Como fazer sua pequena empresa criativa ser mais valorizada

1024 492 Melina e Raphael

Trabalho com criação e não aguento mais: é cliente querendo abaixar o preço, prazo estourado, boletos chegando, levo rasteiras todo dia e mal consigo sobreviver.” Você se sente assim? Entendemos muito bem! Trabalhar na área criativa: seja com design gráfico, design de marcas e identidade visual ou mesmo webdesign, consultoria, ilustração, marketing, arquitetura, decoração, fotografia, animação, etc. pode ser frustrante.

É urgente mostrar nosso valor e fugir de vez do mito do criativo desorganizado que não entende nada de negócios.

Só porquê seu forte é a criação, não significa que você não entende nada de negócios, de tecnologia ou de dar uma experiência incrível para o cliente, enquanto presta seu serviço criativo. Se você sente que sua empresa está sendo desvalorizada, vamos te dar algumas dicas para sair dessa situação.

 

1 – Reveja sua relação com os clientes

É bem difundida a ideia de que “o cliente tem sempre razão”. Por mais que a gente saiba que não é por aí, muitas vezes abraçamos essa ideia no dia a dia. Sendo assim, o cliente pede desconto e nós acatamos. O cliente pede o famoso “pra ontem” e nós nos viramos para não perder aquele trabalho. Nesse ritmo, de que o cliente é quem manda, vamos nos afundando cada vez mais.

Só porquê obedecemos cada pedido, não significa que seremos percebidos com valor, pelo contrário. Os melhores clientes não contratam você apenas pela entrega do serviço ou preço. Te contratam para terem ideias juntos, para resolver problemas, para surpreendê-lo com o que você sabe fazer. Reveja sua relação com seus clientes por uma relacionamento mais equilibrado e veja sua empresa sendo mais valorizada.

Nós não trabalhamos com urgências e temos uma relação de confiança mútua com nossos clientes. Saiba mais sobre nosso trabalho clicando aqui. Foto: Carol Lá Lach

 

2 – Ter regras é bom

Acontece bastante de profissionais criativos resistirem a regras. Parece que ter regras vai engessar a empresa e atrapalhar o processo criativo. Porém, o que acontece é exatamente o oposto. Quando sua empresa cria políticas de preço, prazo, atendimento e mais, você mostra ao seu cliente que já fez isso antes e que está no controle da situação. Essa atitude dá uma sensação de confiança ao cliente, que valoriza sua empresa cada vez mais.

Quando deixamos tudo rolar mais solto, para a criatividade fluir, acabamos mostrando para o cliente pouco profissionalismo. E ficamos, por muito tempo, dentro daquele estereótipo do “amigo que quebra um galho” e não de uma empresa profissional, organizada e segura. Assim, o cliente não vai te valorizar a altura do trabalho que você entrega.

Uma das regras da nossa metodologia é criar nosso próprio Briefing para o cliente responder, o Clareza Empreendedora

+ Leia também – Como nasce uma Identidade Visual: nossa metodologia etapa por etapa

 

3 – Criativo não é a mesma coisa que caótico

Eu me entendo na minha própria bagunça”, quem nunca disse isso? Especialmente aquele criativo que tem a área de trabalho do computador caótica repleta de pastas e arquivos. Fazer o sistema de pastas da sua empresa de qualquer jeito e salvar a famosa sequência de arquivos “final.ai”, “final_finalissmo.ai” e “final_agora_vai.ai” não ajuda sua empresa a ser mais valorizada.

Além disso, você perde tempo para encontrar arquivos importantes e pode deixar seu cliente na mão com aquele HD que queimou sem backup. Organize-se pra ontem! Tenha um sistema para criar pastas e arquivos da sua empresa e faça backups automatizados. Sua criatividade poderá florescer tranquila e seu cliente não só agradece como te valoriza muito mais.

