“Atender online não tem o mesmo calor humano”, “Minha empresa está toda dentro da minha cabeça”, “Quando o cliente liga de madrugada pedindo algo para ontem, eu tenho que atender”. Quem tem pequena empresa criativa está precisando se adaptar para o atendimento online desde a pandemia. Com isso, muitos profissionais se viram diante de novos desafios. Como se organizar para trabalhar online? Consigo transmitir emoção dessa forma? É possível oferecer uma Experiência Apaixonante online? E o celular tocando o dia todo, o que fazer?
Atender online de forma inteligente, organizada e receber clientes que valorizam seus serviços criativos é possível! Para isso, você precisa tomar algumas atitudes chave.
Se você trabalha com serviços criativos como design gráfico, web, marketing, decoração, arquitetura, etc., atender 100% online pode ser uma estratégia que vai garantir a sobrevivência da sua empresa. Por isso, em um mundo onde “fazer reuniões olho no olho com aperto de mão” era a regra para o sucesso, tudo mudou. Acredite: não precisa ser assim, é mais que possível conquistar clientes, e fazer o mesmo efeito no sucesso do seu projeto, de forma 100% online!
Reunimos toda nossa experiência atendendo online, desde 2008, e dividimos em um passo a passo com 4 tópicos:
- Atitude Profissional: como agir para receber os melhores clientes
- Organização: por uma empresa ágil e lucrativa
- Experiência do cliente: anatomia de um serviço criativo e apaixonante
- Problemas e Crises: como lidar quando as coisas dão errado
Conheça o Guia Completo para entregar uma Experiência Apaixonante para o seu cliente, enquanto presta serviços criativos totalmente online!
1 – Atitude Profissional: como agir para receber os melhores clientes
Ser valorizado e ganhar a confiança do cliente começa muito antes de fechar o negócio. Por isso, é preciso revisar sua postura e atitude profissional. Ou seja, analisar a atitude da sua empresa vai fazer toda diferença nesse processo, especialmente em tempos de quarentena. Por que você pode ter acesso aos mais avançados aplicativos e tecnologias, mas nada disso vai te ajudar a trabalhar melhor se você não modificar a sua atitude profissional. Se você pensa que “o cliente tem sempre razão”, se é normal para você ter “clientes que são difíceis”, ficou mais importante do que nunca ter uma atitude profissional clara e segura. Conheça alguns passos por uma atitude mais profissional:
Ao cuidar desses pontos, o resultado é ter muito mais clareza, segurança e profissionalismo antes da chegada do cliente. Assim, terá a tranquilidade que sua empresa precisa para receber os melhores clientes e não cair em furadas. Agora que você já está pensando na sua atitude profissional, chegou a hora de acabar com a bagunça!

