Naming: 4 etapas na hora de escolher o nome ideal para sua empresa

    1024 492 Melina e Raphael

    Já pensou se as pessoas não tivessem nome? A gente precisaria confiar na aparência ou em alguma explicação para diferenciar uma da outra. Pensa que confusão. E se elas tivessem nomes, mas eles fossem muito difíceis de entender ou de pronunciar? Complicado também. O mesmo acontece com nomes de empresas, eles são estratégicos para você diferenciar e identificar sua empresa no mundo.

    “O naming é uma área de estudo que vem dar uma luz: qual é o melhor nome para minha empresa?”

    Já deu pra reparar que o nome não é um mero detalhe. Ou seja, ele é estratégico para sua pequena empresa. Muitas vezes, o nome é o primeiro contato de alguém com o seu negócio e a última coisa que você quer é que ele provoque uma cara de ponto de interrogação. Vamos então conhecer algumas etapas que podem te ajudar a encontrar o nome ideal para sua pequena empresa.

     

    Etapa 1 : Era uma vez a minha empresa

    A primeira dica é pensar no nome da sua empresa como o título de um livro. Porquê fica bem mais fácil escrever um título impactante e forte quando você tem uma história toda na cabeça. Então, você precisa do conteúdo, precisa escrevê-lo! Mãos a obra, escreva a história da sua empresa desde que ela era uma ideia, como foi sendo desenvolvida até chegar no momento que está hoje. Quais produtos vende? Quais são seus diferenciais? Qual é o seu perfil de cliente dos sonhos? Quanto mais capítulos, melhor!

    Como você se refere ou se referia a sua empresa quando ela ainda não tinha nome? E seus clientes? Esses apelidos carinhosos podem dizer muito do que está na essência do seu negócio. Ou seja, ao escrever sobre a sua empresa, você vai encontrar várias palavras interessantes que podem compor o nome. Por isso, não deixe de mencionar, nesse texto, quem é seu público de interesse, quem está atuando no seu mercado junto com você, o que você vê no futuro do seu negócio. É um livro mesmo, que começa assim “Era uma vez a minha empresa…”

    Tartiner: o nome com sotaque francês já revela informações sobre o negócio. Clique na imagem para ver o projeto completo.

    + Veja também – Livro digital “Marcas Apaixonantes: aprenda como pequenas empresas usam o design estrategicamente para alcançar grandes sonhos”

     

    Etapa 2: Ligando conceitos a palavras

    Agora que você colocou tudo e mais um pouco sobre a sua empresa no papel, isso significa que você tem mais clareza sobre o que é importante na sua estratégia. Então, chegou o momento de resumir em três ou quatro frases alguns conceitos que você considera os mais importantes, aqueles que tornam sua empresa única no mundo. Inclusive, comece a conectar palavras chave no texto que você escreveu na etapa anterior com cada um dos conceitos.

    Por exemplo, digamos que você tenha uma papelaria artesanal e um dos seus conceitos mais importantes seja “qualidade impecável de um produto de papel feito a mão“. Portanto, as palavras selecionadas no texto poderiam ser: manual, técnica, ofício, experimental, ateliê, conceitual, um a um, processo, encadernação, cores, dobras, papel. O resultado dessa etapa é ver os conceitos mais importantes para sua empresa ligados com palavras chave relacionadas a eles.

     

    Etapa 3: Hora de fazer chover nomes

    Você criou um panorama com alguns conceitos importantes cheios de palavras diretamente ligadas a eles. Agora, selecione algumas palavras que chamem mais a sua atenção para fazer chover possibilidades de nomes. Esses são alguns dos exercícios que você pode fazer para ver a lista de palavras aumentar e ficar mais interessante.

