Branding: e o que a minha pequena empresa tem a ver com isso?

    1024 492 Melina e Raphael

    Tem bastante confusão por aí com relação ao que é Branding. Algumas pessoas acham que Branding é coisa de empresa grande e que as empresas pequenas não tem vez. Tem gente que acha que Branding é a mesma coisa que a marca gráfica ou visual da empresa. Mas, na verdade, o Branding é algo que sua empresa já faz, mesmo que ela nunca tenha ouvido falar dessa palavra. E agora, o que fazer?

    “Branding não é a mesma coisa que a identidade visual. Branding tem a ver com comportamento, com personalidade. E ele vai além da empresa, o trabalho de Branding vai impactar no que as pessoas pensam sobre a sua empresa”.

    Calma que nós vamos te explicar o que é Branding em alguns tópicos bem simples. Primeiro, falando o que não é! Vamos lá!

     

    1 – Branding não é identidade visual

    Já escrevemos um artigo explicando o que é identidade visual. Resumindo, a identidade é o que a gente pode ver através da marca, estampa, cores, cartão de visita e tudo mais. Muita gente confunde achando que se existe uma identidade visual já existe um trabalho de Branding consciente sendo feito. Mas, isso não é verdade. Projetos de Branding focam também na atitude da empresa como uma estratégia. Então, esses projetos entregam para a empresa um guia indicando como ela vai se portar em diversas situações. Sejam elas visuais, quando a identidade visual entra em ação, sejam elas de comportamento. Por exemplo, nas palavras que a empresa vai usar, no tom de voz, nas imagens e por aí vai.

    Muita gente confunde Branding com identidade visual. A identidade são as manifestações visuais da personalidade da empresa. E o Branding vai além, tem a ver com a atitude em todos os sentidos. Imagem: identidade visual para Flora Brasil. Clique para ver o projeto completo.

    + Leia também – Como nasce uma identidade visual: nossa metodologia etapa por etapa

     

    2 – O comportamento revela a alma

    A gente sempre brinca que Branding não é uma obra de ficção. Porque ele não está ligado a algo que sua empresa gostaria de ser. E sim a algo que ela é! Por exemplo, imagine que a sua empresa gostaria de ser super simpática, paciente e descomplicada. Sendo assim, toda a identidade visual é criada pensando nessas características. Mas, na hora do comportamento, as pessoas que atendem na sua empresa são bem objetivas e diretas com os clientes. E, nas redes sociais da sua empresa, a gente só encontra textos mais técnicos com termos e siglas.

    Assim, fica parecendo que sua empresa diz e mostra ser uma coisa mas, na real, é outra. Ou seja, a identidade visual da sua empresa está em desarmonia com o que ela realmente é. Veja bem, não tem o menor problema ser mais amigável ou mais assertiva. O importante é o que sua empresa faz e o que ela mostra estarem em harmonia. Dessa forma, sua comunicação e ação fazem sentido juntas e são mais eficientes. Tem uma frase de Lao Tsé que diz: “A alma não tem segredo que o comportamento não revele”, essa ideia resume bem esse ponto. Ou seja, o visual, a atitude e o que é verdade está na alma dessa empresa. Todos devem estar em harmonia em nome de um trabalho de Branding coerente.

    Na Aimée a cliente é tratada com todo carinho e amor. E isso fica muito claro na identidade e também no dia a dia. Tudo foi pensado nesse sentido: desde o provador da loja (que lembra um closet aconchegante) até os produtos. Clique na imagem para conhecer o projeto de identidade completo.

    Na Aimée a cliente é tratada com todo carinho e amor. E isso fica muito claro na identidade e também no dia a dia. Tudo foi pensado nesse sentido: desde o provador da loja (que lembra um closet aconchegante) até os produtos. Clique na imagem para conhecer o projeto de identidade completo.

     

    3 – O Branding transcende a sua empresa

    Então, não tem jeito, mesmo que você não saiba o que é Branding, sua pequena empresa já se comporta de um jeito específico. Seja nas sua forma de falar, de atender, nas suas campanhas, nos seus produtos, nos seus valores, etc. Então, isso vai fazer efeito justamente fora dela. Porque o comportamento da sua empresa vai fazer efeito lá na cabeça e no coração dos seus clientes.

