Como nasce uma Estratégia de Marca? Nossa metodologia etapa por etapa

Como nasce uma Estratégia de Marca? Nossa metodologia etapa por etapa

A marca não deve ser apenas um desenho bonito”. Já perdemos as contas de quantas vezes repetimos essa máxima. Talvez esse seja o mantra mais importante quando o assunto é apaixonar as pessoas com o que você faz. Essa frase se torna essencial quando se trata de marcas de pequenas empresas. Mas, casal, o que isso significa exatamente? O desenho da marca não pode ser bonito? Assim, a Estratégia de Marca é o que vai fazer a diferença entre uma marca bonita e uma Marca Apaixonante.

“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente”

Walter Lander

Quando dizemos que a marca não deve ser apenas um desenho bonito, estamos querendo dizer que ela não deve ser escolhida com base apenas em “gostar” ou “não gostar”. A mesma coisa vale para o nome da empresa. Então, como a marca e o nome devem ser? Aí está o pulo do gato. Nesse texto, vamos mostrar a metodologia que usamos para criar uma Estratégia de Marca, que servirá de base para criação do nome, da identidade visual e muito mais. Com os objetivos de apaixonar as pessoas e dar vida longa ao seu negócio! Vamos nessa?

 

Etapa 1 – Clareza Empreendedora

Todo projeto criativo, seja ele de estratégia de marca ou nome, precisa ser alimentado de muitas informações. Nosso questionário de Clareza Empreendedora será o instrumento do primeiro passo para você expressar, nas suas próprias palavras, o que já sabe sobre a sua empresa. Mas, suas palavras não são exatamente o que o seu cliente precisa ouvir, é por isso que os super poderes do Branding vão entrar em ação nas próximas etapas. Por enquanto, vamos te solicitar informações e trocar muitas ideias, fazendo até mesmo mais perguntas.

Nesse momento, não é importante ter informações polidas, elas podem ser técnicas e até mesmo não ter uma ordem específica. É como se as informações viessem “brutas” para nós. A partir desta etapa, a gente começa a colocá-las dentro da metodologia organizada, conforme o Branding, uma das nossas áreas de atuação. Nosso objetivo, na Etapa de Clareza, é entendermos a sua empresa ou projeto empreendedor na maior profundidade possível.

Como nasce uma Estratégia de Marca? Nossa metodologia etapa por etapa

Como nasce uma Estratégia de Marca? Nossa metodologia etapa por etapa

Informação é o primeiro passo sempre: conseguimos muitas respostas através do questionário que batizamos de “Clareza Empreendedora”. Foto: Carol Lá Lach

+ Leia também – Quanto custa fazer uma marca para minha pequena empresa?

 

Etapa 2 – Definição do Coração da Marca

Agora que você nos deu todas as informações, chegou a hora de apurá-las, organizá-las e transformá-las. Enquanto você já tem um prazo em mãos, estaremos aqui a todo vapor no primeiro ponto da estratégia de fato, o Coração da Marca. É assim que chamamos carinhosamente tudo que acontece da marca para dentro. Esses tópicos importantes precisam estar, além de organizados e definidos, escritos em uma linguagem que os consumidores, parceiros, colegas e outros entendam e se identifiquem. É dessa forma que a proposta da marca vai parar no coração e na cabeça das pessoas.

Repare na seguinte frase “o negócio é um local pensado para alimentação self-service que prepara tudo com ingredientes locais”. Essa frase define uma empresa e é eficiente para constar em um plano de negócios, por exemplo. Mas, para se comunicar com as pessoas, o mesmo negócio pode informar que seu propósito é ser uma “cozinha afetiva onde se compartilha comida de raiz com coração, alma e ousadia.” Quanta diferença! Uma afirmação é técnica e a outra é definida e focada no propósito da empresa, no caso, a Botané. Sendo assim, é emocional e promove identificação.

O deli e cafe Botané tem clareza do que se passa no coração da marca. Veja o projeto completo aqui.

Coração da Marca

Pontos importantes que devem estar na estratégia.

01. Momento Eureka

Descreve a ideia que motivou sua empresa a começar, aquilo que deu o insight inicial.

03. Benefícios Funcionais

São vantagens para o cliente que tocam na parte prática dos seus produtos e serviços.

05. Atributos

A personalidade da marca pode ser medida em atributos que definirão a forma de agir da empresa.

02. Propósito

Fala sobre a maior missão da sua empresa, o porquê dela existir, é uma frase poderosa central.

04. Benefícios Emocionais

Diferente dos funcionais, os benefícios emocionais tocam nas vantagens sentimentais, nas emoções.

06. Plataforma da Marca

A plataforma organiza e consolida todos os pontos do coração da marca como um resumo para rápida consulta.

Etapa 3 – Definição do Mundo da Marca

Depois de cuidar com carinho do Coração da Marca, é hora de ir para o mundo exterior a ela. Afinal, é no mundo lá fora que a marca encontra seus clientes dos sonhos e define o que vai entregar de valor através dos seus produtos, serviços e mais para mudar a vida dessas pessoas. Além disso, nenhuma marca está sozinha no mundo, então é possível fazer uma auditoria nas inspirações e colegas da marca para que ela se diferencie ao máximo. Agora, o mesmo exercício de apuração das informações será feito. Ou seja, tudo que você descreveu sobre a sua empresa será separado, categorizado e “traduzido”. A etapa Mundo da Marca vem para deixar bem claro o que se passa no entorno da empresa e jogar luz sobre o seu posicionamento.

