais, então é hora de redesenhar.

 

3 – A conexão está caindo

Sua identidade deve se comunicar com seus clientes. Esse é o papel principal dela. Como tem sido a relação da sua empresa com o mundo, ultimamente? É comum que as pessoas simplesmente não entendam o que você faz? Por exemplo, você faz decoração e as pessoas te pedem orçamento de fotografia? Você faz artesanato e as pessoas pensam que você faz doces? Ou ainda, você está atraindo as pessoas erradas: gente que não valoriza seu trabalho, vive pedindo desconto e te trata com desdém. Toda sua comunicação é responsável por esses enganos, não é um erro das pessoas, mas um erro de como você está transmitindo sua mensagem. Essa transmissão acontece em vários canais, um dos principais é o visual. Se você está perdendo negócios por conta desta conexão ruim, atenção para necessidade de redesenhar.

 

4 – Algo está fora da ordem

Sabe a sensação de que tem algo estranho? Se você está sentindo que algum elemento da sua identidade, por algum motivo, não está se “encaixando”, parece fora do lugar, existe um motivo para isso. É bem provável que sua identidade atual não esteja atrelada a um conceito, uma estratégia. Porque é tão importante ter um conceito por trás de uma identidade? Porque ele vai “amarrar” todos os elementos visuais que a identidade tem. Assim, nada está na identidade para “ornar”, porque é “bonitinho” ou para deixá-la mais “estilosa”. Se sua identidade atual está cheia de elementos sobrando, coisas que não fazem mais sentido para você ou te parecem desencaixadas, pode ser o momento de redesenhar.

+ Veja também: livro digital “Marcas Apaixonantes: aprenda como pequenas empresas usam design estrategicamente para alcançar grandes sonhos.”

 

5 – Síndrome do par de vasos

Pode acontecer de, no início da sua empresa, você ter se inspirado bastante em alguém que admira, no seu segmento. Esse é um caminho super comum: você vê o sucesso de outra marca e fica encantado, quer ser aquela pessoa ou empresa. Caso tenha seguido por esse caminho, sua marca pode ser similar demais a de uma empresa que admira. O fato é que essas semelhanças não vão te ajudar em nada a crescer e se destacar. Se sua ficha caiu, você quer muito mais da sua empresa e sente que está parecido demais com algum concorrente, parta pra outra, faça um redesenho.

 

3 razões para não mudar sua identidade visual

Igualmente importantes, são as razões pelas quais você não deve investir em um redesenho de identidade visual. Pare um instante e veja se se identifica com esses pontos.

 

1 – Precisando se apaixonar?

Quando seu caso de amor com sua própria empresa está abalado, você pode tender a colocar essa culpa em fatores externos. Um dos alvos é a sua identidade visual. “Ah, minha identidade não está legal, preciso de mudança, preciso chacoalhar, preciso me apaixonar novamente pelo meu negócio”. Epa, pé no freio. É bem provável que seja o momento de você rever TUDO, não só a identidade. Pare o que está fazendo para repensar seu negócio como um todo antes de redesenhar.

 

2 – E a grama do vizinho?

O seu mercado está cheio de pessoas novas, marcas novas e muitos negócios acontecendo. Bate aquela insegurança: preciso modernizar minha empresa, me reinventar. Bom, se os seus concorrentes estão te estimulando a mudar para ficar igual a eles, temos um problema. Você pode até estar de olho na grama do vizinho, é uma prática saudável… mas, com foco em se manter sempre diferente, valorizando o que você e sua empresa fazem de mais incrível e único. Redesenhar só para ficar parecido com outra empresa é a maior furada.

 

3 – Que tal um projeto?

Você vem cuidando da sua empresa e atendendo quem aparece. Também cria produtos na medida em que vê por aí e nunca parou pra pensar em profundidade sobre o perfil de clientes que quer atender, a diferença que você faz ou gostaria de fazer no mundo ou mesmo o porquê de fazer o que faz. Redesenhar uma marca sem um projeto claro do que é a sua empresa, de quem ela atende e mais será um investimento no vazio. Não invista em um redesenho sem, antes, ter clareza sobre o seu pequeno negócio.

+ Veja também: matéria do Jornal O Globo “O momento de mudar a identidade visual” com nosso depoimento

Reflita, coloque seus pensamentos no papel e lembre-se da importante função que uma identidade visual tem. Conectar pessoas, transmitir sua mensagem 24 horas por dia e agregar mais valor para o que você já faz muito bem. Este artigo te ajudou? Você se viu em alguma dessas situações? Vamos amar saber nos comentários ou por e-mail no oi@carinhas.com.br

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AUTOR

Melina e Raphael

Um casal, muitas ideias! Sócios desde 2008, somos apaixonados por ilustrar pessoas através das Carinhas, desenvolver Marcas Apaixonantes e criar mantras do bem, na Mantly. Cariocas vivendo em Portugal. Curiosos, otimistas e praticantes de dancinhas da felicidade.

Todas as histórias por: Melina e Raphael

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