Quer trabalhar com design gráfico? Conheça esses pontos fundamentais

Quer trabalhar com design gráfico? Conheça esses pontos fundamentais

“Sou formada em direito, mas tenho bom gosto, manjo de Photoshop e quero trabalhar com design gráfico, o que fazer?” Recebemos essa pergunta de pessoas formadas em direito, jornalismo, veterinária, administração e por aí vai. Por isso, resumimos nossa jornada de quase 20 anos estudando, trabalhando com design gráfico e vivendo disso para dar algumas dicas.

Errou feio quem pensa que o designer é aquela pessoa que nasceu com o dom do “bom gosto” e que está “no sangue” fazer visuais incríveis.

Design gráfico é uma profissão fascinante. Trabalhar com comunicação visual, criar imagens, formas, cores e mensagens poderosas é incrível. Como não amar? Por isso, tem até um certo glamour como se os projetos nascessem em um passe de magia de forma intuitiva. É como se o dia a dia do profissional criativo fosse um mar de rosas coloridas!

Mas, o que está por trás desses resultados? Afinal, o que faz a mágica acontecer, na verdade, é a soma de conhecimento teórico, técnico e experiência. E, além disso, é preciso ter uma atitude profissional para você não pirar com o cliente que não se decide – enquanto pede opinião da sogra, do amigo e até do papagaio – ou aquela pessoa que pede um descontão, entre outros perrengues. Vamos aos 5 pontos importantes para quem quer trabalhar com design gráfico com responsabilidade e profissionalismo!

 

1 – Procure embasamento teórico

Assim como diversas outras profissões, as criativas também precisam de uma base de conhecimento. Porquê, sem embasamento, tudo fica mais difícil. Você pode trazer até mesmo problemas jurídicos para o seu cliente. Imagine fazer uma marca sem conhecer a Lei do Direito Autoral? Pode acontecer o uso indevido de uma referência, por exemplo, e o seu cliente pode se complicar.

A base de conhecimento também te dá segurança para atuar profissionalmente. Ou seja, você deve conhecer diversas áreas como estratégia, branding, semiótica, metodologia, passando por gestalt, ergonomia, tipografia, história da arte, sociologia, filosofia, ética e muitos outros. Esse tipo de base está na estrutura curricular de uma graduação ou mesmo curso técnico em design gráfico.

Ter acesso ao conhecimento teórico é um privilégio enorme, ainda mais em um país que não dá oferece ensino público de qualidade para todos. Ainda assim, busque esses temas para se aprofundar, conheça a teoria e torne o seu trabalho com design mais efetivo e responsável. O design gráfico não é uma profissão regulamentada no Brasil e você não precisa ter formação superior para atuar. Porém, isso não significa que você deve dispensar uma formação que vai elevar muito a qualidade do seu trabalho e do design como um todo. Seja ela uma formação universitária ou como autodidata.

Ao receber o projeto completo, o empreendedor comentou: “Vocês superaram minhas expectativas sobre a marca. Me entregaram não o que eu imaginava, mas sim o que o meu negócio precisa para se posicionar de forma estratégica no mercado.” Clique aqui e veja o projeto de Naming + Marca Apaixonante da Catapulle.

+ Leia também – Faça você mesmo a marca da sua empresa: sim ou não?

 

2 – Busque conhecimento técnico

Conhecimento técnico é bastante confundido com “saber mexer no Photoshop” ou nos programas gráficos. Atenção: não se trata disso! Inclusive, durante toda a nossa graduação em design gráfico, aprendemos pouco sobre os programas profissionais. Conhecimento técnico é quando os conceitos teóricos do tópico anterior se aplicam na prática. Ou seja, é entender sobre legibilidade, psicologia das cores, resolução, grid, técnicas de impressão, harmonia, contraste, sistemas de cor, tipos de arquivos e mais.