    • Encontre sinônimos para as palavras. Nesse caso, “dobrar” gera “virar“, “contornar“, “curvar“, “inclinar“, “arcar“, etc.
    • Traduza as palavras. Escolha um idioma que tem a ver com a empresa: “mão” é “mano” em italiano e “dobra” vira “pli” em francês.
    • Combine as palavras entre si. Por exemplo, “pli” + “paper” = “plipaper
    • Coloque prefixos, sufixos ou novas letras. Como “metafolio“.
    • Mude ou acrescente letras. Tipo “finezza“.
    • Combine palavras para chegar a uma frase ou expressão. Exemplo: “Papel Alado“.

    A ideia desta etapa é fazer aparecerem muitas e muitas possibilidades que estão intimamente ligadas aos conceitos que são importantes para sua empresa. Não se apegue em um nome agora, você vai precisar de mais de uma opção para as próximas etapas. E lembre-se: o nome não deve dizer literalmente o que a sua empresa faz tipo “Papelaria Papel e Caneta”. Permita-se expandir e tomar uma decisão criativa. “Ah, mas assim as pessoas não vão entender o que minha empresa faz“. Calma, você ainda terá outros recursos interessantes para passar a mensagem do que sua empresa faz exatamente, como a tagline.

    Avesso do Caos: um nome super criativo para pequena empresa de organização

    Avesso do Caos: um nome super criativo para pequena empresa de organização. Clique e veja o projeto completo

     

    Etapa 4: Tagline, uma parceira para o nome da minha pequena empresa

    Um recurso que anda junto do nome é a tagline. Trata-se de uma frase curta que acompanha o nome e ajuda a explicar do que a empresa cuida ou como ela faz a diferença no mundo. Por exemplo, uma das nossas clientes tem uma empresa de alimentação saudável chamada Barbarella. Mas, esse nome explica pouco do que a empresa faz. Por isso, a tagline “gulodices saudáveis” ajuda, nesse aspecto. Ou seja, situa o que a empresa faz. Mas, não confunda a tagline com um slogan. Slogan também é uma frase curta e simples mas, geralmente, é usada em uma campanha pontual.

    Por exemplo, se a Barbarella fosse fazer uma campanha de Dia dos Namorados e usasse na comunicação: “Barbarella – conquiste pelo estômago“. Nesse caso, essa frase estaria presente com a marca apenas durante a campanha. Acontece de alguns slogans fazerem tanto sucesso que acabam virando a tagline. Como foi com a Nike e o “just do it“, que inicialmente apareceu como slogan de uma campanha e acabou virando parte do nome da marca, passando a ser a tagline.

    Barbarella, gulodices saudáveis - A tagline ajuda a posicionar a atividade da empresa

    A tagline “gulodices saudáveis” ajuda a posicionar a atividade da empresa, que não fica clara apenas lendo o nome. Clique para ver o projeto completo.

    + Leia também – Quando investir em uma marca para minha pequena empresa?

     

    É esse o nome certo para minha pequena empresa? Como saber?

    Você escreveu tudo sobre a sua empresa, definiu conceitos importantes e chegou a várias palavras e combinações possíveis. Inclusive já tem uma tagline ótima: curta, objetiva e criativa. Agora, como saber se chegou em um nome ideal? A má notícia é que você não deve chegar somente em um. Porque o nome ainda precisa ser passível de registro. Ou seja, não pode existir um nome igual no mesmo segmento ou algo que impeça o registro.

    Então, considere várias opções de nomes que ainda passarão por uma avaliação para saber se podem ou não ser registrados. Para escolher seus favoritos, se pergunte: Como seria falar e ouvir esse nome no dia a dia? Como seria escrever um e-mail com esse ou aquele nome? Qual te parece mais adequado para o seu cliente? Mais sonoro e alinhado ao que você faz?

    Seus instintos e preferência pessoal podem atrapalhar bastante na escolha de um bom nome. Sendo assim, esse é o momento de pensar na estratégia da sua empresa. Qual nome conversa melhor com a imagem que você quer passar aos clientes? Qual te parece mais forte e alinhado com os objetivos da sua empresa? Depois de refletir sobre os nomes em particular, lembre-se: as melhores pessoas para dar opinião são aquelas envolvidas diretamente com a sua empresa como parceiros, sócios e clientes reais. Amigos, colegas ou parentes vão se basear em gosto pessoal para opinar e não em estratégia!

