“Eu tenho uma amiga que desenha super bem, ela fez a minha marca que é um desenho fofo de uma boneca cheia de detalhes, borboletas, uma mesa com objetos, etc. Ficou perfeito e eu adorei!” Existe muita confusão entre os significados das palavras marca, identidade visual, logomarca, desenho, logo… como isso tudo deve ser usado? O casal aqui tem formação, experiência e paixão por design e vai te ajudar a responder tudo que sempre teve vergonha de perguntar sobre identidade visual!
A identidade visual é um componente fundamental para qualquer empreendimento pois é através dela que irão ser transmitidos e expressados os valores, estilo e, principalmente, a essência daquele negócio.
Quando vendemos pela internet, por exemplo, o produto não se apresenta nas mãos do cliente para ajudar a carregar esses valores e a identidade visual se torna ainda mais fundamental para expressar tudo isso. Para pensar na identidade visual de uma empresa, alguns conceitos são importantes. Vamos a eles!
1) Colocando nomes nos bois
Em geral, a marca é composta de um logotipo e um símbolo. Uma marca pode não ter um símbolo (como a da Coca-cola) e assinar apenas o seu nome. Quando é assim, ela pode ser chamada de logotipo apenas. Em inglês, a marca é conhecida por “logo”, por conta disso, o termo abrasileirado para “logomarca“.
A marca faz parte do sistema de identidade visual, que é formado por ela e por mais uma série de outros componentes como as cores institucionais e o alfabeto institucional, por exemplo, que vão aparecer no material de papelaria, letreiros, uniformes, sinalização, embalagens, e muito mais.
A marca é apenas um dos elementos que vão compor a identidade visual. Veja o projeto completo de Marca Apaixonante para Nôma.
2) Defina e posicione sua empresa
Antes de começar a pensar na identidade visual da sua empresa, é preciso que você entenda e defina o seu negócio e isso significa restringir e delimitar sua atividade e seu estilo. Se você gosta de cozinhar, também adora scrap e curte fotografia é interessante escolher um desses caminhos para se especializar e se concentrar. Você pode fazer tudo isso e ser um multi-empreendedor, sem problemas.
Em termos de identidade visual, trabalhe uma marca de cada vez e foque em cada segmento. Assim, sua comunicação será bem direta e clara com seus potenciais clientes. Esse é o momento de fazer um exercício profundo de clareza para entender precisamente os ingredientes que vão garantir a sobrevivência da sua empresa: seus diferenciais. Passear nos mais diversos estilos e acabar com uma imagem similar a de outras empresas não vai fazer sua marca ser percebida com valor e profissionalismo, e sim, como uma “genérica” sem personalidade.
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3) Marca é diferente de desenho ou ilustração
Diferente de um desenho complexo, uma marca deve ser clara e objetiva e pra isso contar com poucos elementos. Claro que uma ilustração toda detalhada e cheia de fofuras pode ter tudo a ver com a sua essência e pode servir como apoio na sua identidade visual. É muito comum atendermos pessoas que estão começando seus negócios ainda sem conhecer profundamente seus diferenciais. Um desenho funciona muito bem, nesse primeiro momento, para passar uma imagem mais organizada e pra começar a trabalhar identidade sem investir em um sistema completo.
Mas a marca em si deve ir além. É graças à esta objetividade visual (menos elementos e menos cores) que você vai consegui aplicá-la nos mais diversos suportes e, ainda assim, ela vai ser reconhecida e seu trabalho será lembrado. Por aqui, desenvolvemos muitas marcas para pequenos empreendedores apaixonados, e batizamos esse tipo de projeto de “Marcas Apaixonantes”.
4) Identidade não significa idêntico
Esse é um erro comum na vida das pequenas empresas. As pessoas contratam um projeto de identidade visual e recebem apenas alguns arquivos com a marca. Dessa forma, tudo fica igual e repetitivo, sempre a mesma imagem nas aplicações. Em pouco tempo, a pessoa empreendedora tem a sensação que a marca é entediante e não está adequada. Mas, o problema é que falta repertório, ou seja, faltam outros elementos. Só repetir a marca em todo lugar não é um bom trabalho de identidade visual. É bacana que cada item da sua identidade visual (cartão de visitas, tags, papelaria, carimbos, uniformes, brindes para os clientes, etc.) tenha uma aplicação diferente com elementos diversos, mas mantendo a mesma identidade. Dessa forma sua identidade visual não fica repetitiva e sim esperta e inteligente como seu negócio!
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5) Ajuda de um profissional
Esses pontos te ajudam a refletir sobre a sua marca, mas o profissional mais apto para trabalhar a sua identidade visual colocando a mão na massa é o designer. Nós somos formados em design e certamente essa formação contínua com cursos que fazemos sempre foi e é fundamental para criar marcas adequadas e fortes.
Haja bagagem visual, poder de síntese e conhecimentos técnicos para transformar toda a essência e características de uma empresa em uma identidade coerente e adequada para seu negócio. Sabemos que existem muitos profissionais no mercado praticando design e vendendo o trabalho de marca. Por isso, cheque, verifique e veja se outros trabalhos desse profissional tem essas características comentadas acima. Lembrando das suas intenções que são: se diferenciar e se destacar!
+ Leia também – Faça você mesmo a marca da sua pequena empresa: sim ou não?
6) Fale sem medo e confie no profissional que escolheu
Na hora de conversar com o profissional sobre sua marca e contar pra ele suas intenções, não se atenha na solução visual (exemplo: quero uma borboleta na marca ou quero um menino com uma pipa) coloque suas energias em palavras para descrever o seu negócio, conte para essa pessoa porque você se destaca, qual a sua característica marcante? Porque os clientes devem te contratar e não seu concorrente? Deixe que o profissional traduza essas informações em visual para você.
Depois que sua marca estiver pronta e for entregue a você pelo designer, sua identificação com ela deve acontecer sim. Mas, lembre-se, são seus clientes que precisam perceber e captar os valores que você quis transmitir com a marca. Atenção a resposta deles, ouça bastante. O trabalho de marca nunca termina, ela deve estar “viva” e alinhada com os objetivos e valores da empresa sempre. Nem que, para isso, precise ser redesenhada!
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E você? Como foi a criação da sua identidade visual? Houve a ajuda de um profissional da área ou você mesmo cuidou dela? Como é o feedback dos clientes? Ainda restam dúvidas sobre esse assunto? Não deixe de comentar aqui neste post ou escreva pra nós no [email protected]
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Na primeira empresa, a Sushi, eu tinha em mente o que queria mas contei com a criatividade de um profissional para desenvolver tudo para mim.
Já na Baths eu decidi que era hora de fazer tudo sozinha. Uma ajudinha aqui e outra ali (sonhei exatamente com o símbolo, a tipografia, tudo!) e fiz o logo da Baths.
Recebi muitos elogios e isso me deixou feliz e confiante de que estava no caminho certo.
E fora a satisfação pessoal de fazer tudo, tudinho que diz respeito ao seu negócio, né?
Acredito que tecnicamente cometa alguns errinhos, mas procuro sempre melhorar e aprimorar meus conhecimentos. Contar com posts como esse ajudam muito! =)
Adorei a conversa de hoje!!
Beijos!