“Já tive mil ideias, quebrei a cabeça e não consigo encontrar o nome perfeito para minha empresa”. Decidir sobre o nome da nossa empresa é uma tarefa complicada! Existe uma área do conhecimento chamada Naming, como já comentamos nesse outro artigo. Ainda assim, é comum as pessoas darem mil voltas e acabarem escolhendo palavras que já conhecem ou mesmo pedir socorro para amigos e parentes.
O nome da empresa não deve ser só criativo e interessante, ele ainda precisa ser registrável e garantir exclusividade de uso.
Afinal, como escolher um nome que vai realmente destacar sua empresa? E como saber se, a qualquer momento, não vai aparecer alguém dizendo que você não pode mais usar aquele nome? É preciso conhecer alguns conceitos e ter uma estratégia antes de decidir!
1 – Conceito de “marca fraca”
O maior conselho quando o papo é marca se resume em uma palavra: diferenciação! Ou seja, destaque sua empresa na multidão. É por isso que é tão importante fugir do conceito de “marca fraca”. Porque uma marca fraca é justamente aquela que não consegue exclusividade. Ou seja, ela não é registrável no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) por não ser diferente o suficiente. Mas, o que caracteriza um nome de marca fraco? É aquele nome que é genérico demais, descritivo demais ou usado muito comumente para falar sobre aquele produto ou serviço.
O advogado especialista em registro de marcas, Moysés de Carvalho, dá alguns exemplos como usar “Bom Pneu“, para loja de pneu, “Projeta” para um escritório de arquitetura, “Japan House” para restaurante de comida japonesa ou “Dry” para fraldas. Esses são todos exemplos de marcas fracas que não podem ser registradas. Você encontra mais detalhes nesse artigo escrito pelo Moysés. Ou seja, evite ao máximo nomes descritivos, eles provavelmente serão “marcas fracas”.
+ Leia também – Registro no INPI: como proteger sua marca
2 – Conceito de “palavra mágica”
Ao contrário da “marca fraca”, a “palavra mágica” tem mais chances de ser distintiva o suficiente por ser única. Em geral, a “palavra mágica” é a soma de uma ou mais palavras criando uma palavra nova, um neologismo. Por exemplo, a união da palavra árabe “Antizae“, com o “eté“, do tupi guarani antigo, fez nascer o nome “Zaetê“. Essa palavra nova pode nascer até mesmo de uma palavra completamente inventada. Marcas como “Kodak” e “Häagen-Dazs” foram inventadas.
Usar palavras mágicas tem duas vantagens importantes. A primeira é que sua empresa terá um nome único e, assim, aumenta suas chances de se destacar. E a segunda é que a registrabilidade da sua marca no INPI será muito facilitada! Mesmo assim, lembre-se: antes de decidir e bater o martelo sobre o nome da sua pequena empresa, consulte um advogado especializado para garantir que aquele nome é registrável no INPI.
O nome Zaetê teve origem na palavra árabe “Aintizae”, combinada com “eté”, do tupi guarani antigo, criando um neologismo que significa “extrato verdadeiro”. Clique para ver o projeto de Naming + Marca Apaixonante.
+ Leia também – Naming: 4 etapas na hora de escolher o nome ideal para sua empresa
3 – Conceito de Tagline
“Casal, vocês acabaram de falar que um bom caminho é usar uma “palavra mágica”. Mas, se eu nomear meu negócio com uma palavra nova, como as pessoas vão saber do que se trata?” Ahá, aí entra a parceira infalível do nome, a tagline. Trata-se daquela frase ou palavra que vem colada ao nome e ajuda no entendimento do que aquela empresa faz. Ou seja, se você vê o nome “Fatéri“, não dá para saber logo de cara do que se trata. Porém, com a tagline “vida sem glúten” você entende um pouco melhor sobre a proposta daquela empresa.
Essa dupla infalível: nome e tagline vão se unir a sua identidade visual, claro! Tornando os conceitos que a marca quer passar ainda mais fortes e dando cada vez mais clareza ao seu cliente do que se trata sua proposta única. Nasce, assim, uma Marca que tem tudo para ser Apaixonante!
“Fateri” é uma palavra em Latim que significa “admitem”, do verbo admitir. A palavra também lembra “fraterno”, dando ideia de fraternal, afetuoso, amigável, cordial. A tagline “vida sem glúten” ajuda a comunicar o que a marca faz. Saiba mais sobre o projeto de Naming + Marca Apaixonante para a Fatéri.
+ Leia também – Identidade visual, o que é isso afinal?
4 – Registro e Classificações de Nice
Um detalhe importante é entender que, pelo menos em um primeiro momento, será preciso se enquadrar em uma ou mais das classificações de Nice para conseguir o registro da sua marca no INPI. Sim, as marcas são registráveis por segmento. Ou seja, não tem problema existir uma marca chamada “Carinhas” para uma indústria de sapatos e outra chamada “Carinhas” para um estúdio de design, como nós. Isso porquê dificilmente as pessoas vão querer contratar um estúdio de design e acabar comprando um sapato “por engano” só por confundirem o nome e a marca, certo?
Sendo assim, ao pensar no nome da sua empresa, você tem que ter definida sua área de atuação para se enquadrar em alguma das classificações de Nice. Por isso, se você ainda está em dúvida do que vai fazer exatamente e sua empresa ainda tem muitas possibilidades em aberto, é o caso de definir um pouco melhor a sua estratégia antes de bater o martelo sobre o nome. Clique aqui e veja um artigo completo escrito pelo advogado Moysés de Carvalho.
+ Leia também – Quando investir em uma marca para minha pequena empresa?
Criamos o nome “Plumita” para uma clínica de psicologia infantojuvenil. Nesse caso, a classe de nice foi a 44, que abrange serviços médicos. Clique aqui e veja o projeto completo.
Conclusão
Muita calma antes de adotar o nome que você acreditou ser mais criativo ou interessante. Caso você esteja começando e não tenha experiência com Naming, muito cuidado para não acabar decidindo por uma “marca fraca” sem querer. Esse nome ainda precisa ser registrável no INPI dentro da Classificação de Nice adequada para sua empresa. Uma palavra mágica com a tagline certa pode ser a combinação perfeita para sua empresa ser autêntica e conseguir o registro. Para te lembrar de buscar sempre autenticidade, salve esse wallpaper com a frase “Autenticidade é magnética” para celular abaixo ou para computador clicando aqui.
Como tem sido para você? Como foi criar o nome da sua empresa? Temos criado nomes incríveis como os exemplos desse post e vai ser um prazer cuidar do nome da sua pequena empresa também! Se você precisar de uma ajuda, conte com a gente na criação do seu nome, peça uma proposta clicando aqui.
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Amorei !!!