Dito isso, tem quem diga que prefere criar “livre” e sem tantas “amarras” e técnicas. Mas, saiba que, para quebrar as regras, é preciso primeiro conhecê-las. A falta de conhecimento técnico pode te dar problemas de todo tipo após o projeto, desde um cartão de visita que ficou com a marca distorcida, até uma fachada inteira com uma imagem em baixa qualidade.

Muita gente se interessa e vai direto para esse tipo de conhecimento técnico, sem considerar a teoria do tópico anterior. O resultado é, por exemplo, uma marca com muitas formas geométricas que servem como base para seu desenho, um grid tecnicamente elaborado e complexo. Mas, qual é o fundamento por trás: porquê linhas retas? Porquê linhas curvas? O que esse resultado comunica, afinal? Conhecimento teórico anda de mãos dadas com o técnico.

Em todos os projetos, é importante entregar um Guia de Uso com todas as questões técnicas da marca, assim você garante que ela será utilizada corretamente. Esse é o da Amis, clique para ver o projeto completo.

 

3 – Tenha experiência com mentoria: amadurecimento e segurança

Enquanto você aplica teoria e técnica nos seus projetos, é chave ter ajuda de alguém mais experiente para te orientar, especialmente no começo. Sendo assim, se você tem o privilégio e oportunidade de receber conhecimento técnico e teórico em um curso superior ou cursos livres, verá como a mentoria dos professores experientes é essencial. Até hoje, nós dois usamos conhecimentos passados em sala de aula, na PUC-Rio, onde começamos nossos estudos em 2001 e 2004!

Outra ótima ideia para ter uma mentoria é fazer estágios ou ter empregos na área. Antes de empreender, nós trabalhamos em empresas enormes, médias e pequenas de comunicação, escritórios de publicidade e design. Assim, nesses ambientes, atendemos clientes gigantes, médios e pequenos. Ou seja, com profissionais mais maduros, aprendemos dicas e técnicas que também levamos até hoje! É importantíssimo para você amadurecer com a experiência de mentores, se conhecer melhor como profissional e entregar um trabalho de cada vez maior qualidade para seus clientes.

 

4 – Aprimore e se aproprie de uma metodologia

Com a união poderosa e necessária de teoria e técnica e com o apoio de profissionais mais experientes, você terá tudo que precisa para tirar o melhor dessa jornada e começar a aprimorar e desenvolver sua metodologia. Agora, você já sabe que criar uma marca, uma peça gráfica ou qualquer comunicação visual é muito mais complexo e amplo do que ter “um dom”, “bom gosto”, “jeito pra coisa” ou “manjar de Photoshop”.

A partir de uma metodologia aprendida nas bases teóricas e mentorias, você vai conseguir entender as etapas do seu trabalho com muito mais clareza. Poderá, assim, perceber o que funciona para você e, com isso, fazer projetos profundos e eficazes para seus clientes, que vão muito além de um “desenho bonitinho”. Você também estará contribuindo para o design enquanto área do conhecimento. Porque, quanto mais profissionais e comprometidas estão as pessoas que atuam na área, mais o design é respeitado e reconhecido por todos. E isso é ótimo para todo mundo: profissionais e clientes!

Com uma metodologia própria você agiliza o seu trabalho e tem mais segurança para conseguir resultados. Clique e veja o projeto completo de Marca Apaixonante para a Chuínga.

+ Leia também – Como nasce uma identidade visual: nossa metodologia etapa por etapa

 

5 – Adote uma postura profissional

Como se não bastasse a maratona que é buscar os passos acima, tem algo que pode transformar seu amor por design em raiva e ressentimento: sua postura profissional. Na sua jornada, você vai encontrar clientes que pedem descontão, que querem tudo para ontem, desaparecem, são indecisos, desvalorizam seu trabalho e disso para pior. Ou mesmo terá dificuldade de vender projetos, ficará sempre cobrando pouco e com a corda no pescoço. Você pode ajustar sua postura profissional e ver a situação melhorar!

