Estratégia de marca: o que é e por que sua empresa precisa de uma

Estratégia de marca: o que é e por que sua empresa precisa de uma

“Minha empresa não precisa de estratégias complicadas”. Quando se trata de pequenos e médios negócios, a palavra “estratégia” muitas vezes soa como um palavrão. Pois ela remete a planos longos e confusos com palavras difíceis. Sendo assim, é comum encontrar empresas com décadas de existência que nunca tiveram uma estratégia de marca organizada.

Estratégia de marca: o que é e por que sua empresa precisa de uma Estratégia de marca: o que é e por que sua empresa precisa de uma

“Estratégia” é uma palavra com origem grega que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

Empresas que têm uma estratégia de marca definida ganham clareza sobre seus negócios. Além disso, são capazes de fazer uma comunicação mais eficiente. Afinal, a estratégia de marca terá uma grande influência em tópicos como o nome, marca e identidade visual, entre outros pontos. Conheça mais sobre esse recurso tão importante neste artigo.

1 – O que é a estratégia de marca

Quando os clientes nos procuram para fazer suas marcas, começamos coletando informações sobre os seus negócios. Esses dados podem estar organizados em um plano de negócios ou não. Em geral, essas informações tratam da operação e da gestão. Por isso, dizem respeito ao modelo daquele negócio, estrutura legal, mercado, recursos humanos, entre outros. Sendo assim, as informações que as empresas já tem focam em delimitar os aspectos necessários para a empresa começar ou crescer. Por isso, os termos utilizados são técnicos e podem até abordar a comunicação, mas de uma maneira formal. Já a estratégia de marca tem a comunicação como foco, ou seja, em como a empresa será percebida pelas pessoas e em como fazer essa conexão emocional com elas. Portanto, a estratégia de marca é uma tradução dos planos daquele negócio para uma linguagem fácil e clara.

“O real poder de uma estratégia de marca está na sua capacidade de traduzir, em uma linguagem próxima e que faça sentido para as pessoas, todo o plano do negócio.”

Lívia Germano

2 – Para que serve uma estratégia de marca?

A estratégia de marca é a tradução dos planos do negócio, mas por que esses planos precisam ser traduzidos? Primeiro, porque as informações básicas sobre a empresa são técnicas. Por isso, alguns de seus pontos não são sequer relevantes para a comunicação. Além disso, outros assuntos devem ser organizados e facilitados para nortear a comunicação tanto verbal quanto visual. Sendo assim, a estratégia de marca vai deixar claros os benefícios que aquele produto ou serviço entrega, o propósito e a promessa da empresa e qual é o produto estrela, por exemplo. Ou seja, aspectos fundamentais para guiar as decisões sobre o nome da empresa, marca e identidade visual e até mesmo as decisões sobre novos produtos, experiências ofertadas ao cliente, campanhas e etc. Assim, se constitui uma plataforma de marca, com toda a estratégia de marca desenvolvida para aquela empresa a partir dos planos daquele negócio.

Opulim cria materiais de decoração para festas infantis com temas singelos. Além disso, ela faz os projetos de como a mesa e entorno devem ser montados para a família visualizar certinho como a festa deve ficar. Dentro do projeto de Marca Apaixonante da empresa está a estratégia da marca. Nela, o propósito da empresa foi definido como “Celebrar a vida das crias com festas ‘uau’” e um dos diferenciais da empresa é “Ter a facilidade de receber um projeto completo com tudo necessário para a festa”Definir esses pontos foi fundamental para criação de uma identidade visual e marca que refletisse a estratégia.

+ Leia também – Quando investir na marca da minha empresa?

A estratégia de marca da Opulim guiou a criação do nome e da Identidade Visual. Veja o projeto completo.

3 – O que a estratégia da marca deve ter

As estratégias de marca não são listas prontas. Sendo assim, a quantidade de tópicos que elas podem cobrir é grande e cada empresa especializada em branding vai escolher caso a caso. Nós entregamos três blocos principais. O primeiro é o coração da marca, com o propósito, benefícios, entregas, atributos e outros. O segundo é o mundo da marca, com o mapa dos concorrentes, perfil de clientes dos sonhos, produto estrela e mais. Por fim, a estratégia ganha um Manifesto de Marca, um texto que expressa tudo que a marca é e acredita. Esses pontos resultam em uma plataforma de marca bastante completa que dá uma ótima base para a comunicação.

