Como nasce uma identidade visual? Nossa metodologia etapa por etapa

Como nasce uma identidade visual? Nossa metodologia etapa por etapa

Como nasce uma identidade visual? Nossa metodologia etapa por etapa

Como nasce uma identidade visual? Nossa metodologia etapa por etapa

Já tem mais de 15 anos que a gente trabalha com criação e desenvolvimento de identidades visuais para empresas. A gente se formou e também se pós graduou em Design e Branding. Portanto, trabalhamos com a famosa marca (também conhecida como logo, logotipo, logomarca, etc). Como a nossa área de formação é criativa, sabemos que esse mundo ainda é cercado de muito desconhecimento. Muita gente pensa que projetos criativos têm a ver com ideias que surgem do nada.

Parece que começa o projeto e zás: cai aquele raio criativo na cabeça! Cinco minutos depois, temos um projeto completo pronto. Definitivamente não é por aí! Um projeto criativo é uma troca e precisa de um processo organizado.

Por isso, nossa ideia foi dividir mais detalhadamente como é o passo a passo que faz nascer uma identidade visual para uma Marca Apaixonante. Ou, pelo menos, como é a nossa metodologia. Cada profissional vai encontrar seu modelo de trabalho. Esse é o que usamos por aqui, no momento. Vamos aprimorando e mudando sempre que necessário!

 

Etapa 1 – Informação, muita informação

Todo projeto de identidade visual precisa ser alimentado com informação. Quem passa essa informação para nós é a pessoa empreendedora que nos contratou. E a gente já tem certinho o que precisa saber. Criamos um documento chamado “Clareza Empreendedora”. Através da Clareza, a gente consegue coletar tudo de relevante para essa identidade visual. Coisas como a história da empresa, seus pontos fortes, sua forma de vender, o que ela vende e porquê, fotos dos produtos, das instalações, dos materiais usados na empresa. Precisamos também conhecer melhor o perfil de clientes dessa empresa e quem são seus principais concorrentes… É muita pergunta!

Geralmente, nossos clientes mandam o questionário preenchido e a gente ainda usa uma outra etapa envolvida com informação, que batizamos de “Troca de Ideias”. Adivinha o que acontece nela? Isso mesmo: mais perguntas! Tudo precisa ficar claro pra nós. Inclusive coisas básicas como o nome da empresa. Não dá para começar o processo de desenvolvimento sem essas informações. Reparou que a gente nem começou a ter ideias ainda? Percebeu que não perguntamos gosto pessoal do cliente, cores ou formas que essa pessoa já tenha em mente? Isso acontece pois, nessa etapa, estamos alimentando o mundo onde as ideias vão nascer. E esse alimento é informação! Sem ela, não nasce nada! Então o passo 1 é pegar a maior quantidade de informações possível.

RESULTADO DESSA ETAPA: Nós entendemos o máximo possível daquela empresa. Sabemos seus pontos fortes, sua estratégia futura, conhecemos seu perfil de clientes e muito mais. Agora sim, podemos colocar a mão na massa de fato. Enquanto isso, a pessoa empreendedora que nos contratou já tem um prazo, já sabe quando vai receber nosso retorno.

Informação é o primeiro passo: conseguimos muitas respostas através do questionário que batizamos de “Clareza Empreendedora”

+ Leia também – Naming: como escolher o nome para sua empresa?

 

Etapa 2 – Painel de inspirações

Agora que a gente já sabe tudo que precisa sobre a empresa, é hora de começar a fazer uma espécie de colagem. A gente vai montando um painel de inspirações com tudo que, na nossa opinião, tem a ver com as informações que a gente obteve. Nossa plataforma favorita para criar esse painel é o Pinterest. Esse painel pode ter cores, formas, palavras, sentimentos, sons, vídeos, fotos, desenhos… Essa colagem pode ser feita de fragmentos que a gente encontrou por aí e achou que tinha a ver com aquele projeto. Até mesmo de fotos que tiramos nós mesmos andando pela rua.

Só é possível fazer a colagem porque a gente sabe muitas informações sobre a empresa, ou seja, porque existiu a etapa anterior. Já pensou fazer uma colagem baseada em quase nada. Imagina se a gente só soubesse que a empresa se chama “Revoança” e faz cursos online. Provavelmente iríamos ficar com aquela sensação de “branco”, de “não sei por onde começar”. Mas, na etapa anterior, a gente soube o que a empresa pensa, o que ela sente, porque o que ela faz é diferente e muito mais. Aí sim! Temos os ingredientes que a gente precisa para fazer conexões e nascer esse painel de inspirações. Percebeu que já estamos na segunda etapa e ainda nem pegamos no lápis e no papel para ter ideias? Não temos nada relacionado ao visual definido. Estamos só conceituando, entendendo, nos aprofundando no mundo daquela empresa.

RESULTADO DESSA ETAPA: Com o resultado do painel e de toda essa pesquisa a gente vai escrever o manifesto daquela marca. O manifesto é um texto com tudo que consideramos importante até agora. O que a pessoa empreendedora nos disse, passando pelo que nós consideramos importante no painel. Você pode ver exemplos de manifestos em vários dos nossos projetos aqui.

Na página de projeto da Revoança, você encontra o Manifesto e materiais desenvolvidos para a marca. Clique para ver o projeto de Marca Apaixonante completo.

Etapa 3 – Geração de alternativas

Olha quantas coisas interessantes a gente já tem até agora. Temos um monte de dados fornecidos pelo cliente que foram resumidos em um manifesto em forma de texto. Esse manifesto vai ser lido e relido nessa etapa. Vai virar um mantra, a gente vai pensar em cada palavra do manifesto para fazê-lo nos trazer ideias. Não vamos mostrar o manifesto para o cliente agora porque ainda é possível que ele seja modificado, se a gente sentir necessidade de trocar algumas frases ou palavras. O painel de inspirações continua crescendo, ele vai nos acompanhar nessa terceira etapa também.

Chegou o momento de usar tudo isso que pesquisamos para, finalmente, pegar no lápis e no papel. O objetivo dessa etapa é justamente gerar muitas possibilidades. Dá-lhe formas, cores, conjuntos de cores, tipos de letras. Tudo isso vai ser escrito, desenhado, explorado de várias formas. Vamos usar lápis, caneta, tinta, o que estiver ao alcance para traduzir o manifesto em informação visual. Vamos usar o papel e o lápis para rascunhar. Nessa etapa, nenhuma ideia vai ser descartada, até aquelas formas e cores que a gente considerar malucas, exageradas, nada a ver… todas são bem-vindas. Quanto mais, melhor! Estamos gerando alternativas e o momento é para isso mesmo!

RESULTADO DESSA ETAPA: Temos algumas possibilidades de caminhos que poderemos seguir com essa marca. Ou seja, já temos algumas alternativas para escolher. O nosso cliente segue aguardando porque ele vai receber uma alternativa dessas bem desenvolvida, em uma apresentação completa.

Exemplo de geração de alternativas: muitas possibilidades da letra F sendo desenhadas para um projeto.

+ Leia também – Símbolo: é obrigatório ter um na minha marca?

 

Etapa 4 – Um caminho para seguir

Nós acabamos a etapa anterior com algumas possibilidades de caminhos. Agora, é hora da gente se reunir e decidir qual caminho vamos seguir. Vamos conversar entre nós e ver qual daquelas possibilidades traduz melhor o manifesto. Quais características de cada caminho são mais fortes? Quais são os caminhos que mais diferenciam aquela empresa diante dos seus concorrentes? Por exemplo, para a marca de hambúrgueres Bendita Chama decidimos fazer uma marca com hastes grossas e usamos um tom de laranja forte da chama e um tom de madeira que remete a churrasqueira. Também fizemos ilustrações dos ingredientes de alta qualidade e dos hambúrgueres “em chamas”.

Então, nessa etapa, vamos nos ater a algumas características para desenvolvê-las ainda mais. Afinal, quando pensamos em “hastes grossas” podemos ter muitos resultados. Então, dá-lhe desenvolver mais possibilidades, mas todas dentro de um caminho específico. Nessa hora, vamos começar a colocar os materiais também para serem testados. Ou seja, vamos nos perguntar: “como seria essa marca aplicada ao cartão de visitas?” e “como seria em um brinde?”. Mais uma vez temos muitas possibilidades que vão sendo testadas. Em algum momento, vamos ficar satisfeitos com o resultado tanto da marca e das cores escolhidas como das aplicações nos materiais: papel de carta, cartão de visita, redes sociais e o que mais foi combinado com a gente na contratação. É nessa hora que vamos apresentar todo o resultado para o cliente!

RESULTADO DESSA ETAPA: O resultado é montar tudo isso em uma apresentação. Siiim, chegou a hora de dividir tudo que criamos com nosso cliente. Ou seja, ele vai conhecer as imagens de inspiração, o manifesto, a marca e os materiais onde aplicamos. Tudo isso vai organizado em uma super apresentação!