A definição do cliente dos sonhos é, geralmente, confusa. Sendo assim, é frequente ouvirmos que o cliente ideal é “qualquer pessoa que goste do que eu faço”. Mas, é necessário detalhar para apaixonar! Vamos nos aprofundar nas informações para determinar esse perfil com precisão. Além disso, a clareza sobre os concorrentes também é um desafio. Volta e meia pequenas empresas que estão começando consideram multinacionais estabelecidas como seus concorrentes diretos. Dessa forma, desperdiçam recursos e não enxergam quem são os verdadeiros competidores. Por fim, a tarefa, aparentemente simples, de determinar a lista de produtos e serviços que a empresa entrega pode ser um desafio. Muitas pequenas empresas acreditam que devem vender “de tudo um pouco” para conquistar mais pessoas. Quando, na prática, acontece o oposto, uma lista de entregas enxuta e clara é bem mais poderosa para apaixonar.

A Tartiner tem embalagens pensadas para se comunicar com os clientes dos sonhos e se destacar da concorrência. Veja o projeto completo aqui. Foto: Mariana Werner.

Mundo da Marca

Pontos importantes que devem estar na estratégia.

01. Cliente dos Sonhos

Aqui será definida, com a maior riqueza de detalhes possível, quem é a pessoa com quem sua empresa quer se comunicar.

03. Produto Estrela

Além das entregas, é necessário escolher um produto ou serviço com características específicas que será colocado em destaque.

02. Entregas

Uma lista objetiva e coerente de produtos ou serviços. Uma quantidade muito grande de ofertas pode desperdiçar recursos e confundir as pessoas.

04. Mercado

Os colegas e concorrentes precisam passar por uma auditoria visual e de tom de voz para sua empresa de diferenciar ao máximo.

+ Leia também – Não gostei da marca que o designer fez para minha empresa, e agora?

 

Etapa 4 – Manifesto da Marca

Por fim, uma das etapas finais é consolidar o resultado de tudo que foi organizado até agora. Então, em um texto coeso com uma narrativa pensada e envolvente, será resumida a combinação do Coração com o Mundo da marca, esse texto é o Manifesto. Ele é um texto poderoso com palavras escolhidas a dedo que tem como objetivo apresentar a marca no seu tom de voz próprio. Essa apresentação tem como objetivo transparecer o DNA da marca para seus clientes dos sonhos, funcionários, parceiros, concorrentes e todas as pessoas envolvidas. Sendo assim, o Manifesto precisa ser único e esclarecer sobre cada ponto estratégico, desde os diferenciais, forças, produtos, serviços e outros enquanto mantém uma “conversa” com quem está lendo. O Manifesto mostra que entende as necessidades do cliente e que a sua empresa é a escolha ideal.

O manifesto é uma estratégia de Branding e pode ser usado completo ou em partes na comunicação. Ele existe para dar uma visão do todo, uma perspectiva e apresentar a alma da marca. Criar Manifestos de Marca é um dos nossos momentos favoritos dos projetos de estratégia. Ele parece uma “fotografia” completa do que a empresa é. Não é raro ver nossos clientes se emocionarem com seus Manifestos dizendo algo como “finalmente consigo enxergar a proposta completa da minha empresa, estou visualizando perfeitamente.” Veja que ironia conseguir visualizar através de palavras. Essa afirmação faz todo o sentido porque o Manifesto vai se tornar o grande norte para a criação do nome e da identidade visual, daqui para frente. Você pode ver diversos exemplos de Manifestos na nossa página de projetos, eles são a base para todas as Marcas Apaixonantes que criamos.

A Le Petit Chéri é uma padaria artesanal que teve sua estratégia e seu Manifesto bem definidos. Saiba mais aqui. Foto: Mariana Werner

+ Leia também – Naming: criação de nomes para pequenas e médias empresas

 

Etapa 5 – Caminho criativo e identidade visual

A partir do Coração de Marca, Mundo da Marca e Manifesto, essa tríade super poderosa do Branding, sua empresa tem tudo que precisa para desenvolver a sua comunicação. Geralmente, os próximos passos são criar o nome e a identidade visual. Esse movimento estratégico teve como objetivo justamente organizar a proposta de valor e traduzi-la para uma linguagem apaixonante. Essa proposta não vai influenciar apenas o nome e a identidade visual como todas as experiências, produtos, serviços e contatos da empresa.

É a partir dessas informações que criaremos caminhos criativos e, depois, vamos escolher um caminho e desenvolver todo o repertório verbal e visual da sua marca. Isso significa que os sentimentos e conceitos determinados pela estratégia estarão presentes na identidade visual da sua empresa. Com tudo isso alinhado e em harmonia, as chances de apaixonar crescem bastante e sua empresa tem muito mais do que um desenho bonito para representá-la.

+ Leia também – Como nasce uma identidade visual? Nossa metodologia etapa por etapa.

E você? Sua empresa tem uma Estratégia de Marca? Você já investiu em uma marca que era apenas um desenho bonito? Conta para nós nos comentários! Gostou de saber mais a fundo como funciona o nosso trabalho? Tem alguma dúvida? Estamos por aqui para esclarecer tudo, esperamos sua mensagem no [email protected]

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Melina e Raphael

Designers, sócios em Carinhas, estúdio especializado em Branding e Design. Criamos estratégias de marca, Naming e Identidades Visuais, projetos que chamamos carinhosamente de Marcas Apaixonantes.

Autoria: Melina e Raphael
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