3 dicas para seguir o sonho de trabalhar com o que ama

1024 492 Melina e Raphael
  • 0

Empreender, trabalhar com o que ama, poder dedicar tempo a algo que acredita e viver com mais significado e propósito. Desde 2008, quando deixamos pra trás nossas carreiras tradicionais como designers e empreendemos com as Carinhas, esses assuntos são cada vez mais falados, discutidos e comentados.

A rotina de trabalhar para alguém 8 (ou 10, ou 12 horas por dia) sem muito entendimento do porquê e do propósito daquele trabalho está sendo cada vez mais discutida.

Que tal mudar sua vida em uma direção diferente? Convidamos você a pensar através dessas três dicas.

 

1) Veja magia no processo 

Você vai ouvir muitas histórias de pessoas que mudaram totalmente de carreira, país ou mesmo sairam pelo mundo para conhecer lugares e pessoas. A primeira impressão é que, um belo dia, elas largaram tudo e se jogaram nessa nova ideia. No caso da viagem, fica bem evidente que, sem planejamento e sem ter amadurecido esse processo, o sonho se tornaria um pesadelo. Já pensou decidir viajar pelo mundo sem nem ter imaginado em uma rota, onde gostaria de ir ou quanto pretende gastar?

Quando a mudança é muito repentina, de um dia pro outro, nem a gente mesmo acredita e bota fé. Nosso processo de mudança levou mais ou menos um ano até nos dedicarmos 100% para as Carinhas e mais um ano para nos mudarmos do Rio para Teresópolis em busca de uma vida com mais qualidade e mais saúde física e mental. E o processo não para nunca, viu? Estamos planejando novos voos e destinos. Veja mais sobre nossa história aqui. Muito importante não confundir o processo de mudança com adiar seus planos de uma vida mais feliz e plena eternamente. No processo tem muita magia, não somente no destino final.

+ Leia mais: mudamos de novo! O casal Carinhas está na terrinha

 

2) Desligue o modo papagaio

Chega logo sexta-feira” ou “hoje vou sair porque preciso viver, não só trabalhar“. Já ouviu isso antes? Para seu processo de mudança ter um ecossistema rico, brotar ideias e fazer crescer uma vida nova, liberte-se das repetições ou desligue o modo papagaio. O professor Cyrino (que recentemente nos ensinou muito, obrigada!) chama essas repetições de “mandatos“. Elas também acontecem sobre você, repetições que vem trazendo por toda vida como “sou tímida demais“, “homem nenhum presta” ou “não se pode confiar em ninguém.

A Paula Abreu passa um conceito parecido chamando essas repetições de “crenças limitantes” e é exatamente isso que elas são. Repara que as coisas que repetimos muitas vezes são recebidas por nós através de outras pessoas (ditas pela mãe, pai ou amigos). Trabalhar é sofrer“, “Gostar do que faz e ganhar dinheiro é impossível… quem nunca ouviu isso e pegou pra si como uma crença limitante? O pior é que também acabamos passando adiante para nossos filhos, amigos e colegas. Mandatos deixam a visão turva comprometendo ver com clareza os seus objetivos. Identifique e combata as repetições que estão atrasando sua vida.
Alguns mandatos “do bem” que acreditamos

 

3) Cuidado com o mar de desculpas

Recentemente fomos impactados pela seguinte frase do Benjamin Franklin: “Pessoas que são boas em arranjar desculpas, raramente são boas em qualquer outra coisa“. Obrigada, professor Roldão. “Não tenho tempo”, “não tenho dinheiro”, “na área que eu gosto/quero/estou é impossível inovar, empreender ou ser feliz”, “daqui a dois anos será o momento certo”… Essas desculpas são um tipo de crença limitante feito sob medida para que você simplesmente não saia da sua zona de conforto.

+ Leia também: 6 livros que vão abalar sua zona de conforto

Elas cuidam muito bem do nosso ego e mantém o ciclo vicioso parecido com o da repetição rolando às vezes por toda a vida. Qual delas você escolheu como impeditivo para realizar seus desejos ou mesmo pra se perguntar “o que eu quero fazer com meu tempo?”. Assine os papéis do divórcio com as desculpas e você vai se ver com toda a responsabilidade sobre sua vida e suas escolhas nas mãos. Não pense que, depois de encontrar uma paixão ou de estar mais dentro do processo de mudança que você gostaria, que vai se ver livre delas. Nada disso, as desculpas são muito insistentes. Não é fácil saber identificar essas ciladas, pratique sempre!

