Instagram: como usar na comunicação da sua pequena empresa

1024 492 Melina e Raphael

O Instagram começou em 2010 como um aplicativo e rede social focado em fotos. A ideia era rolar a timeline e ver uma foto mais linda do que a outra em ordem cronológica: simples e direto ao ponto. Com o tempo, a rede começou mudar e receber também outros conteúdos como stories, vídeos, infográficos e até mesmo fazer transmissões ao vivo. Até 2020, o Instagram já havia conquistado 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Como usar o Instagram como ferramenta à favor da minha pequena empresa?

Antes de mais nada, tenha certeza que estar no Instagram é uma estratégia válida para sua pequena empresa. Uma Marca Apaixonante cuida das suas redes de maneira estratégica. Não é obrigatório nem desejável que sua empresa esteja em todas as redes sociais.

Use o Instagram, teste, veja as estatísticas e descubra: usar o Instagram tem mesmo a ver com sua empresa? Se sim, venha nesse passo a passo para você começar. São algumas dicas tanto como especialistas em identidade visual, como com a nossa própria experiência de estar no Instagram, desde 2011.

 

Primeiros passos: por onde começar

Se você está começando agora, entre no Instagram usando sua conta do Facebook. Dessa forma, vai aparecer como um aviso para todos os seus amigos que você entrou no Instagram com o nome de usuário da sua empresa. Uma boa ideia para começar com pé direito. Sim, porque a nossa rede de pessoas mais próximas: amigos, parentes, colegas de profissão, são aquelas pessoas com mais potencial de se apaixonarem pelo seu projeto empreendedor e passarem sua mensagem adiante.

Essas pessoas são um monte de porta vozes que gostam de você e estão prontos para espalhar a novidade. Então, não esconda sua empresa por medo de críticas e não utilize um perfil privado e fechado. Sua primeira foto pode ser você com seu produto ou no seu ambiente de trabalho ou mesmos sua marca. E o texto pode contar um pouco sobre você, sobre o seu projeto empreendedor e como ele está sendo lançado para ajudar as pessoas e, claro, mudar o mundo.

A Chuínga usa imagens super coloridas no Instagram, dentro da sua identidade visual. Clique aqui para ver o projeto de Marca Apaixonante para a Chuínga.

 

Imagem de perfil, resumo e link: como preencher

Caso você já tenha uma identidade visual, use sua marca na imagem de perfil. Você também pode usar uma foto sua no contexto da sua empresa. A dica, se for usar foto, é que ela esteja bem nítida e com boa qualidade onde você esteja fazendo contato visual (ou seja, não esteja de costas ou tampando os olhos) e sua expressão seja sorridente e amigável. Se essa foto puder ser feita por uma pessoa profissional, perfeito!

Seu resumo ou “bio” deve indicar para seus seguidores o que a pessoa pode esperar do seu perfil. Nos nossos projetos de Marca Apaixonante, sempre criamos um texto chamado Manifesto de Marca. Esse texto contém trechos e palavras chave que são perfeitos para aparecer na bio. O Instagram não lê links dentro das postagens, somente as hashtags são clicáveis, no texto. Então, o link da bio é o espaço que você tem para colocar seu site, um grupo de links condensado em apenas um ou outra rede onde esteja presente com sua pequena empresa, como Facebook.

+ Leia também – Como nasce uma identidade visual: nossa metodologia passo a passo

 

O que postar no Instagram da minha pequena empresa?

Para ter uma presença profissional no Instagram, sua pequena empresa precisa ter uma identidade visual organizada. Ou seja, é necessário ter um repertório onde já foram decididas a marca, paleta de cores, fontes e mais. Por isso, é super importante que as imagens postadas sejam coerentes e harmônicas entre si, respeitando essa identidade. Já no caso de fotos, se aplica o mesmo raciocínio: que elas tenham uma luz parecida, cores harmoniosas entre si e que se relacionem com a identidade visual da empresa. Na hora de postar mensagens, siga sempre a paleta de cores, grafismos e mais da sua identidade visual. Considere contratar um profissional de fotografia para criar um banco de imagens próprio para sua pequena empresa, caso sinta necessidade.

