Cinco pérolas da Rafa Cappai para empreendedores criativos

    1024 492 Melina e Raphael

    Estamos sempre batendo papo aqui no blog sobre a vida de empreendedores e criativos. Hoje, resolvemos pedir conselhos para quem a gente admira! Então chamamos a Rafaela Cappai para nos dar cinco conselhos. Perguntamos para a Rafa o que ela falaria no ouvido dela mesma, quando começou. Aqueles aprendizados marotos que só vem com anos de experiência!

    A Rafa Cappai é empreendedora, criativa e muito mais! Por trás da Espaçonave, ela ajuda pessoas a criar negócios sustentáveis com personalidade única. A Rafa faz tudo com autenticidade e verdade, com o coração pulando e olho brilhando, do jeito que a gente gosta.

    Quem nos acompanha há mais tempo sabe que somos super parceiros e fãs da Rafa Cappai! Em 2013, ela nos entrevistou e o papo foi uma delícia! Depois disso, seguimos nos acompanhando e vendo que temos mesmo tudo a ver. A gente acredita em criatividade, em ter uma vida fazendo o que ama e que é possível sim ter um negócio sustentável e gostosinho pra chamar de nosso! Então, com vocês, em um momento Casal Entrevista: cinco pérolas da Rafa Cappai para quem quer empreender! Vai que é sua, Rafa!

     

    1 – “Abra sua própria caixa de pandora”

    Você vai ter que encarar seus medos e demônios mas pode ficar amiga deles. Essa ideia fez muita diferença pra mim, quando eu optei por olhar pra dentro pra ver o que me incomodava a respeito do meu próprio trabalho, a falta de confiança que eu tinha no que eu fazia. Pensava “ah, eu não sou tão boa nisso”. Quando eu optei por abrir essa caixa de pandora de dentro de mim mesma, eu acabei olhando de frente pra essas coisas, tive que encarar essas coisas e hoje em dia eu encaro tudo isso como ajudantes do meu processo de melhoria. Não só como artista, como profissional criativa mas também como ser humano.

     

     

    2 – “Liga a chavinha do riso”

    Às vezes a gente fica pegado com as coisas que dão errado, a gente fica meio emburrado, meio chateado e, hoje em dia, eu tenho levado a minha capacidade de rir das coisas muito mais a sério. Então levar o riso a sério, sabe? Vai dar errado mesmo! Não vai ser tudo 100% legal sempre então, por favor, liga a chavinha do riso, ria de si mesma, ria das coisas que acontecem porque, assim, a caminhada, mesmo que árdua, vai ser muito mais divertida. Não se esqueça de se divertir no caminho!

     

    3 – “É muito mais legal juntos”

    Eu tinha muito esta atitude de ser essa pessoa que pega e faz. Tipo, pode deixar que eu faço, vou fazer tudo sozinha! Hoje em dia, eu vejo que é tão mais divertido fazer junto. E junto pode ser com colaboradores de uma empresa que está crescendo. E junto pode ser com uma rede de suporte, com pessoas que estão com você, com amigos que estão em uma mesma caminhada. É muito mais legal juntos. É muito mais divertido, é muito menos pesado fazer juntos. Criar juntos, colaborar com outras pessoas, com outros criativos é muito mais legal, deixar de ser um lobo solitário e encontrar a própria matilha!

     

     

    4 – “Não é um sprint, é uma maratona.”

    Vai levar mais tempo do que você está imaginando. A minha cabeça calcula os tempos muito menores! “Em um ano isso vai estar funcionando, em três meses isso vai estar no ar…” e eu continuo fazendo isso. Então para alimentar a minha própria persistência, a minha própria paciência (eu sou impaciente por natureza) eu sempre tento me lembrar disso. Vai levar mais tempo do que você está imaginando. Então, se prepara pra isso, se prepara pra esse processo, se prepara pro que não vai estar legal. Se prepara pro não! Porque, se você está mais forte e mais preparada, você consegue lidar com isso por mais tempo. Resiliência é um crachá que o criativo e empreendedor tem que colocar no peito desde o momento que começa. E a gente já é resiliente por natureza, né? Quem trabalha com criatividade já é resiliente por natureza, mas isso é uma lembrança constante que a gente tem que fazer. Vai levar mais tempo do que você está imaginando e tudo bem. Se prepara pra isso!

     

    5 – “O não dar certo é o dar certo”

    Faz sentido? Então, o que eu quero dizer com isso? Quando a gente começa a vida profissional, a gente tem uma ideia muito fechadinha do que é dar certo em uma profissão específica. Então, no meu caso era: “eu vou ser artista, eu vou pra Globo, eu vou isso, vou aquilo…” e, em algum momento, isso não deu certo. E não ter dado certo foi o que me colocou na rota certa. Então abandonar uma primeira forma de dar certo é o que vai te permitir dar certo em outras coisas!

     

    Demais, né? Rafa, você arrasou nas pérolas! A gente agradece pela entrevista. Puxa, adoraríamos ter essas ideias sopradas no nosso ouvido quando começamos, lááá em 2008! Delícia ouvir a Rafa e o jeito dela de pensar, né? Ficou com gosto de quero mais? Então chega mais porque tem muito conteúdo bacana da Rafa disponível. Especialmente um mini curso completamente gratuito justamente voltado para quem é criativo, empreendedor e quer fazer do seu pequeno negócio um projeto de vida! Nossas sugestões para seguir ouvindo a Rafa Cappai são:

    + Mini curso gratuito imperdível do Decola Lab!

    + Webseminário: 7 dicas práticas para viver de criatividade

    + Webseminário: 7 coisas que o empreendedorismo criativo pode ensinar pra negócios não criativos

    + TEDx Talk da Rafa “Seja Um Canivete Suíço”

    Aproveite o conteúdo da Rafa, que é ouro puro! Vai provocar muitos insights legais! Depois vem aqui contar o que achou.

    Cinco pérolas da Rafa Cappai para empreendedores criativos

    ESCRITO POR

    Melina e Raphael

    Um casal, muitas ideias! Sócios desde 2008, somos apaixonados por ilustrar pessoas através das Carinhas, desenvolver Marcas Apaixonantes e criar mantras do bem, na Mantly. Cariocas vivendo em Portugal. Curiosos, otimistas e praticantes de dancinhas da felicidade.

    Todas as histórias escritas por: Melina e Raphael

    Deixe um comentário, vamos amar!

    Não se preocupe, o seu email não será publicado.