Sementes para você:

Vamos plantar sementes que podem te ajudar a aumentar seu índice pessoal de felicidade.

  • 1) Paula Abreu, Escolha Sua VidaO livro da Paula “Escolha sua vida” é super direto e prático. Tem exercícios, provoca reflexão e vai sacudir suas certezas.
  • 2) Continue CuriosoUm projeto super bacana: vídeos para conhecer histórias de pessoas que mudaram suas vidas. Inspirador.
  • 3) Marie Forleo (em inglês)O assunto empreendedorismo tratado com muito bom humor, dicas preciosas e os vídeos mais divertidos. Somos fãs de carteirinha da Marie. Todos os vídeos da Marie TV devem ser assistidos!

 

Esses links vão gerar outros, que vão gerar mais… Boa leitura! Comente aqui contando quem mais te inspira quando o assunto é uma vida mais feliz e vamos semear!

AUTORES

Melina e Raphael

Um casal, muitas ideias! Sócios desde 2008, somos apaixonados por ilustrar pessoas através das Carinhas, desenvolver Marcas Apaixonantes e criar mantras do bem, na Mantly. Cariocas vivendo em Portugal. Curiosos, otimistas e praticantes de dancinhas da felicidade.

Todos posts por: Melina e Raphael
13 comentários
  • Monica
    Responder

    Amei, estou na luta para viver fazendo aquilo que realmente gosto, não está fácil, mas acredito que irei conseguir, por isso esses textos são tão auxiliadores.

    Obrigada

    MMônica

  • Fernanda
    Responder

    Em um momento muitíssimo delicado da vida, onde as desculpas parecem infinitas e as crenças limitantes se multiplicam como Gremlins, me lembrei de buscar inspiração para quebrar esse ciclo vicioso.
    Tem 2 pessoas que me inspiram muito. São 2 carinhas aí, sabe? (Hehehe…)
    Mel, tenho certeza de que vc já ouviu e leu isso de muita gente, mas saiba que você e Rapha me inspiram demais!!
    Amando essa nova fase Carinhas do blog!

    Beijos!

    • Melina Pettendorfer
      Responder

      Fê, sua linda! Muito obrigada pelas palavras queridas, que bom te ver aqui. Tem algumas coisas que aprendemos e mudam a nossa vida! Nossa maior obrigação é mesmo passar adiante para pessoas queridas e do bem como você. Ver novos caminhos, ter novas ideias e colocar o índice pessoal de felicidade lá em cima é possível e está dentro do nosso total controle! Que bom que gostou do texto, tem tanta coisa ainda pra conversarmos! :D beijo grande do casal!!

  • Creici Brixner
    Responder

    Ótimo post, casal!
    Acompanho as Carinhas há um bom tempo e admiro demais o trabalho de vocês! O blog foi uma das primeiras inspirações que encontrei para uma vida feliz fazendo o que se ama e agora vocês são mais referência ainda para o meu negócio que estou decolando. E por falar em decolar, minha dica master no assunto empreendedorismo criativo é a super Rafaela Cappai com sua Espaçonave (espaconave.org) =)
    Adoro a Marie Forleo também, musa!
    Abraços direto da Porto Alegre.

  • Rafaela
    Responder

    Muito legal as dicas, pessoal! Curto muito o trabalho de vocês! Inspiração pura! E ó, um super obrigada à Creici pela indicação e a vocês por incluírem a Espaçonave aí no post! Bora todo mundo viver fazendo o que ama, que o mundo fica um lugar melhor pra se viver! <3! Super beijo.

    • Melina Pettendorfer
      Responder

      Rafaela, que barato te ver por aqui! Acabei de viajar na sua nave a amei tudo, me inscrevi na news e fiquei com muita vontade de participar do seu curso! Muito muito bacana seu trabalho e vi que você estará conversando com a Paula Abreu amanhã, estaremos ligadíssimos! Muito feliz saber que você curte as Carinhas, obrigada. Isso aí, energia boa circulando, medo devidamente chutado para escanteio (amei sua dica de ir ver Breaking Bad) e #vamoquevamo, né? Beijo grande do casal! :)

  • Creici Brixner
    Responder

    Gente, que lindas vocês! Adorei essa oportunidade de colocá-las em contato =) Duas referências top pra mim assim batendo papo e me mencionando hehe.. é muita alegria! Muito legal o/ Beijos pras duas e segue o baile nessa vida adorável de fazer o que amamos!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado