Já tem mais de 15 anos que a gente trabalha com criação e desenvolvimento de identidades visuais para empresas. A gente se formou e também se pós graduou em Design e Branding. Portanto, trabalhamos com a famosa marca (também conhecida como logo, logotipo, logomarca, etc). Como a nossa área de formação é criativa, sabemos que esse mundo ainda é cercado de muito desconhecimento. Muita gente pensa que projetos criativos têm a ver com ideias que surgem do nada.
Parece que começa o projeto e zás: cai aquele raio criativo na cabeça! Cinco minutos depois, temos um projeto completo pronto. Definitivamente não é por aí! Um projeto criativo é uma troca e precisa de um processo organizado.
Por isso, nossa ideia foi dividir mais detalhadamente como é o passo a passo que faz nascer uma identidade visual para uma Marca Apaixonante. Ou, pelo menos, como é a nossa metodologia. Cada profissional vai encontrar seu modelo de trabalho. Esse é o que usamos por aqui, no momento. Vamos aprimorando e mudando sempre que necessário!
Etapa 1 – Informação, muita informação
Todo projeto de identidade visual precisa ser alimentado com informação. Quem passa essa informação para nós é a pessoa empreendedora que nos contratou. E a gente já tem certinho o que precisa saber. Criamos um documento chamado “Clareza Empreendedora”. Através da Clareza, a gente consegue coletar tudo de relevante para essa identidade visual. Coisas como a história da empresa, seus pontos fortes, sua forma de vender, o que ela vende e porquê, fotos dos produtos, das instalações, dos materiais usados na empresa. Precisamos também conhecer melhor o perfil de clientes dessa empresa e quem são seus principais concorrentes… É muita pergunta!
Geralmente, nossos clientes mandam o questionário preenchido e a gente ainda usa uma outra etapa envolvida com informação, que batizamos de “Troca de Ideias”. Adivinha o que acontece nela? Isso mesmo: mais perguntas! Tudo precisa ficar claro pra nós. Inclusive coisas básicas como o nome da empresa. Não dá para começar o processo de desenvolvimento sem essas informações. Reparou que a gente nem começou a ter ideias ainda? Percebeu que não perguntamos gosto pessoal do cliente, cores ou formas que essa pessoa já tenha em mente? Isso acontece pois, nessa etapa, estamos alimentando o mundo onde as ideias vão nascer. E esse alimento é informação! Sem ela, não nasce nada! Então o passo 1 é pegar a maior quantidade de informações possível.
Informação é o primeiro passo: conseguimos muitas respostas através do questionário que batizamos de “Clareza Empreendedora”
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Etapa 2 – Painel de inspirações
Agora que a gente já sabe tudo que precisa sobre a empresa, é hora de começar a fazer uma espécie de colagem. A gente vai montando um painel de inspirações com tudo que, na nossa opinião, tem a ver com as informações que a gente obteve. Nossa plataforma favorita para criar esse painel é o Pinterest. Esse painel pode ter cores, formas, palavras, sentimentos, sons, vídeos, fotos, desenhos… Essa colagem pode ser feita de fragmentos que a gente encontrou por aí e achou que tinha a ver com aquele projeto. Até mesmo de fotos que tiramos nós mesmos andando pela rua.
Só é possível fazer a colagem porque a gente sabe muitas informações sobre a empresa, ou seja, porque existiu a etapa anterior. Já pensou fazer uma colagem baseada em quase nada. Imagina se a gente só soubesse que a empresa se chama “Revoança” e faz cursos online. Provavelmente iríamos ficar com aquela sensação de “branco”, de “não sei por onde começar”. Mas, na etapa anterior, a gente soube o que a empresa pensa, o que ela sente, porque o que ela faz é diferente e muito mais. Aí sim! Temos os ingredientes que a gente precisa para fazer conexões e nascer esse painel de inspirações. Percebeu que já estamos na segunda etapa e ainda nem pegamos no lápis e no papel para ter ideias? Não temos nada relacionado ao visual definido. Estamos só conceituando, entendendo, nos aprofundando no mundo daquela empresa.
Na página de projeto da Revoança, você encontra o Manifesto e materiais desenvolvidos para a marca. Clique para ver o projeto de Marca Apaixonante completo.
Etapa 3 – Geração de alternativas
Olha quantas coisas interessantes a gente já tem até agora. Temos um monte de dados fornecidos pelo cliente que foram resumidos em um manifesto em forma de texto. Esse manifesto vai ser lido e relido nessa etapa. Vai virar um mantra, a gente vai pensar em cada palavra do manifesto para fazê-lo nos trazer ideias. Não vamos mostrar o manifesto para o cliente agora porque ainda é possível que ele seja modificado, se a gente sentir necessidade de trocar algumas frases ou palavras. O painel de inspirações continua crescendo, ele vai nos acompanhar nessa terceira etapa também.
Chegou o momento de usar tudo isso que pesquisamos para, finalmente, pegar no lápis e no papel. O objetivo dessa etapa é justamente gerar muitas possibilidades. Dá-lhe formas, cores, conjuntos de cores, tipos de letras. Tudo isso vai ser escrito, desenhado, explorado de várias formas. Vamos usar lápis, caneta, tinta, o que estiver ao alcance para traduzir o manifesto em informação visual. Vamos usar o papel e o lápis para rascunhar. Nessa etapa, nenhuma ideia vai ser descartada, até aquelas formas e cores que a gente considerar malucas, exageradas, nada a ver… todas são bem-vindas. Quanto mais, melhor! Estamos gerando alternativas e o momento é para isso mesmo!
