Branding: o que a minha pequena empresa tem a ver com isso?

Branding: o que a minha pequena empresa tem a ver com isso?

Tem bastante confusão por aí com relação ao que é Branding. Algumas pessoas acham que Branding é coisa de empresa grande e que as empresas pequenas não têm vez. Tem gente que acha que Branding é a mesma coisa que a marca gráfica ou visual. Mas, na verdade, o Branding é algo que sua empresa já faz, mesmo que ela nunca tenha ouvido falar dessa palavra. Como assim?

“Branding não é a mesma coisa que a identidade visual. Branding tem a ver com comportamento, com personalidade. E ele vai além da empresa, o trabalho de Branding vai impactar no que as pessoas pensam sobre a sua empresa”.

Calma que nós vamos te explicar o que é Branding em alguns tópicos bem simples. Primeiro, falando o que não é!

 

1 – Branding não é identidade visual

Já escrevemos um artigo explicando o que é identidade visual. Resumindo: a identidade é o que a gente pode ver através da marca, estampa, cores, cartão de visita e tudo mais. Muita gente confunde achando que se existe uma identidade visual já existe um trabalho de Branding consciente sendo feito. Mas, isso não é verdade. Projetos de Branding focam também na atitude da empresa como uma estratégia. Então, esses projetos entregam para a empresa um guia indicando como ela vai se portar em diversas situações. Sejam elas visuais, quando a identidade visual entra em ação, sejam elas de comportamento. Por exemplo, nas palavras que a empresa vai usar, no tom de voz, nas imagens e por aí vai. O Branding impacta até mesmo no que aquela empresa vai vender hoje e no futuro.

Branding: e o que a minha pequena empresa tem a ver com isso?

Branding: e o que a minha pequena empresa tem a ver com isso?

A identidade são as manifestações visuais da personalidade da empresa e o Branding vai além, tem a ver com a atitude em todos os sentidos. Clique aqui e veja o projeto da Le Petit Chéri completo. Foto: Mariana Werner

+ Leia também – Como nasce uma identidade visual: nossa metodologia etapa por etapa

 

2 – O comportamento revela a alma

A gente sempre brinca que Branding não é uma obra de ficção. Porque ele não está ligado a algo que sua empresa gostaria de ser. E sim a algo que ela é! Por exemplo, imagine que a sua empresa gostaria de ser super simpática, paciente e descomplicada. Sendo assim, toda a identidade visual é criada pensando nessas características. Mas, na hora do comportamento, as pessoas que atendem na sua empresa são bem objetivas e diretas com os clientes. E, nas redes sociais da sua empresa, a gente só encontra textos técnicos com termos e siglas.

Assim, fica parecendo que sua empresa diz e mostra ser uma coisa mas, na real, é outra. Ou seja, consequentemente, a identidade visual da sua empresa também estará em desarmonia com o que ela realmente é. Veja bem, não tem o menor problema ser amigável ou assertiva. O importante é o que sua empresa faz e o que ela mostra estarem em harmonia. Dessa forma, sua comunicação e ação fazem sentido juntas e são mais eficientes. Tem uma frase de Lao Tsé que diz: “A alma não tem segredo que o comportamento não revele”, essa ideia resume bem esse ponto. Ou seja, o visual, a atitude e o que é verdade está na alma dessa empresa. Todos devem estar em harmonia em nome de um trabalho de Branding coerente.

A Botané pensa em cada produto que vende priorizando os ingredientes locais. Clique aqui e veja o projeto da Aimée completo. Foto: Divulgação

3 – O Branding transcende a sua empresa

Então, não tem jeito, mesmo que você não saiba o que é Branding, sua pequena empresa já se comporta de um jeito específico. Seja nas sua forma de falar, de atender, nas suas campanhas, nos seus produtos, nos seus valores, etc. Então, isso vai fazer efeito justamente fora dela. Porque o comportamento da sua empresa vai fazer efeito lá na cabeça e no coração dos seus clientes.

Existe até uma definição sem autoria definida que diz que “Branding é o que falam de você quando você não está na sala”. E outra atribuída a Scott Cook que diz que “Uma marca não é mais o que nós dizemos para as pessoas que ela é. Uma marca é o que as pessoas falam umas para as outras”. Ou seja, não basta ter atenção para a identidade visual e também para o comportamento da sua empresa. Sendo assim, é preciso estarmos atentos ao que as pessoas estão percebendo e definindo sobre nossas empresas.

+ Leia também – Identidade Visual: o que é isso afinal?

 

4 – A personalidade influencia tudo

Deu para notar que o assunto é bem profundo. Na nossa visão, o Branding é a personalidade da empresa atuando e tomando decisões a todo momento, como algo vivo. Porque a gente acredita que ele é a verdade que está naquele empresa, no seu DNA. Então, ao invés de uma “criação” ou de uma “construção”, o Branding é mais um encontro, uma conexão com a própria personalidade da empresa. Ou seja, essa personalidade vai influenciar em todas as atitudes da empresa, desde a forma de atender as pessoas até decidir que produtos lançar ou a aparência da sua marca visual. Ficou claro que precisamos falar mais sobre isso, certo? Sobre o autoconhecimento empreendedor. Porque só conhecendo sua própria empresa melhor, você terá muito mais consciência de quem ela é e do que tem para oferecer ao mundo.

Na webserie Marcas Apaixonantes, empreendedores contam suas histórias.Clique aqui e conheça a história e projeto da Reserva Penedo. Foto: Carol Lá Lach

5 – Está tudo conectado!

Você percebeu que o Branding está em tudo na sua empresa! E que conhecer as características dela profundamente vai fazer toda a diferença para que o universo da sua empresa seja coerente. Ou seja, a atitude combina com a identidade visual, que combina com os lançamentos, que também está em harmonia com as histórias que sua empresa compartilha, os produtos que cria e etc. Percebe como tudo isso tem que fazer sentido junto?

Por isso batemos tanto na tecla que uma identidade visual não pode ser apenas uma marca bonitinha ou moderninha. É necessário ir fundo, conhecer melhor a empresa, fazer um diagnóstico de como ela pensa, sente e se comporta para que aquela marca seja verdadeiramente um reflexo do que a empresa é. Apaixonar as pessoas com verdade e profissionalismo é incrível! Precisa de ajuda para entender melhor o universo particular da sua própria empresa e ver tudo isso refletido em uma Marca Apaixonante? Clique aqui e saiba mais, podemos te ajudar!

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Deixe aqui nos comentários: você já sabia o que era Branding? Como está a relação entre a prática no dia a dia e o que sua empresa transmite na identidade visual? Vamos trocar figurinhas!

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Melina e Raphael

Designers e apaixonados, somos sócios desde 2008. Especialistas em branding, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonante. Vamos criar juntos?

Autoria: Melina e Raphael
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