Como fazer sua pequena empresa criativa ser mais valorizada

    1024 492 Melina e Raphael

    Trabalho com criação e não aguento mais: é cliente querendo abaixar o preço, prazo estourado, boletos chegando, levo rasteiras todo dia e mal consigo sobreviver.” Você se sente assim? Entendemos muito bem! Trabalhar na área criativa: seja com design gráfico, design de marcas e identidade visual ou mesmo webdesign, consultoria, ilustração, marketing, arquitetura, decoração, fotografia, animação, etc. pode ser frustrante.

    É urgente mostrar nosso valor e fugir de vez do mito do criativo desorganizado que não entende nada de negócios.

    Só porquê seu forte é a criação, não significa que você não entende nada de negócios, de tecnologia ou de dar uma experiência incrível para o cliente, enquanto presta seu serviço criativo. Se você sente que sua empresa está sendo desvalorizada, vamos te dar algumas dicas para sair dessa situação.

     

    1 – Reveja sua relação com os clientes

    É bem difundida a ideia de que “o cliente tem sempre razão”. Por mais que a gente saiba que não é por aí, muitas vezes abraçamos essa ideia no dia a dia. Sendo assim, o cliente pede desconto e nós acatamos. O cliente pede o famoso “pra ontem” e nós nos viramos para não perder aquele trabalho. Nesse ritmo, de que o cliente é quem manda, vamos nos afundando cada vez mais.

    Só porquê obedecemos cada pedido, não significa que seremos percebidos com valor, pelo contrário. Os melhores clientes não contratam você apenas pela entrega do serviço ou preço. Te contratam para terem ideias juntos, para resolver problemas, para surpreendê-lo com o que você sabe fazer. Reveja sua relação com seus clientes por uma relacionamento mais equilibrado e veja sua empresa sendo mais valorizada.

     

    2 – Ter regras é bom

    Acontece bastante de profissionais criativos resistirem a regras. Parece que ter regras vai engessar a empresa e atrapalhar o processo criativo. Porém, o que acontece é exatamente o oposto. Quando sua empresa cria políticas de preço, prazo, atendimento e mais, você mostra ao seu cliente que já fez isso antes e que está no controle da situação. Essa atitude dá uma sensação de confiança ao cliente, que valoriza sua empresa cada vez mais.

    Quando deixamos tudo rolar mais solto, para a criatividade fluir, acabamos mostrando para o cliente pouco profissionalismo. E ficamos, por muito tempo, dentro daquele estereótipo do “amigo que quebra um galho” e não de uma empresa profissional, organizada e segura. Assim, o cliente não vai te valorizar a altura do trabalho que você entrega.

    Uma das regras da nossa metodologia é criar nosso próprio Briefing para o cliente responder, o Clareza Empreendedora

    + Leia também – Como nasce uma Identidade Visual: nossa metodologia etapa por etapa

    3 – Criativo não é a mesma coisa que caótico

    Eu me entendo na minha própria bagunça”, quem nunca disse isso? Especialmente aquele criativo que tem a área de trabalho do computador caótica repleta de pastas e arquivos. Fazer o sistema de pastas da sua empresa de qualquer jeito e salvar a famosa sequência de arquivos “final.ai”, “final_finalissmo.ai” e “final_agora_vai.ai” não ajuda sua empresa a ser mais valorizada.

    Além disso, você perde tempo para encontrar arquivos importantes e pode deixar seu cliente na mão com aquele HD que queimou sem backup. Organize-se pra ontem! Tenha um sistema para criar pastas e arquivos da sua empresa e faça backups automatizados. Sua criatividade poderá florescer tranquila e seu cliente não só agradece como te valoriza muito mais.

     

    4 – Confie na sua jornada

    Eu sou assim, esse é meu jeito e pronto”. Cada empresa ou pessoa tem sua própria jornada e personalidade. E isso é muito lindo! Por isso, para honrar sua jornada da forma que você merece, é importante que você esteja sempre avaliando o que aconteceu de bom e de ruim. Para conseguir mudar. Sua empresa não “é” assim, ela “está” assim. E cabe a você criar novas regras e mudar outras regras que não servem mais.

    Só observando sua jornada com carinho você poderá parar de repetir os mesmos erros e verá sua empresa ser mais valorizada pelos clientes, para crescer. Observe onde anda se repetindo, quando comete os mesmos equívocos? Que políticas poderia criar para não acontecer de novo? Nesse primeiro de julho, nosso wallpaper dizConfie na sua Jornada” para te lembrar desse tópico tão importante! Confie na sua jornada como algo que é uma metamorfose ambulante. Clique aqui para baixar o wallpaper de celular e aqui pro computador.

     

    5 – Lembre-se que juntos vamos mais longe

    Ao confiar na sua própria jornada, você evita repetir os mesmos erros e pode crescer muito mais. Porém, sua jornada é única e pode levar anos até que você melhore alguma estratégia. Sua empresa não precisa acontecer na base da “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Por isso, abra-se para olhar em volta e se inspirar nas empresas que admira. Tenha um grupo de amigos que empreendem, tenha uma pessoa para ser sua mentora.

    Aprendemos, depois de muito bater cabeça, que ter um grupo com as mesmas questões e ter pessoas para serem nossas mentoras, economiza anos (ou décadas) de problemas. Você não precisa viver todos os perrengues para parar de passá-los. Cole em gente mais experiente e lembre-se que juntos vamos mais longe. Assim, sua empresa é percebida com valor pelos clientes mais rápido e suas chances de uma vida longa e próspera fazendo o que ama aumentam muito.

    ______________________________________

    E você? Qual conselho acredita ser o mais importante para ter sua pequena empresa criativa sendo mais valorizada pelos clientes? Tem mais algum conselho que aprendeu com a sua experiência? Divida com a gente e que seu julho seja de confiança no que você faz!

    COMO PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA APAIXONANTE PARA O SEU CLIENTE?

    Trabalhe de forma inteligente, organizada e online recebendo clientes que valorizam seus serviços criativos e se tornam embaixadores apaixonados pela sua marca. Conheça o nosso Curso Experiência Apaixonante!

    “Como

    “Como

    ESCRITO POR

    Melina e Raphael

    Formados, pós graduados e apaixonados por design gráfico. Cariocas que vieram estudar Branding em Portugal e ficaram. Sócios desde 2008, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonantes. Curiosos, otimistas e praticantes de dancinhas da felicidade!

    Todos os textos escritos por: Melina e Raphael

    Deixe um comentário, vamos amar!

    Não se preocupe, o seu email não será publicado.