Exemplo de geração de alternativas: muitas possibilidades da letra F sendo desenhadas para um projeto.
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Etapa 4 – Um caminho para seguir
Nós acabamos a etapa anterior com algumas possibilidades de caminhos. Agora, é hora da gente se reunir e decidir qual caminho vamos seguir. Vamos conversar entre nós e ver qual daquelas possibilidades traduz melhor o manifesto. Quais características de cada caminho são mais fortes? Quais são os caminhos que mais diferenciam aquela empresa diante dos seus concorrentes? Por exemplo, para a marca de hambúrgueres Bendita Chama decidimos fazer uma marca com hastes grossas e usamos um tom de laranja forte da chama e um tom de madeira que remete a churrasqueira. Também fizemos ilustrações dos ingredientes de alta qualidade e dos hambúrgueres “em chamas”.
Então, nessa etapa, vamos nos ater a algumas características para desenvolvê-las ainda mais. Afinal, quando pensamos em “hastes grossas” podemos ter muitos resultados. Então, dá-lhe desenvolver mais possibilidades, mas todas dentro de um caminho específico. Nessa hora, vamos começar a colocar os materiais também para serem testados. Ou seja, vamos nos perguntar: “como seria essa marca aplicada ao cartão de visitas?” e “como seria em um brinde?”. Mais uma vez temos muitas possibilidades que vão sendo testadas. Em algum momento, vamos ficar satisfeitos com o resultado tanto da marca e das cores escolhidas como das aplicações nos materiais: papel de carta, cartão de visita, redes sociais e o que mais foi combinado com a gente na contratação. É nessa hora que vamos apresentar todo o resultado para o cliente!
Marca Apaixonante + Naming criados para a hamburgueria Bendita Chama. Clique aqui e veja o projeto completo.
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Etapa 5 – Nasceu!
Depois que o cliente viu a apresentação, nós recebemos o retorno! O mais comum por aqui é a aprovação completa após essa apresentação. Inclusive muitos clientes comentam o seguinte “eu não poderia imaginar esse resultado e amei!” ou então “ficou muito melhor do que eu poderia imaginar“, ou ainda “eu não gosto dessa cor que vocês colocaram, mas entendi perfeitamente como se encaixou na minha marca e está perfeito, aprovado!“. A gente fica muito feliz porque a aprovação completa significa que a gente entendeu tudo que o cliente quis dizer! Lembra que não pedimos indicações de visuais, cores, imagens ou desenhos para os clientes lá no início, na Etapa de Clareza Empreendedora? Trabalhamos assim pois é comum que o cliente tenha uma visão baseada em seu gosto pessoal e que aquelas cores e desenhos pré-selecionados não necessariamente tenham a ver com a estratégia da marca. É por isso que preferimos focar em informações e deixar as cores e formas dentro da nossa metodologia. Assim, temos a oportunidade de apresentar uma visão bem mais estratégica e conectada a significados para o cliente.
A aprovação que acontece em oito a cada dez projetos e isso significa que a gente conseguiu traduzir na forma de imagens e informação visual, os sentimentos e pensamentos daquela marca. Também pode acontecer do cliente não curtir um ou outro detalhe como alguma cor ou alguma palavra do manifesto. É bem fácil a gente modificar pequenas coisas. Em último caso, existe a possibilidade do cliente não curtir o que viu. Para nossa alegria, isso acontece em raras ocasiões, raríssimas mesmo. Mas o que não falta por aqui é disposição para entendermos onde a gente não compreendeu e voltar atrás nas etapas. Vamos descobrir qual informação passada lá no início não foi bem interpretada por nós e atravessar a metodologia novamente para uma segunda apresentação.
Nosso objetivo final é a satisfação total do nosso cliente. Que essa pessoa sinta o seguinte “essa identidade visual representa muito bem a minha empresa!”. Sendo assim, a gente parte para mão na massa mais uma vez. Agora é hora de cuidar minuciosamente de cada arquivo para que ele fique perfeito na hora de imprimir qualquer material e na hora de publicar na internet também. Enfim, é hora de fazer a marca nascer e viver nesse mundo!
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O pacotão de arquivos que mandamos permite que sejam feitos muitos impressos e detalhes para a marca. Essa é a marca da Tartiner, clique aqui e veja o projeto de Marca Apaixonante completo.
Um dos resultados da identidade visual é o rótulo das pastinhas Tartiner lindamente fotografados pela Mariana Werner.
Esse foi um resumão do que acontece em cada etapa. Existem muito mais detalhes que a gente precisa cuidar e conhecer. Mas já deu para ter uma noção de como nasce uma identidade visual. Depois de atravessar essas etapas, a gente fica com a sensação de dever cumprido! Parece que o trabalho de ser uma Marca Apaixonante acabou, né? Que nada, ele mal começou! Uma identidade visual adequada e forte tem tudo para apaixonar. Mas, sem o trabalho diário das pessoas empreendedoras, ela não consegue cumprir sua missão.
A mágica acontece quando as atitudes empreendedoras têm tudo a ver com aquela identidade. Quando existe disposição para fazer mais e melhor, ou seja, muita paixão envolvida. Uma identidade visual é um ingrediente fundamental para apaixonar. E uma pessoa apaixonada comandando todas as ações da marca também!
Gostou de saber mais a fundo como funciona o nosso trabalho? Tem alguma dúvida? Estamos por aqui para esclarecer tudo, esperamos sua mensagem no [email protected]
- Precisa de uma Marca Apaixonante? Vamos criar juntos: carinhas.com.br/marcas
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Obrigado por terem a empatia de compartilhar um conteúdo tão rico como esse!