“A marca não deve ser apenas um desenho bonito”. Já perdemos as contas de quantas vezes repetimos essa máxima. Talvez esse seja o mantra mais importante quando o assunto é apaixonar as pessoas com o que você faz. Essa frase se torna essencial quando se trata de marcas de pequenas empresas. Mas, casal, o que isso significa exatamente? O desenho da marca não pode ser bonito? Assim, a Estratégia de Marca é o que vai fazer a diferença entre uma marca bonita e uma Marca Apaixonante.
“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente”
Walter Lander
Quando dizemos que a marca não deve ser apenas um desenho bonito, estamos querendo dizer que ela não deve ser escolhida com base apenas em “gostar” ou “não gostar”. A mesma coisa vale para o nome da empresa. Então, como a marca e o nome devem ser? Aí está o pulo do gato. Nesse texto, vamos mostrar a metodologia que usamos para criar uma Estratégia de Marca, que servirá de base para criação do nome, da identidade visual e muito mais. Com os objetivos de apaixonar as pessoas e dar vida longa ao seu negócio! Vamos nessa?
Etapa 1 – Clareza Empreendedora
Todo projeto criativo, seja ele de estratégia de marca ou nome, precisa ser alimentado de muitas informações. Nosso questionário de Clareza Empreendedora será o instrumento do primeiro passo para você expressar, nas suas próprias palavras, o que já sabe sobre a sua empresa. Mas, suas palavras não são exatamente o que o seu cliente precisa ouvir, é por isso que os super poderes do Branding vão entrar em ação nas próximas etapas. Por enquanto, vamos te solicitar informações e trocar muitas ideias, fazendo até mesmo mais perguntas.
Nesse momento, não é importante ter informações polidas, elas podem ser técnicas e até mesmo não ter uma ordem específica. É como se as informações viessem “brutas” para nós. A partir desta etapa, a gente começa a colocá-las dentro da metodologia organizada, conforme o Branding, uma das nossas áreas de atuação. Nosso objetivo, na Etapa de Clareza, é entendermos a sua empresa ou projeto empreendedor na maior profundidade possível.
Informação é o primeiro passo sempre: conseguimos muitas respostas através do questionário que batizamos de “Clareza Empreendedora”. Foto: Carol Lá Lach
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Etapa 2 – Definição do Coração da Marca
Agora que você nos deu todas as informações, chegou a hora de apurá-las, organizá-las e transformá-las. Enquanto você já tem um prazo em mãos, estaremos aqui a todo vapor no primeiro ponto da estratégia de fato, o Coração da Marca. É assim que chamamos carinhosamente tudo que acontece da marca para dentro. Esses tópicos importantes precisam estar, além de organizados e definidos, escritos em uma linguagem que os consumidores, parceiros, colegas e outros entendam e se identifiquem. É dessa forma que a proposta da marca vai parar no coração e na cabeça das pessoas.
Repare na seguinte frase “o negócio é um local pensado para alimentação self-service que prepara tudo com ingredientes locais”. Essa frase define uma empresa e é eficiente para constar em um plano de negócios, por exemplo. Mas, para se comunicar com as pessoas, o mesmo negócio pode informar que seu propósito é ser uma “cozinha afetiva onde se compartilha comida de raiz com coração, alma e ousadia.” Quanta diferença! Uma afirmação é técnica e a outra é definida e focada no propósito da empresa, no caso, a Botané. Sendo assim, é emocional e promove identificação.
O deli e cafe Botané tem clareza do que se passa no coração da marca. Veja o projeto completo aqui.
Coração da Marca
Pontos importantes que devem estar na estratégia.
01. Momento Eureka
Descreve a ideia que motivou sua empresa a começar, aquilo que deu o insight inicial.
03. Benefícios Funcionais
São vantagens para o cliente que tocam na parte prática dos seus produtos e serviços.
05. Atributos
A personalidade da marca pode ser medida em atributos que definirão a forma de agir da empresa.
02. Propósito
Fala sobre a maior missão da sua empresa, o porquê dela existir, é uma frase poderosa central.
04. Benefícios Emocionais
Diferente dos funcionais, os benefícios emocionais tocam nas vantagens sentimentais, nas emoções.
06. Plataforma da Marca
A plataforma organiza e consolida todos os pontos do coração da marca como um resumo para rápida consulta.
Etapa 3 – Definição do Mundo da Marca
Depois de cuidar com carinho do Coração da Marca, é hora de ir para o mundo exterior a ela. Afinal, é no mundo lá fora que a marca encontra seus clientes dos sonhos e define o que vai entregar de valor através dos seus produtos, serviços e mais para mudar a vida dessas pessoas. Além disso, nenhuma marca está sozinha no mundo, então é possível fazer uma auditoria nas inspirações e colegas da marca para que ela se diferencie ao máximo. Agora, o mesmo exercício de apuração das informações será feito. Ou seja, tudo que você descreveu sobre a sua empresa será separado, categorizado e “traduzido”. A etapa Mundo da Marca vem para deixar bem claro o que se passa no entorno da empresa e jogar luz sobre o seu posicionamento.
