Como escolher as cores para identidade visual da sua pequena empresa

Como escolher as cores para identidade visual da sua pequena empresa

Como escolher as cores para identidade visual da sua pequena empresa

Como escolher as cores para identidade visual da sua pequena empresa

“Azul é minha cor favorita!” Essa afirmação é tão familiar, desde criança a pergunta “qual é sua cor preferida?” acontece com frequência. Depois de tantos anos trabalhando com criação, a gente acha essa pergunta uma maldade. Sim, porque num mundo tão vasto de cores com milhares de possibilidades, como é possível escolher só uma para gostar Na hora de pensar na identidade visual da nossa empresa, a tal “cor favorita” pode até atrapalhar.

“O que deve determinar as cores que vou usar na identidade da minha pequena empresa? Quais parâmetros devo seguir para usar cores de forma consciente por uma Marca Apaixonante?”

Vamos te apresentar alguns pontos essenciais para você não se perder no mundo das cores. A ideia é fortalecer o potencial de comunicação da sua pequena empresa.

 

Estereótipos X Contexto

“O amarelo é uma cor que desperta fome”. “O azul é uma cor que acalma e traz tranquilidade”. Com certeza você já viu por aí diversos estudos e frases absolutas como essas sobre as cores. Sem dúvidas, as cores provocam sensações. Inclusive diferentes culturas encaram cores de formas distintas. O preto, por exemplo, significa luto em algumas culturas. Mas, esse mesmo sentimento é associado a cor roxa ou branca em outras. Nesse caso, a gente está falando sobre a sua pequena empresa. E sua empresa é única nesse mundo e cria um contexto para si própria.

Por isso, o primeiro passo para escolher bem as cores da sua empresa é deixar um pouquinho de lado esses estereótipos sobre cores. A ideia é focar nas sensações que sua empresa quer passar, antes de mais nada. Afinal, uma marca trabalhada em preto e branco como a Crepe Urbano, não passa sensação alguma de luto e sim de moderno, ousado, descolado, etc. Então, em vez de pensar se azul vai ser legal para sua marca porque passa tranquilidade, pense no contexto que sua empresa vai criar para si mesma. Inclusive, vale considerar os novos significados que sua empresa vai dar para as cores, com base no seu próprio universo visual.

A identidade do Crepe Urbano usa a cor preta e não há relação alguma com luto, um estereótipo dessa cor em países como o Brasil. Clique e veja o projeto completo. Foto: Carol La Lach


+ Leia também – Como nasce uma identidade visual: nossa metodologia etapa por etapa

 

Tem um mundo em cada cor

“Já sei a cor que quero para minha pequena empresa: verde!” Já ouvimos bastante esse tipo de frase. Não é coincidência se a cor que a pessoa empreendedora escolheu for a tal da “sua cor favorita”. Acontece que “verde” é um mundo a ser explorado. Ou seja, não devemos ficar fixos naquele verde específico que é nosso favorito. Existem verdes amarelados, azulados, escuros, claros, etc. Aproveite as cores que você gosta ou acha que tem a ver com sua marca para brincar de descobrir seu mundo. E se essa cor fosse mais avermelhada? E azulada? E se eu colocar preto? Deixe o mundo das cores te surpreender e quebrar suas certezas. Lembra quando éramos crianças e ficávamos encantados ao ver o azul se misturar com o amarelo e, lentamente, nos apresentar tons de verde?

 

E a cor do vizinho? É mais verde?

Até agora você já entendeu que precisamos falar dos sentimentos antes para falar das cores depois. E também vimos que aquela sua cor favorita tem um mundo por trás. Nesse caso, estamos falando da sua pequena empresa. Então, precisamos sair um pouco do nosso mundinho e olhar em volta. E as cores do vizinho? Como são? Muitos segmentos se fixam em tons e cores que passam a ser seus representantes. Quem nunca pensou no azul Tiffany quando a ideia é luxo, casamento ou joias? Inclusive esse tom de azul específico é registrado pela Tiffany para o segmento e isso significa que outras empresas de joias não podem usar a mesma cor.

Também associamos aquelas cores pastel bem suaves para o segmento de confeitaria. Pois é, segmentos tem cores características. Mas, é importante se perguntar: sua pequena empresa quer ser mais uma ou quer se destacar e mostrar que é diferente? Não se limite a usar cores comuns do segmento, pois você corre o risco de camuflar sua empresa e ela se misturar com tantas outras. Olhar a cor do vizinho é importante sim, para nos permitir ousar e sair do lugar comum com nossa proposta única!

A Marca Apaixonante para a Zaetê tem cores intensas e aromáticas para fazer referência aos ingredientes naturais da marca. Clique e veja o projeto de naming + marca completo.

+ Leia também: Minha marca está legal? 5 perguntas para avaliar sua marca

 

Por uma paleta em harmonia

Depois de ponderarmos que a cor vive no contexto da sua marca e precisamos expandir nossas possibilidades de cores e significados de cada uma delas, vamos partir para a prática. Como definir uma paleta de cores? Sim, no contexto de uma identidade visual, sua marca vai precisar de uma paleta, ou seja, de mais de uma cor combinando entre si. Mesmo que uma delas seja a cor principal, mais de uma cor vai dar uma versatilidade maior para a identidade. Chegou a hora de conhecer o círculo cromático! No círculo, a gente vai encontrar cores primárias como azul, vermelho e amarelo. A partir de combinações entre elas, surgem as cores secundárias e também as terciárias. Vamos usar o círculo cromático para encontrar combinações e relações bem interessantes.