 

4 – Confie na sua jornada

Eu sou assim, esse é meu jeito e pronto”. Cada empresa ou pessoa tem sua própria jornada e personalidade. E isso é muito lindo! Por isso, para honrar sua jornada da forma que você merece, é importante que você esteja sempre avaliando o que aconteceu de bom e de ruim. Para conseguir mudar. Sua empresa não “é” assim, ela “está” assim. E cabe a você criar novas regras e mudar outras regras que não servem mais.

Só observando sua jornada com carinho você poderá parar de repetir os mesmos erros e verá sua empresa ser mais valorizada pelos clientes, para crescer. Observe onde anda se repetindo, quando comete os mesmos equívocos? Que políticas poderia criar para não acontecer de novo? Guarde e compartilhe nossa ilustração que diz “Confie na sua Jornada” para te lembrar desse tópico tão importante! Confie na sua jornada como algo que é uma metamorfose ambulante.

 

5 – Lembre-se que juntos vamos mais longe

Ao confiar na sua própria jornada, você evita repetir os mesmos erros e pode crescer muito mais. Porém, sua jornada é única e pode levar anos até que você melhore alguma estratégia. Sua empresa não precisa acontecer na base da “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Por isso, abra-se para olhar em volta e se inspirar nas empresas que admira. Tenha um grupo de amigos que empreendem, tenha uma pessoa para ser sua mentora.

Aprendemos, depois de muito bater cabeça, que ter um grupo com as mesmas questões e ter pessoas para serem nossas mentoras, economiza anos (ou décadas) de problemas. Você não precisa viver todos os perrengues para parar de passá-los. Cole em gente mais experiente e lembre-se que juntos vamos mais longe. Assim, sua empresa é percebida com valor pelos clientes mais rápido e suas chances de uma vida longa e próspera fazendo o que ama aumentam muito.

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E você? Qual conselho acredita ser o mais importante para ter sua pequena empresa criativa sendo mais valorizada pelos clientes? Tem mais algum conselho que aprendeu com a sua experiência? Divida com a gente e que seu julho seja de confiança no que você faz!

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Autoria

Melina e Raphael

Designers e apaixonados, somos sócios desde 2008. Especialistas em branding, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonante. Vamos criar juntos?

Todas as histórias por: Melina e Raphael
4 comentários
  • Edineuza
    RESPONDER

    Acredito nessa proposta e é isso que faço.
    Gostaria de ter mais frases de motivação para meu público de mulheres Empreendedoras e pessoas frágeis emocionalmente que precisam de forças para sair do buraco.
    Parabéns pela parceria!
    Gratidão
    Edineuza Braz
    Psicóloga Online

  • Alessandra
    RESPONDER

    Eu tenho uma panificadora e trabalho com delivery, porém, desde a chegada da pandemia perdi muitos clientes cativos, que começaram a comprar produtos de pessoas que também trabalham com comidas similares às minhas, mas que, no meu ponto de vista, não são tão saudáveis. Me senti muito desanimada e fui deixando de postar meus quitutes nas redes sociais. Percebi que as pessoas não valorizam qualidade, mas, sim, preço baixo. Realmente, concordo com sua ideia de ter um mentor. Também já pensei em me agregar a outros profissionais de perfil parecido ao meu, mas senti falta de interesse em alguns que procurei , aqui na minha cidade. Gostaria muito de um conselho ou uma ideia que vcs possam me enviar. Gratidão.

    • Melina e Raphael
      RESPONDER

      Alessandra, lamentamos saber que a pandemia impactou negativamente o seu negócio! Sabemos o quanto desanima viver esses momentos, mas lembramos que você pode e deve deixar seus diferenciais evidentes para encontrar as pessoas que valorizam qualidade. Acredite, tem pessoas dispostas a pagar o valor ajustado a certeza que estão consumindo um produto com os melhores ingredientes e preparo. Você deve encontrar a melhor maneira de deixar sua qualidade e como sua empresa se diferencia dos concorrentes o mais claro possível na sua comunicação. Conte com a nossa ajuda com os artigos aqui do blog, faça o teste para saber melhor sobre o seu momento (carinhas.com.br/teste) e estamos sempre no e-mail [email protected] Abraços do casal e te desejamos sucesso!

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