Branding, Naming e Marca
ALMADORÉ
Chocolate com alma, genuinamente brasileiro, feito por muitas mãos, de norte a sul.
O projeto
Uma nova marca de chocolate estava nascendo, pelas mãos da Ana, com compromisso e muita paixão. A ideia era criar barras com cacau da Bahia, diretamente da Cabruca, de forma artesanal em Niterói. Era necessário um nome para a marca e uma identidade visual que deixasse muito clara a qualidade e a alma do chocolate. Desde a criação do nome, a alma e união de pessoas estava em foco! A tagline escolhida foi “chocolate de origem”, para marcar um cacau de qualidade, bean to bar.
A Solução
A marca é uma leve e divertida reunião de apaixonados por chocolate, que vão para um mundo particular, enquanto estão degustando suas barras lentamente. O chocolate como centro de tudo e o mundo inteiro que há em um quadradinho estão em foco. A ideia foi enfatizar uma degustação calma e gostosa, pois o Almadoré é um chocolate feito para ser apreciado por verdadeiros chocólatras. Cada sabor ganhou uma cor para representá-lo e os elementos foram escolhidos em busca de suavidade e prazer.
Entregas
- Naming
- Manifesto da marca
- Marca visual/gráfica
- Paleta de Cores
- Estampa exclusiva
- Kit Virtual
- Embalagens
Premiações
Prêmio Brasil Design Award 2021 – Bronze na categoria Design de Embalagem




Manifesto Almadoré
“Todo chocólatra sabe o prazer que é abrir uma embalagem e sentir aquele aroma inebriante. Mas, um bom chocolate começa muito antes da degustação. O chocolate perfeito surge com a procedência das melhores amêndoas de cacau. Nós fomos até o Sul da Bahia, em plena Cabruca, buscar o cacau que cresce às sombras de árvores nativas da Mata Atlântica, em perfeita harmonia com a natureza. Prazer, somos a Almadoré e vamos te apresentar um chocolate com Alma!
Oré significa “nós” em tupi-guarani antigo. Ou seja, esse chocolate tem a alma de muita gente. Nosso chocolate começa a nascer na Fazenda Santa Rita, onde o cacau é colhido, selecionado, fermentado e seco. Depois, ele vem para Niterói, onde passa pelo processo artesanal de trituração, refinamento no moinho de pedra e temperagem.
O resultado é um chocolate genuinamente brasileiro, aveludado e brilhoso, com textura que derrete na boca, sabor único e balanceado.
Diferente dos chocolates industrializados, os nossos não recebem aditivos, corantes ou aromatizantes. Fazemos questão de ter relações justas e transparentes com todos os nossos fornecedores. O ‘nós’ do nosso nome também inclui o respeito e cuidado com quem vai degustá-lo: você! Porque assim é um chocolate perfeito, feito cuidadosamente para ser degustado lentamente. Todo apreciador conhece o valor de um chocolate artesanal, venha degustar e se apaixone de corpo e alma. Almadoré, chocolate de origem.”












naming: o nome da marca
A união de duas palavras poderosas
Um chocolate com alma, respeito pelo próximo e fruto do trabalho de muitas pessoas. Por isso, o nome começa com a palavra “alma” e termina com a união de “oré” que, em tupi-guarani antigo, significa “nós”. Ou seja, esse chocolate tem a presença da alma de muitos dos que o produziram e inclui, nessa ideia, também quem vai comê-lo. A tagline reforça o fato de se tratar de um chocolate de origem.





marca e paleta de cores
Um chocolate com alma, feito por muitas mãos
A assinatura da marca lembra a fase de melanger, onde nibs de cacau são triturados em moinho de pedra para um chocolate aveludado. Desse processo, nasce o chocolate perfeito. Por isso, as letras dançam e escorregam sobre o papel, com a mesma desenvoltura de um chocolate que dança enquanto nasce no movimento hipnotizante.
Três tracinhos marcam a palavra “alma”, para que essa característica importante não passe despercebida por quem lê o nome. A tagline, essa frase que vai junto ao nome, reforça um dos principais diferenciais: ser um chocolate de origem. A paleta principal de cores da identidade é saborosa e faz alusão ao cacau, passando pelos chocolates mais claros e escuros. O contraste acontece com um suave azul, em homenagem a alma de todos envolvidos desde a feitura até a degustação.

grafismos da identidade
Um pedaço de chocolate é o “mini mundo” delicioso!
É para esse mundo que vamos, quando estamos degustando uma barra de chocolate Almadoré! Diversos chocólatras representam o ato de degustar um delicioso chocolate Almadoré enquanto fazem uma atividade prazerosa: ler um livro, passear com o cachorro, tocar violão ou mesmo curtir a paisagem.
O mundo lúdico também apresenta os elementos de criação do chocolate. Desde a árvore de cacau da Cabruca, passando pelos nibs, pelo chocolate ainda derretido pelo melanger e, finalmente, no chocolate já pronto. O gesto dos personagens segurando a barra de chocolate também lembra a forma de segurar o celular. Nesse caso, fazendo uma troca bem mais interessante: o telefone por um chocolate Almadoré.





FOTOS DAS EMBALAGENS – CAROL LÁ LACH
DEPOIMENTO DA EMPREENDEDORA
“Trabalho lindo, impressionante e apaixonante (mesmo)! Melina e Raphael conseguiram criar algo totalmente diferente do que já vi e ao mesmo tempo com uma identidade fácil de ser reconhecida. Até me emocionei quando vi a marca pela primeira vez! Tenho certeza que a marca Almadoré e a sua comunicação visual são um dos pontos fortes da minha empresa. Vale o investimento!”
Ana Pott

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