O círculo cromático ajuda a visualizar algumas combinações e relações bem interessantes entre as cores.

A partir dessas cores e suas relações, a coisa fica mais interessante quando começamos a fazer combinações. São as combinações que vão resultar em paletas mais completas e harmoniosas. Por exemplo, cores que estão em lados opostos no círculo são cores chamadas de complementares. As cores análogas são vizinhas no círculo. Uma paleta monocromática surge quando elegemos uma cor e vamos usar variações da mesma cor. Como um vermelho mais escuro que vai se tornando mais claro, por exemplo. Temos ainda a combinação triádica, que se forma entre três cores simétricas no círculo. Olha quantas combinações possíveis para escolher uma paleta harmônica para sua identidade! Essas são só algumas.

A partir dessas cores e suas relações, fica mais interessante quando começamos a fazer combinações por uma paleta harmoniosa.

Pensa que acabou? Ainda não! Podemos explorar também outras características das cores como o brilho, a saturação, sombra e matiz. Ou ainda, outras características que encontramos no círculo cromático como cores quentes (vermelhos, amarelos e laranjas) e cores frias (azuis, verdes e roxos). Falamos por alto por aqui sobre as cores e algumas combinações possíveis. Não são regras fechadas e sim um mundo de possibilidades para explorar!

A paleta de cores da Maria Carol Mendes foge dos estereótipos da área científica como usar tons muito fluorescentes. Clique aqui para conhecer o projeto completo.

A cor não vive sozinha

Agora que conhecemos o círculo cromático e vimos quantas possibilidades de combinações, cabe um lembrete importante. As cores da sua marca vão funcionar em harmonia com outros elementos como a própria marca gráfica, estampas, ícones, ilustrações, imagens e mais. Então, lembre-se que a paleta de cores não segura a onda de transmitir sensações sozinha, ok? E passar sensações transcende até mesmo o mundo da identidade visual.

Veja bem, você pode ter uma identidade super coerente, uma paleta harmônica e elementos visuais interessantes e bem elaborados. Mas, e se seu produto ou serviço não é o melhor que poderia ser? E se seu atendimento tem zero paciência para os clientes e atende as pessoas de forma seca? Não adianta ter uma paleta amigável, suave e tranquila se sua empresa se comporta de forma energética, ligada no 220 e super assertiva. Suas cores e sua identidade são um suporte para a atitude da sua empresa. E o que as pessoas vão perceber vem desse contexto completo!

Na identidade da Colarinho da Serra, cada sabor de cerveja tem uma cor. Clique e veja o projeto completo!

+ Leia também – Branding: e o que a minha pequena empresa tem a ver com isso?

 

São tantas possibilidades! E agora? Quem poderá me defender?

Diante desse mundo de informações, tudo pode ficar meio confuso! E agora? Quem poderá te defender? O Chapolin Colorado, que tem cor até no nome! Sabia que “colorado” significa vermelho? Então, o Chapolin deve entender mesmo de cores! Brincadeiras à parte, existe uma profissão que não se cansa de estudar cores. Sim, essa profissão é o design, o que fazemos há mais de 15 anos.

O designer pode te salvar entre tantas possibilidades de cores, combinações e escolhas. Essas dicas que demos são um pontapé inicial para você entender um pouco melhor o mundo das cores e conseguir expandir um pouco mais sua visão. Mas, não tema em pedir a ajuda de um profissional que é simplesmente apaixonado por cores. Uma vez que um profissional de design te ajudar a definir suas cores, nossa dica é: abrace sua paleta! Use e abuse das cores que foram determinadas na identidade visual da sua pequena empresa.

Acredite, uma identidade com 3 ou 4 cores que combinam entre si é poderosa e vai ajudar sua marca a apaixonar. Vai levar um tempo e um trabalho constante de comunicação para fixar suas cores e associá-las a sua empresa. Tenha paciência e consistência, não se aventure a incluir novas cores por conta própria. Você pode prejudicar sua comunicação e a percepção da sua marca. Se sentir necessidade de mais cores, bata um papo com seu designer, com certeza essa pessoa vai te dar uma solução sem transformar sua paleta em uma confusão!

Só nessa foto tem cor de diversas maneiras: cores CMYK impressas na mão do Rapha e Pantone na mão da Melina. Tudo isso para passar as cores certas no Guia de Uso da Marca Apaixonante, que está sendo criado na tela do computador. Clique aqui para saber mais sobre nossos projetos.

E você? Como foi ou tem sido escolher as cores para sua pequena empresa? Você já se viu absolutamente perdido em meio a tantas possibilidades? Ou já tinha certeza desde sempre das cores que queria para sua empresa? Conte para nós nos comentários!

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Melina e Raphael

Designers, sócios em Carinhas, estúdio especializado em Branding e Design. Criamos estratégias de marca, Naming e Identidades Visuais, projetos que chamamos carinhosamente de Marcas Apaixonantes.

Autoria: Melina e Raphael
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