A Bangalô Ilhabela está localizada em um terreno de 5.000 m2 com apenas 6 Bangalôs. Essa quantidade permite que todos tenham privacidade, pois entre eles há muita mata nativa com vegetação e passarinhos. Além disso, cada bangalô tem sala, cozinha e banheiros, além dos quartos. Por isso, um dos benefícios emocionais mapeados na estratégia de marca foi “Ter uma casa completa na natureza, se conectar com a sua essência e se sentir em casa”. O projeto de Marca Apaixonante para a Bangalô Ilhabela refletiu essa necessidade, determinando o propósito da empresa como “Proporcionar o sonho de uma imersão de corpo e alma na natureza”.

A Marca Apaixonante Bangalô Ilhabela foi selecionada para a Bienal Brasileira de Design na categoria Identidade & espírito da marca. Veja o projeto completo.

4 – Características de uma estratégia de marca forte

Identificar uma estratégia de marca forte tem a ver com alguns fatores. O primeiro é se certificar que aquela estratégia é verdadeira. Ou seja, ela precisa estar ancorada em um plano de negócios testado e aprovado. Por isso, é importante certificar-se de que o negócio tem clareza sobre sua operação. Outro elemento importante de ser avaliado é o quanto a estratégia de marca é específica e pode ser identificada como daquela empresa. Esse ponto sinaliza que ela não é ampla ou genérica demais. Por último, é desejável que a estratégia de marca seja o mais única possível. Ou seja, que aquelas afirmações organizadas não façam sequer sentido para nenhuma outra empresa. Esses três pontos indicam uma estratégia forte, que vai resultar em uma comunicação poderosa.

Os sócios da empresa Mapa são especialistas em assuntos relacionados a intercâmbio. Quando montaram a agência, no Peru, eles decidiram oferecer consultoria sobre intercâmbios em países específicos. Sendo assim, as ofertas eram para pessoas peruanas interessadas em estudar e trabalhar no Canadá, Austrália, Irlanda e Malta. Fomos contratados para criar a Marca Apaixonante Mapa e começamos pela estratégia da marca. O propósito delimitado foi “Criar um mapa sob medida para seu sonho de viver no exterior”. Esse propósito casou perfeitamente com o plano de negócios.

+ Leia também – Minha marca está legal? Como avaliar o visual da sua empresa

Para iniciar uma jornada fora do país, é preciso ter um mapa completo, a agência de intercâmbio Mapa atende pessoas do Peru. Veja o projeto completo.

5 – Como ter uma estratégia de marca

Os profissionais especializados em Branding, como nós, são as pessoas certas para ajudar a empresa a identificar, selecionar e traduzir os elementos dos planos do negócio para uma estratégia de marca. Esse processo começa com uma entrevista onde as informações relevantes para a empresa serão compartilhadas através de uma coleta de dados com a liderança do negócio.

É interessante certificar-se que a metodologia desses profissionais e as entregas da estratégia façam sentido para a empresa. Portanto, cada detalhe da estratégia de marca apresentada deve ser validado com a realidade da empresa e aprovado ou ajustado. Por fim, o resultado é uma plataforma de marca pronta para orientar a comunicação do negócio.

+ Leia também – Como nasce uma Estratégia de Marca? Nossa metodologia etapa por etapa

6 – Não é uma obra de ficção

É importante reforçar que a estratégia precisa ser de verdade. Em outras palavras, a estratégia deve refletir o que a empresa realmente é, e não o que gostaria ou pensa ser. Assim, é possível tomar decisões acertadas e fazer uma comunicação humana e apaixonante. Ou seja, é como ter uma luz no caminho da comunicação. Por isso, é importante analisar os dados, fazer questionários de satisfação, dinâmicas com a equipe, entre outras ações. Com ajuda de dados concretos, o trajeto fica mais iluminado e a marca tende a ser mais apaixonante.

+ Leia também – Quanto custa uma marca para minha empresa?