Marca Apaixonante + Naming criados para a hamburgueria Bendita Chama. Clique aqui e veja o projeto completo.

+ Leia também – Quando investir em uma marca gráfica?

 

Etapa 5 – Nasceu!

Depois que o cliente viu a apresentação, nós recebemos o retorno! O mais comum por aqui é a aprovação completa após essa apresentação. Inclusive muitos clientes comentam o seguinte “eu não poderia imaginar esse resultado e amei!” ou então “ficou muito melhor do que eu poderia imaginar“, ou ainda “eu não gosto dessa cor que vocês colocaram, mas entendi perfeitamente como se encaixou na minha marca e está perfeito, aprovado!“. A gente fica muito feliz porque a aprovação completa significa que a gente entendeu tudo que o cliente quis dizer! Lembra que não pedimos indicações de visuais, cores, imagens ou desenhos para os clientes lá no início, na Etapa de Clareza Empreendedora? Trabalhamos assim pois é comum que o cliente tenha uma visão baseada em seu gosto pessoal e que aquelas cores e desenhos pré-selecionados não necessariamente tenham a ver com a estratégia da marca. É por isso que preferimos focar em informações e deixar as cores e formas dentro da nossa metodologia. Assim, temos a oportunidade de apresentar uma visão bem mais estratégica e conectada a significados para o cliente.

A aprovação que acontece em oito a cada dez projetos e isso significa que a gente conseguiu traduzir na forma de imagens e informação visual, os sentimentos e pensamentos daquela marca. Também pode acontecer do cliente não curtir um ou outro detalhe como alguma cor ou alguma palavra do manifesto. É bem fácil a gente modificar pequenas coisas. Em último caso, existe a possibilidade do cliente não curtir o que viu. Para nossa alegria, isso acontece em raras ocasiões, raríssimas mesmo. Mas o que não falta por aqui é disposição para entendermos onde a gente não compreendeu e voltar atrás nas etapas. Vamos descobrir qual informação passada lá no início não foi bem interpretada por nós e atravessar a metodologia novamente para uma segunda apresentação.

Nosso objetivo final é a satisfação total do nosso cliente. Que essa pessoa sinta o seguinte “essa identidade visual representa muito bem a minha empresa!”. Sendo assim, a gente parte para mão na massa mais uma vez. Agora é hora de cuidar minuciosamente de cada arquivo para que ele fique perfeito na hora de imprimir qualquer material e na hora de publicar na internet também. Enfim, é hora de fazer a marca nascer e viver nesse mundo!

+ Leia também: Não gostei da marca que o designer fez para minha empresa, e agora?

RESULTADO DESSA ETAPA: Surge um “pacotão” de arquivos com todo repertório da marca. E o nosso cliente recebe esse pacote e também um documento com muitas dicas e instruções de uso dos arquivos. Nasce a identidade de uma Marca Apaixonante que, com o trabalho diário dessa pessoa empreendedora apaixonada, vai crescer e bilhar cada vez mais.

O pacotão de arquivos que mandamos permite que sejam feitos muitos impressos e detalhes para a marca. Essa é a marca da Tartiner, clique aqui e veja o projeto de Marca Apaixonante completo.

Um dos resultados da identidade visual é o rótulo das pastinhas Tartiner lindamente fotografados pela Mariana Werner.

Esse foi um resumão do que acontece em cada etapa. Existem muito mais detalhes que a gente precisa cuidar e conhecer. Mas já deu para ter uma noção de como nasce uma identidade visual. Depois de atravessar essas etapas, a gente fica com a sensação de dever cumprido! Parece que o trabalho de ser uma Marca Apaixonante acabou, né? Que nada, ele mal começou! Uma identidade visual adequada e forte tem tudo para apaixonar. Mas, sem o trabalho diário das pessoas empreendedoras, ela não consegue cumprir sua missão.

A mágica acontece quando as atitudes empreendedoras têm tudo a ver com aquela identidade. Quando existe disposição para fazer mais e melhor, ou seja, muita paixão envolvida. Uma identidade visual é um ingrediente fundamental para apaixonar. E uma pessoa apaixonada comandando todas as ações da marca também!

Gostou de saber mais a fundo como funciona o nosso trabalho? Tem alguma dúvida? Estamos por aqui para esclarecer tudo, esperamos sua mensagem no [email protected]

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Melina e Raphael

Designers e apaixonados, somos sócios desde 2008. Especialistas em branding, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonante. Vamos criar juntos?

Autoria: Melina e Raphael
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