Existe muita confusão entre os significados das palavras marca, identidade visual, logomarca, desenho, logo… como isso tudo deve ser usado? O casal aqui tem formação, experiência e paixão por design e vai te ajudar a responder tudo que sempre teve vergonha de perguntar sobre identidade visual! :)
Já escutamos por aí: “Eu tenho uma amiga que desenha super bem, ela fez a minha marca que é um desenho fofo de uma boneca cheia de detalhes, borboletas, uma mesa com objetos, etc. Ficou perfeito e eu adorei!”
A identidade visual é um componente fundamental para qualquer empreendimento pois é através dela que irão ser transmitidos e expressados os valores, estilo e, principalmente, a essência daquele negócio.
Quando vendemos pela internet, por exemplo, o produto não se apresenta nas mãos do cliente para ajudar a carregar esses valores e a identidade visual se torna ainda mais fundamental para expressar tudo isso. Para pensar na identidade visual de uma empresa, alguns conceitos são importantes:
1) Colocando nomes nos bois
Em geral, a marca é composta de um logotipo e um símbolo. Uma marca pode não ter um símbolo (como a da Coca-cola) e assinar apenas o seu nome, quando é assim, ela pode ser chamada de logotipo apenas. Em inglês, a marca é conhecida por “logo”, por conta disso, o termo abrasileirado para “logomarca”.
A marca faz parte do sistema de identidade visual, que é formado por ela e por mais uma série de outros componentes como as cores institucionais, alfabeto institucional, que vão aparecer no material de papelaria, letreiros, uniformes, sinalização, embalagens, etc.

Uma mesma marca pode ser utilizada por completo e, em outros momentos, ter só seu símbolo ou logotipo como assinatura.

A marca é apenas um dos elementos que vão compor a identidade visual. Veja o projeto completo para Nôma clicando na imagem.
+ Leia também: Símbolo: é obrigatório ter um na minha marca gráfica?
2) Defina e posicione sua empresa
Antes de começar a pensar na identidade visual da sua empresa, é preciso que você entenda e defina o seu negócio e isso significa restringir e delimitar sua atividade e seu estilo. Se você gosta de cozinhar, também adora scrap e curte fotografia é interessante escolher um desses caminhos para se especializar e se concentrar. Você pode fazer tudo isso e ser um multi-empreendedor, sem problemas.
Em termos de identidade visual, trabalhe uma marca de cada vez e foque em cada segmento. Assim, sua comunicação será bem direta e clara com seus potenciais clientes. Esse é o momento de fazer um exercício profundo de auto-conhecimento para entender precisamente o ingrediente que vai garantir a sobrevivência da sua empresa: seu diferencial. Passear nos mais diversos estilos e acabar por desenvolver trabalhos “similares” a empresas existentes não vai fazer sua marca ser percebida com valor e profissionalismo, e sim, como uma “genérica” de outra empresa.
+ Leia também: Como nasce uma identidade visual? Conheça nossa metodologia etapa por etapa
3) Marca é diferente de desenho ou ilustração
Diferente de um desenho complexo, uma marca deve ser clara e objetiva e pra isso contar com poucos elementos. Claro que uma ilustração toda detalhada e cheia de fofuras pode ter tudo a ver com a sua essência e pode servir como apoio na sua identidade visual. É muito comum atendermos pessoas que estão começando seus negócios ainda sem conhecer profundamente seus diferenciais. Um desenho funciona muito bem, nesse primeiro momento, para passar uma imagem mais organizada e pra começar a trabalhar identidade sem investir em um sistema completo.
A marca em si deve ir além. É graças à esta objetividade visual (menos elementos e menos cores) que você vai consegui aplicá-la nos mais diversos suportes e, ainda assim, ela vai ser reconhecida e seu trabalho será lembrado. Por aqui, desenvolvemos muitas marcas para pequenos empreendedores apaixonados, tanto que batizamos esse projeto de “Marcas Apaixonantes”. Receba nossa proposta preenchendo este formulário: http://carinhas.de/AtendMarcas
4) Identidade não significa idêntico
É bacana que cada item da sua identidade visual (topo de blog, tags, papelaria, carimbos, uniformes, brindes para os clientes, etc.) tenha uma aplicação diferente, mas mantendo a identidade. Dessa forma sua identidade visual não fica repetitiva e sim esperta e inteligente como seu negócio!
5) Ajuda de um profissional
Esses pontos te ajudam a refletir sobre a sua marca, mas o profissional mais apto para trabalhar a sua identidade visual colocando a mão na massa é o designer. Nós somos formados em design e certamente essa formação contínua com cursos que fazemos sempre foi e é fundamental para criar marcas adequadas e fortes.
Haja bagagem visual, poder de síntese e conhecimentos técnicos para transformar toda a essência e características de uma empresa em uma identidade coerente e adequada para seu negócio. Sabemos que existem muitos profissionais no mercado praticando design e vendendo o trabalho de marca. Por isso, cheque, verifique e veja se outros trabalhos desse profissional tem essas características comentadas acima. Lembrando das suas intenções que são: se diferenciar e se destacar!
6) Fale sem medo e confie no profissional que escolheu
Na hora de conversar com o profissional sobre sua marca e contar pra ele suas intenções, não se atenha na solução visual (ex. quero uma borboleta na marca ou quero um menino com uma pipa) coloque suas energias em palavras para descrever o seu negócio, conte para ele porque você se destaca, qual a sua característica marcante? Porque os clientes devem te contratar e não seu concorrente? Deixe que o profissional traduza essas informações em visual para você.
Depois que sua marca estiver pronta e for entregue a você pelo designer, sua identificação com ela deve ser imediata, parecida com amor à primeira vista. Mas, lembre-se, são seus clientes que precisam perceber e captar os valores que você quis transmitir com a marca. Esteja atento a resposta deles e ouça bastante. O trabalho de marca nunca termina, ela deve estar “viva” e alinhada com os objetivos e valores da empresa sempre. Nem que, para isso, precise ser redesenhada.
E você? Como foi a criação da sua identidade visual? Houve a ajuda de um profissional da área ou você mesmo cuidou dela? Como é o feedback dos clientes? Ainda restam dúvidas sobre esse assunto? Não deixe de comentar aqui neste post ou escreva pra nós no oi@carinhas.com.br
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Fernanda Passos
Na primeira empresa, a Sushi, eu tinha em mente o que queria mas contei com a criatividade de um profissional para desenvolver tudo para mim.
Já na Baths eu decidi que era hora de fazer tudo sozinha. Uma ajudinha aqui e outra ali (sonhei exatamente com o símbolo, a tipografia, tudo!) e fiz o logo da Baths.
Recebi muitos elogios e isso me deixou feliz e confiante de que estava no caminho certo.
E fora a satisfação pessoal de fazer tudo, tudinho que diz respeito ao seu negócio, né?
Acredito que tecnicamente cometa alguns errinhos, mas procuro sempre melhorar e aprimorar meus conhecimentos. Contar com posts como esse ajudam muito! =)
Adorei a conversa de hoje!!
Beijos!