Nos nossos projetos de Marca Apaixonante sempre enviamos um “kit virtual” com imagens prontas dentro da sua estratégia e também imagens “neutras”, para que a pessoa empreendedora tenha liberdade de postar o que quiser. Na hora de decidir quais conteúdo postar, lembre-se da estratégia da sua pequena empresa: que tipo de pessoa ela ajuda? De que forma? Fazendo o que? Que dicas você poderia dar para seu perfil de cliente dos sonhos? Você também pode contar sobre algum projeto ou produto que está fazendo, mostrar bastidores da sua empresa e fazer perguntas.

No Kit Virtual da Matulim tem diversos fundos usando a marca, cores e estampas por versatilidade e harmonia. Clique aqui e veja o projeto de Marca Apaixonante completo para a Matulim.

+ Conheça também – Ferramenta Clareza Empreendedora: como descobrir seus diferenciais, clientes dos sonhos e muito mais.

 

Qual é a quantidade de texto ideal em posts do Instagram?

Como o Instagram é uma rede social focada em imagens, há quem diga que o texto que acompanha as fotos tem que ser enxuto e curtinho. Não necessariamente! O tamanho do texto tem que ser adequado ao post. Pode ser que a imagem tenha algum texto, que precisa ser melhor desenvolvido na legenda. Ou pode ser que a imagem seja uma sequência de textos que podem ser copiados ou resumidos na legenda. Não se preocupe com regras de textos curtos ou longos, faça o texto suficiente para o objetivo do seu post.

 

Que hora do dia devo postar, que dia da semana e com qual frequência?

Você vai ver por aí todo tipo de estatística: poste domingo de manhã, evite segunda-feira e etc. Mas, a realidade é: você precisa aprender o que está ou não funcionando para o seu público. Essas estatísticas consideram todas as contas e não a sua. Comprometa-se em descobrir os hábitos e preferências dos seus seguidores.

Para isso, use o perfil comercial para sua pequena empresa. Assim, verá algumas estatísticas básicas personalizadas. Caso queira informações mais detalhadas, existem opções como o Iconosquare, um aplicativo mais completo. Você vai descobrir qual horário de posts você tem mais curtidas, qual dia da semana, e outros dados bem interessantes. Após algum tempo de conta, você já vai conseguir reunir dados para encontrar boas práticas específicas para sua pequena empresa.

Você deve postar com a frequência que for possível para sua empresa. Se esforce para fazer posts que podem ser lidos e serão úteis a qualquer momento. Dessa forma, sempre que alguém entrar no seu perfil, vai se beneficiar do seu conteúdo. É claro que é bacana ter um ritmo que as pessoas possam esperar pelas suas postagens. Mas, sabemos como, especialmente em pequenas empresas, pode ser complicado encontrar tempo com frequência.

A Ninho de Brigadeiro tem cores deliciosas e imagens super fofas para postar no Instagram. Clique e veja o projeto de Marca Apaixonante para a Ninho de Brigadeiro.

Essas são algumas dicas para sua pequena empresa dar os primeiros passos e usar Instagram à seu favor. Mas, lembre-se, não apoie sua comunicação completamente em nenhuma rede social. Porque, como a gente vê nas mudanças de regras constantes, elas podem te deixar na mão.

Use o Instagram como mais uma das suas estratégias e equilibre seus esforços em locais onde você tem mais controle: como seu site e sua lista de e-mails, por exemplo. Tem mais dicas legais de boas práticas? Somos todo ouvidos, esperamos seu comentário. Gostou desse post? Vamos amar saber também!

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Instagram: Guia Completo para pequenas empresas - carinhas.com.br

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Autoria

Melina e Raphael

Designers e apaixonados, somos sócios desde 2008. Especialistas em branding, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonante. Vamos criar juntos?

Todas as histórias por: Melina e Raphael
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