7 – Mudanças e influências

É interessante observar como a troca sobre estratégia de marca pode ser tão rica ao ponto de influenciar o próprio plano de negócios. Ou seja, os profissionais que estão cuidando da estratégia podem perceber alguma incoerência ou contradição durante o processo. Afinal, tudo deve estar alinhado: como o negócio opera, a estratégia de marca, a comunicação, o nome da empresa e a identidade visual, por exemplo. Sendo assim, é possível fazer o caminho inverso e avaliar, junto a liderança da empresa, se algo nos planos daquele negócio também precisa de ajustes.

Fomos contratados pela Le Petit Chéri para fazer uma Marca Apaixonante. Começamos analisando as características do negócio com a sócia. Com isso, analisamos as vendas recentes e descobrimos que os produtos mais lucrativos eram os pães artesanais. A empresa já tinha a ideia de focar na área de padaria artesanal, pois os pães eram elogiadíssimos pelos clientes. No entanto, identificamos nas vendas elementos que não combinavam com uma padaria artesanal como refeições completas e produtos industrializados como chicletes. A sócia concordou que essas ofertas, além de não rentáveis, não eram coerentes com a estratégia de marca. Então, esses produtos saíram do plano do negócios e do cardápio da empresa, abrindo espaço para incorporar novas receitas de pães e bolos focados na estratégia de marca. Assim, a Marca Apaixonante da Le Petit Chéri pode ter uma comunicação focada no que ela tem de mais valoroso para oferecer: pães artesanais.

No caso da Le Petit Chéri, a estratégia da marca influenciou o plano de negócios. Foto: Mariana Werner Veja o projeto completo.

Conclusão

estratégia de marca não precisa ser uma ferramenta exclusiva das grandes corporações. Pelo contrário, as pequenas e médias empresas também podem se beneficiar dessa tradução dos seus planos de negócios. Assim, os diversos elementos de uma estratégia de marca variam, mas podem ser o propósito da marca, benefícios, atributos, entre outros. Por isso, ter uma estratégia de marca organizada ajuda a comunicação da empresa a ser coerente e sólida. Porque o nome, a marca e a identidade visual serão criados com nessas bases e, assim, tendem a conquistar conexões emocionais mais verdadeiras com os clientes.

Além disso, a estratégia de marca pode ser útil em diversas outras frentes como orientar a entrada de novos produtos ou serviços, guiar experiências dos clientes, entre outros. Mas ainda, é importante lembrar que a estratégia deve refletir o que a empresa é, de verdade. E também, ela não é escrita em pedra e pode mudar em caso de necessidade, influenciando até mesmo mudanças no plano de negócios. Então, conte com a ajuda de profissionais especializados em Branding para te ajudar com a sua, fale com a gente!

E você? Tem uma plataforma de marca definida para sua pequena empresa? Conta para nós nos comentários!

2400 1350 Melina e Raphael
Compartilhe
8 Comentários
  • Muito grata por estar conhecendo o trabalho e os textos de vocês!!!

  • Uauuu!!!! Muito obrigada pelas orientações. Vou colocar todo o meu sonho no papel e espero, em breve, contactar vcs para desenvolvermos, juntos, esse sonho.
    Abraços,
    Luciana dos Anjos

  • Eu gostei muito da dica, eu tô tentando investir o pouco do dinheiro que tenho, estou sem conseguir trabalhar. E sempre tive vontade de trabalhar pra mim e com roupas,como e pouco o dinheiro tô comendo apenas com blusas femininas e valor único fixo, eu estou com dúvidas do nome da loja porque queria muito o sobrenome da família ‘Batista ‘. Mais especificamente não tenho loja mais aqui agente fala carrinho onde agente pega autorização pra vende no ponto fixo todos os dias no centro, atualmente fiz o Instagram e coloquei o nome ( jocyleila Batista) mais com as dicas de vcs já vi que não fica legal por ser meu nome e difícil.

Vamos amar receber seu comentário

Melina e Raphael

Designers, sócios em Carinhas, estúdio especializado em Branding e Design. Criamos estratégias de marca, Naming e Identidades Visuais, projetos que chamamos carinhosamente de Marcas Apaixonantes.

Autoria: Melina e Raphael
Digite o que procura...
Display Current Year