Recentemente, uma aluna nos disse que pensava que ser designer era fazer os projetos e responder e-mails. Mas, com nossa ajuda, descobriu que, para viver de design, era preciso ir além! E é assim mesmo: você precisa trabalhar de maneira inteligente e organizada. Por isso, tenha um contrato verificado por advogados, crie políticas claras de preço e prazo, faça um filtro de clientes para atender cada vez mais clientes dos seus sonhos. Você também precisa de jogo de cintura para lidar com crises e problemas sem surtar e muito mais. Não é fácil, mas vai transformar sua postura de “aquela pessoa que quebra o galho e se aborrece muito no caminho” pra “aquela pessoa profissional respeitada e confiável!

+ Conheça também – Curso Experiência Apaixonante: trabalhe de forma inteligente, organizada e online.

Os detalhes não são detalhes, eles fazem o design” Charles Eames. Clique aqui para baixar o wallpaper de celular e clique aqui para baixar o formato de computador.

 

Conclusão

Para fazer um trabalho de qualidade com design gráfico, siga esses passos. O quanto você avançou no conhecimento teórico até hoje? Onde sente que precisa investir mais energia? E no conhecimento prático? Você buscou aprender Illustrator, Corel ou Photoshop? E as demais técnicas? Já ouviu falar ou buscou saber? Avalie sua experiência: você vem trabalhando para amigos ou já tem clientes?

Pense na possibilidade de fazer um estágio ou ter alguma experiência com profissionais mais vividos que você. Como anda sua metodologia? Você senta em frente ao computador ou folha em branco e espera a inspiração chegar? E sua atitude profissional? O estresse com clientes é constante e você tem arrancado os cabelos? Conte para nós nos comentários!

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Lembre-se…

Esses passos vão acontecer constantemente, ao mesmo tempo, e para o resto da sua vida profissional. Nós estamos sempre buscando conhecimento técnico, teórico e nos fazendo essas mesmas perguntas. Sempre haverá algo por descobrir, algum tema para se aprofundar! Ser profissional e comprometido em qualquer profissão vai exigir de você uma busca constante em se aperfeiçoar e ter uma postura cada vez mais clara.

Não se contente com o que sabe até agora e com o fato de você “mexer no computador desde a adolescência” ou “ter amigos que curtem seu trabalho”. O mundo que se descortina quando você busca a teoria, técnicas, experiência e profissionalismo é vasto e infinito. Estamos juntos nessa jornada!

2400 1350 Melina e Raphael
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6 Comentários
  • Excelente artigo! Rico em detalhes e honestidade :)
    Amei as dicas. Vai me ajudar muito!

  • x Olá Casal, queria saber se esse curso de vocês é pagável?

    • Oi Kauany, tudo bem? Sempre que abrimos turma, divulgamos o valor certinho, ok? Entre para nossa lista de espera e saiba os detalhes com antecedência e tenha acesso a condições especiais! <3

    • Carlos Alberto Normando

      Qual o preço médio da criação de um logotipo em Portugal?

      • Olá Carlos! Então, a nossa área tem uma diversidade gigantesca de experiências, portes de empresas e, portanto, preços. Nós trabalhamos bastante para pequenas empresas do Brasil então, caso você seja designer em busca de precificar, nossa dica é buscar as associações profissionais e conhecer tabelas de valores. Indicamos como referência a Tabela da ADEGRAF: http://www.adegraf.org.br/a-adegraf/publicacoes/ – Caso você seja um empresário buscando uma marca, entre em contato com designers e empresas com quem se identifica e peça propostas comerciais, assim vai saber melhor a média de preço do tipo de projeto que você procura. Abraços do casal!

Vamos amar receber seu comentário

Melina e Raphael

Designers e apaixonados, somos sócios desde 2008. Especialistas em branding, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonante. Vamos criar juntos?

Autoria: Melina e Raphael
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