A definição do cliente dos sonhos é, geralmente, confusa. Sendo assim, é frequente ouvirmos que o cliente ideal é “qualquer pessoa que goste do que eu faço”. Mas, é necessário detalhar para apaixonar! Vamos nos aprofundar nas informações para determinar esse perfil com precisão. Além disso, a clareza sobre os concorrentes também é um desafio. Volta e meia pequenas empresas que estão começando consideram multinacionais estabelecidas como seus concorrentes diretos. Dessa forma, desperdiçam recursos e não enxergam quem são os verdadeiros competidores. Por fim, a tarefa, aparentemente simples, de determinar a lista de produtos e serviços que a empresa entrega pode ser um desafio. Muitas pequenas empresas acreditam que devem vender “de tudo um pouco” para conquistar mais pessoas. Quando, na prática, acontece o oposto, uma lista de entregas enxuta e clara é bem mais poderosa para apaixonar.
A Tartiner tem embalagens pensadas para se comunicar com os clientes dos sonhos e se destacar da concorrência. Veja o projeto completo aqui. Foto: Mariana Werner.
Mundo da Marca
Pontos importantes que devem estar na estratégia.
01. Cliente dos Sonhos
Aqui será definida, com a maior riqueza de detalhes possível, quem é a pessoa com quem sua empresa quer se comunicar.
03. Produto Estrela
Além das entregas, é necessário escolher um produto ou serviço com características específicas que será colocado em destaque.
02. Entregas
Uma lista objetiva e coerente de produtos ou serviços. Uma quantidade muito grande de ofertas pode desperdiçar recursos e confundir as pessoas.
04. Mercado
Os colegas e concorrentes precisam passar por uma auditoria visual e de tom de voz para sua empresa de diferenciar ao máximo.
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Etapa 4 – Manifesto da Marca
Por fim, uma das etapas finais é consolidar o resultado de tudo que foi organizado até agora. Então, em um texto coeso com uma narrativa pensada e envolvente, será resumida a combinação do Coração com o Mundo da marca, esse texto é o Manifesto. Ele é um texto poderoso com palavras escolhidas a dedo que tem como objetivo apresentar a marca no seu tom de voz próprio. Essa apresentação tem como objetivo transparecer o DNA da marca para seus clientes dos sonhos, funcionários, parceiros, concorrentes e todas as pessoas envolvidas. Sendo assim, o Manifesto precisa ser único e esclarecer sobre cada ponto estratégico, desde os diferenciais, forças, produtos, serviços e outros enquanto mantém uma “conversa” com quem está lendo. O Manifesto mostra que entende as necessidades do cliente e que a sua empresa é a escolha ideal.
O manifesto é uma estratégia de Branding e pode ser usado completo ou em partes na comunicação. Ele existe para dar uma visão do todo, uma perspectiva e apresentar a alma da marca. Criar Manifestos de Marca é um dos nossos momentos favoritos dos projetos de estratégia. Ele parece uma “fotografia” completa do que a empresa é. Não é raro ver nossos clientes se emocionarem com seus Manifestos dizendo algo como “finalmente consigo enxergar a proposta completa da minha empresa, estou visualizando perfeitamente.” Veja que ironia conseguir visualizar através de palavras. Essa afirmação faz todo o sentido porque o Manifesto vai se tornar o grande norte para a criação do nome e da identidade visual, daqui para frente. Você pode ver diversos exemplos de Manifestos na nossa página de projetos, eles são a base para todas as Marcas Apaixonantes que criamos.
A Le Petit Chéri é uma padaria artesanal que teve sua estratégia e seu Manifesto bem definidos. Saiba mais aqui. Foto: Mariana Werner
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Etapa 5 – Caminho criativo e identidade visual
A partir do Coração de Marca, Mundo da Marca e Manifesto, essa tríade super poderosa do Branding, sua empresa tem tudo que precisa para desenvolver a sua comunicação. Geralmente, os próximos passos são criar o nome e a identidade visual. Esse movimento estratégico teve como objetivo justamente organizar a proposta de valor e traduzi-la para uma linguagem apaixonante. Essa proposta não vai influenciar apenas o nome e a identidade visual como todas as experiências, produtos, serviços e contatos da empresa.
É a partir dessas informações que criaremos caminhos criativos e, depois, vamos escolher um caminho e desenvolver todo o repertório verbal e visual da sua marca. Isso significa que os sentimentos e conceitos determinados pela estratégia estarão presentes na identidade visual da sua empresa. Com tudo isso alinhado e em harmonia, as chances de apaixonar crescem bastante e sua empresa tem muito mais do que um desenho bonito para representá-la.
+ Leia também – Como nasce uma identidade visual? Nossa metodologia etapa por etapa.
E você? Sua empresa tem uma Estratégia de Marca? Você já investiu em uma marca que era apenas um desenho bonito? Conta para nós nos comentários! Gostou de saber mais a fundo como funciona o nosso trabalho? Tem alguma dúvida? Estamos por aqui para esclarecer tudo, esperamos sua mensagem no [email protected]
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