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+ Leia também – Atendimento online enxuto: facilite a sua vida e a do seu cliente!
2 – Organização: por uma empresa ágil e lucrativa
Se o dia a dia da sua empresa é um sem fim de tarefas não cumpridas, clientes te cobrando, caixa de e-mail lotada e muita ansiedade: pare tudo! Sinal que você precisa se organizar urgentemente. Primeiro, deixe de lado, de uma vez por todas, a ideia que a pessoa criativa é normalmente bagunceira e se entende na própria confusão. Porquê uma mente criativa floresce e cresce usando sistemas e processos pensados. Lembre-se que organizar sua empresa vai te exigir dedicação em momentos pontuais. Porquê, assim que você implementar sistemas inteligentes, a mágica acontece: tudo funciona quase que automaticamente! Siga alguns passos para acabar com a desorganização:
O resultado dessas ações é organização e economia de tempo: seu e do seu cliente! Você vai conseguir ter uma visão da sua empresa e conseguirá filtrar clientes. Você vai tomar as rédeas do que é sua responsabilidade e o que é papel do cliente em cada etapa do projeto. Por fim, nunca mais vai ficar na mão com um arquivo perdido, porquê vai usar um sistema automático e ilimitado de backup. Com tudo organizado, falta o essencial: cuidar dos detalhes da experiência do cliente durante o projeto!
Por aqui, usamos um sistema de Caixa de Entrada Inteligente e organizamos o Fluxo de Clientes de forma visual e simples. No nosso curso Experiência Apaixonante, ensinamos tela a tela de como fazemos nos nossos bastidores. Clique aqui e saiba mais.
3 – Experiência do Cliente: anatomia de um serviço criativo e apaixonante
Muita gente pensa que, quando o cliente contrata o serviço, acabaram os problemas, afinal, esse era mesmo o objetivo: conquistar clientes! Mas, não é bem assim, quando o projeto começa, a experiência do seu cliente está começando e ela será essencial para o cliente se apaixonar pela sua empresa, ficar satisfeito com o trabalho e recomendar você para outras pessoas. Já conhecemos designers muito competentes e talentosos, que falharam justamente na hora da experiência, frustrando clientes com desorganização, sumiços, sem contrato e prazos furados.
Tem quem diga que nada substitui um aperto de mão. Em tempos de pandemia a gente afirma, mais do que nunca, melhor que o seu aperto de mão, o cliente quer um projeto de qualidade, com resultados, entregue em uma experiência tranquila e segura. Veja alguns passos por uma Experiência Apaixonante.
O resultado de implementar esses sistemas é você livre de dor de cabeça com o projeto porquê vai combinar tudo desde o início com o cliente. Assim como não vai perder tempo com perguntas genéricas e vai conseguir apresentar projetos online e à distância com tanta emoção, ou mais, do que uma reunião presencial. Vai fechar com chave de ouro para apaixonar e conseguir indicações de mais clientes. Mas ainda não acabou: o que fazer quando acontece um problema?
+ Leia também – Como atender online sem sobrecarga: estratégias para você ganhar tempo e eficiência
No Curso Experiência Apaixonante, abrimos nossos bastidores e os sistemas que usamos e aprimoramos, desde 2008. Você poderá ver detalhes e aprofundar cada passo desse post, além de conhecer muitas outras estratégias. Clique aqui e saiba mais.
4 – Problemas e Crises: como lidar quando as coisas dão errado
“Preciso disso pra ontem!”, “Estou sem grana, faz desconto?”, “Não gostei do resultado e não sei explicar porquê”, “Já sei o que quero, faça do meu jeito”, “É algo simples, você faz em 5 minutos”, “Já te mandei e-mail e inbox, porquê não atendeu a minha ligação?”. Quem nunca ouviu pelo menos uma dessas frases? Ninguém está livre de situações que exigem jogo de cintura. Ou seja, mais cedo ou mais tarde sua empresa vai encarar algum abacaxi e não terá para onde fugir. Como fazer para lidar com crises sem cair na cilada que o “cliente tem sempre razão”?
Crises e problemas podem acontecer na sua pequena empresa criativa! Mas, é possível se preparar antes para contorná-los e seguir entregando uma experiência apaixonante com cliente satisfeito no final. Para essas situações, nada como antecipar os problemas e ter respostas na ponta da língua. Só assim você terá a serenidade necessária para lidar com eles. Vamos a alguns passos para encarar problemas sem estresse:
O resultado dessas ações é entender que não é preciso fugir de ciladas, mas é essencial reconhecer armadilhas comuns. Além disso, é preciso também ter um passo a passo infalível para sair de qualquer crise ou problema sem piorar as coisas. De preferência com roteiros pré prontos para problemas chatos se tornarem algo fácil de resolver.
No Curso Experiência Apaixonante, você vai ter acesso a 20 aulas (além das 3 aulas bônus) em formato de texto com estratégias completas, explicações, passo a passo e tutoriais tela a tela, aprofundando os tópicos desse texto, em detalhes. Clique aqui e saiba mais.
Conclusão
Já trabalhamos criando projetos de marca e identidade visual para clientes de diversos segmentos: gastronomia, aplicativos, fotografia, papelaria, moda, saúde e mais. Muitos deles estavam frustrados com outros designers. Mas, as reclamações não necessariamente tinham a ver com o resultado dos trabalhos, e sim com a experiência difícil!

Faça o teste: marcou mais de três alternativas? Pode ser que sua empresa criativa esteja precisando se organizar!
Quando o seu cliente está tendo uma experiência ruim, seja qual for o tipo de projeto criativo que você entrega, você também está estressado. Porque a Experiência tem que ser Apaixonante para os dois lados. Ou seja, tanto para quem cria, sentindo satisfação e realização profissional, quanto para quem é cliente. Por isso, esperamos que esses passos tenham te ajudado. Caso sinta que precisa de mais ajuda, gostaria de ver todos os processos e sistemas que utilizamos por aqui, conheça nosso Curso Experiência Apaixonante. Ou seja, vamos te guiar passo a passo pela nossa metodologia própria de atendimento virtual desde o primeiro contato até o final do projeto de identidade visual.
Atendemos completamente online (não fazemos uma reunião presencial desde 2008) e vamos abrir totalmente nossos bastidores e te mostrar o porquê de cada pergunta que fazemos para nossos clientes e como você pode criar seus questionários digitais e ferramentas de uma forma organizada, dinâmica, automatizada e eficiente.
Estamos aqui para te ajudar tirando dúvidas para que seu negócio criativo vá para um outro nível de profissionalismo e potencial para apaixonar seus clientes e transformá-los em embaixadores da sua marca. Naquele ganha-ganha que você merece: os dois lados satisfeitos e felizes!

Como proporcionar uma Experiência Apaixonante para o seu cliente?
Trabalhe de forma inteligente, organizada e online recebendo clientes que valorizam seus serviços criativos e se tornam embaixadores apaixonados pela sua marca. Conheça o nosso Curso Experiência Apaixonante, matricule-se ou entre na lista de espera da próxima turma!

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