    Existe até uma definição sem autoria definida que diz que “Branding é o que falam de você quando você não está na sala”. E outra atribuída a Scott Cook que diz que “Uma marca não é mais o que nós dizemos para as pessoas que ela é. Uma marca é o que as pessoas falam umas para as outras”. Ou seja, não basta ter atenção para a identidade visual e também para o comportamento da sua empresa. Sendo assim, é preciso estarmos atentos ao que as pessoas estão percebendo e definindo sobre nossas empresas.

    + Leia também – Livro digital Marcas Apaixonantes: aprenda como pequenas empresas usam o design estrategicamente para alcançar grandes sonhos.

     

    4 – A personalidade influencia tudo

    Deu pra notar que o assunto é bem profundo, né? Na nossa visão, o Branding é a personalidade da empresa atuando e tomando decisões a todo momento, como algo vivo. Porque a gente acredita que ele é a verdade que está naquele empresa, no seu DNA. Então, ao invés de uma “criação” ou de uma “construção”, o Branding é mais um encontro, uma conexão com a própria personalidade da empresa. Ou seja, essa personalidade vai influenciar em todas as atitudes da empresa… desde a forma de atender as pessoas até decidir que produtos lançar ou a aparência da sua marca gráfica. Ficou claro que precisamos falar mais sobre isso, né? Sobre o auto conhecimento empreendedor. Porque só conhecendo sua própria empresa melhor, você terá muito mais consciência de quem ela é e do que tem para oferecer ao mundo.

    Branding tem tudo a ver com a atitude real da empresa. Na nossa websérie Marcas Apaixonantes, contamos casos de empreendedores que colocaram seus sentimentos e pensamentos nos seus negócios. Clique para assistir! Imagem: Karine e Manino, da Pousada Reserva Penedo, durante a gravação.

    Branding tem tudo a ver com a atitude real da empresa. Na nossa websérie Marcas Apaixonantes, contamos casos de empreendedores que colocaram seus sentimentos e pensamentos nos seus negócios. Clique para assistir! Imagem: Karine e Manino, da Pousada Reserva Penedo, durante a gravação.

     

    5 – Precisamos falar sobre Branding

    Criamos uma aula online totalmente gratuita com cerca de 30 minutos e um exercício prático só sobre Branding para pequenas empresas. Focando em empresas de menor porte, como a nossa e provavelmente a sua. Assim, você vai aprender em mais detalhes o que é Branding de uma forma que faça sentido para o seu porte e realidade. E vai descobrir os 5 principais erros que pequenas empresas cometem nesse assunto. Será que você está cometendo algum desses erros na sua vida empreendedora?

    Também vamos falar de marca e gestão. Ou seja, vamos te contar sobre como esses conhecimentos te ajudarão a ter mais vendas e mais segurança para tomar decisões. E, assim, apaixonar muito mais! Mais de 850 pessoas (e contando) já aproveitaram essa aula, que é a introdução do nosso curso online “Minha Empresa Apaixonante de Dentro pra Fora”. Basta clicar nesse link ou na imagem abaixo e preencher com seu nome, e-mail e uma senha. Em seguida, você vai receber um e-mail com link de acesso para o ambiente de alunos. Não se esqueça de dar uma nota para a aula ao final (estamos felizes da vida com a nota 4.9 de 5 até o momento) e nos mandar uma mensagem com sua opinião sobre essa primeira aula gratuita!

    Cadastre-se com seu nome, e-mail e senha e vai receber o acesso a aula gratuita no seu e-mail. Esperamos você!

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    Aproveite a aula e deixe aqui nos comentários: você já sabia o que era Branding? Como está a relação entre a prática na verdade e o que sua empresa transmite na identidade visual? Vamos trocar figurinhas!

    “Branding:

    ESCRITO POR

    Melina e Raphael

    Um casal, muitas ideias! Sócios desde 2008, somos apaixonados por ilustrar pessoas através das Carinhas, desenvolver Marcas Apaixonantes e criar mantras do bem, na Mantly. Cariocas vivendo em Portugal. Curiosos, otimistas e praticantes de dancinhas da felicidade.

    Todos os textos escritos por: Melina e Raphael

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