    A Color Joy escolheu um nome que tem tudo a ver com seus produtos e a tagline criativa “decoração, cor e amor” deixa mais claro o que fazem. Clique na imagem e veja o projeto completo.

     

    Eu posso usar esse nome?

    Após atravessar todas as etapas, você tem algumas opções de nomes que gostaria de usar. O registro oficial de nomes, no Brasil, acontece no INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. É lá que você poderá fazer uma pesquisa para descobrir se há alguém usando algum dos nomes que você escolheu. Sugerimos que você procure um advogado especializado, após selecionar algumas opções de nome. Para que ele dê orientações quanto ao registro oficial junto ao INPI. Ao dar início no registro, seu nome começa o caminho de ser exclusivamente seu.

    Mesmo com o nome liberado para registro no INPI, dê uma olhada nas redes sociais e no Google para sondar se alguém no seu segmento ou cidade usa o mesmo nome. Ainda que que essa pessoa não tenha efetuado o registro, é bem estratégico que você pondere, antes de registrar, se vai optar por um nome que já está sendo usado e propagado no mesmo mercado que o seu.

    Faça também uma busca em sites de registro de domínio como o registro.br para descobrir se alguém já comprou o domínio com o nome. Se já, não há problema. É melhor adaptar o domínio do que descartar um bom nome. Mas, se ele estiver disponível, aproveite e faça a compra já, não dê bobeira. O máximo que vai acontecer é você desistir e não precisar pagar pelo próximo ano, o custo é bem baixo. Nosso processo para registrar o nome “Carinhas”levou 4 anos e valeu muito a pena ter garantido o endereço carinhas.com.br antes mesmo de darmos início ao processo de registro no INPI.

    + Leia também – Registro no INPI: como proteger sua marca

     

    Resumindo…

    Primeira Etapa – Escreva todas as características, estratégia e história da sua empresa.
    Segunda Etapa – Resuma a estratégia em três ou quatro conceitos fortes e conecte palavras a cada um deles.
    Terceira Etapa – Faça chover nomes com diversos exercícios que vão transformar e aumentar suas possibilidades.
    Quarta Etapa – Considere o uso de uma tagline para ajudar no entendimento do nome escolhido.
    É importante lembrar que as possibilidades de nomes devem ser testadas e aprovadas por quem está realmente envolvido com a sua empresa e o nome ainda precisa estar liberado para registro no INPI.

     

    Não consigo avançar nas etapas, e agora?

    Caso você sinta que não vai rolar, que deu branco, bateu desespero, nenhuma ideia surgiu. Não entre em pânico! O designer que você escolheu para cuidar da sua identidade visual, muitas vezes tem experiência no assunto e pode te auxiliar.
    Nós usamos um exercício que mandamos para nossos clientes chamado “Tempestade de Nomes”, ele funciona super bem nessa hora de colocarmos, juntos, as ideias para chover. Conheça mais sobre nosso trabalho com identidades visuais estratégicas, que nós chamamos carinhosamente de Marcas Apaixonantes aqui e bom caminho para você, na escolha do nome da sua empresa.

     

    SUA PEQUENA EMPRESA ESTÁ PRONTA PARA APAIXONAR?

    Faça o teste online e descubra seu momento empreendedor e quais são os próximos passos para apaixonar seus clientes dos sonhos.

    Fazer o teste

    Naming: como escolher o nome ideal para sua pequena empresa

    Naming: como escolher o nome ideal para sua pequena empresa

    Author

    Melina e Raphael

    Formados, pós graduados e apaixonados por design gráfico. Cariocas que vieram estudar Branding em Portugal e ficaram. Sócios desde 2008, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonantes. Curiosos, otimistas e praticantes de dancinhas da felicidade!

    Todas as histórias por: Melina e Raphael
    2 comentários

    Deixe uma resposta

    O seu email não será publicado.