Branding e Marca
REVOANÇA
Um grupo de mulheres com a mesma visão: a educação deve libertar o pensamento.
O foco do coletivo é oferecer conhecimento através de teóricas feministas, antirracistas, autoras e autores negras e negros, indígenas, que produzem conhecimento a partir do Sul-Global. O objetivo é instigar, estimular o prazer em aprender e desenvolver a permanente crítica e reflexão, a curiosidade e a imaginação. A ideia foi retratar a natureza típica do Nordeste e a força do feminino e do conhecimento sem cair em clichês. A marca ganhou o símbolo de pássaro livre, com asas bem abertas em um voo alto para novos céus.
Clientes
Debora, Dio, Fernanda, Nathalia e Rose
Local
Recife – PE | Brasil
Entregas
Manifesto da marca
Marca visual/gráfica
Paleta de Cores
Papelaria Completa
Redes Sociais
Brindes
Prêmios
Prêmio Brasil Design Award 2021:
Shortlist na categoria Design Gráfico – Design de Marca




Manifesto Revoança
“A educação deve libertar o pensamento e encorajar as pessoas a voarem! Com esse olhar ampliado dos pássaros, é possível ver novas paisagens e territórios na vida pessoal, profissional e comunitária. Além disso, a educação é o caminho para construir e reconstruir valores sociais. Portanto, é necessário lançar um olhar contra-hegemônico para o mundo, inspirado nos processos coletivos, na sabedoria dos povos originários e tradicionais. Acreditamos que a educação é uma prática que permite elevar-se a outros céus, mergulhar no infinito e voar alto. Assim, nasceu o coletivo Revoança!
Somos um grupo de mulheres assistentes sociais e psicólogas com mestrado, doutorado e experiência na docência e pesquisa em universidades públicas e privadas.
Criamos cursos com temas do contemporâneo que não são tratados na graduação e pós-graduação. Optamos por teóricas feministas, antirracistas, autoras e autores negras e negros, indígenas, que produzem conhecimento a partir do Sul-Global. Na Revoança, você vai aprender através de cursos online, sincrônicos, com curadoria criativa e poética e uso de metodologias dialógicas e de encorajamento frente à vida.
Nossos cursos têm como objetivo instigar, estimular o prazer em aprender e desenvolver permanente crítica e reflexão, curiosidade e imaginação. Nas palavras de Rubem Alves: ‘O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.’ Revoança, ensinar é encorajar voos.”





Marca Gráfica
Ensinar é encorajar voos
A letra “V” do nome “Revoança” está sentindo o vento, em plena revoada, por isso uma de suas hastes virou-se. A letra “O” igualmente sente o vento e questiona os eixos conhecidos, virando-se para a esquerda. Para compor a palavra e dar mais significado, a tagline “coletivo” pode acompanhar a assinatura principal. Para deixar o nome “Revoança” brilhar, a fonte escolhida é fina e leve.
Também aparece o símbolo em determinadas versões da marca. Ele é um pássaro livre, com asas bem abertas em um voo alto para novos céus. Os detalhes das pontas de suas asas fazem formar um chapéu de couro que simboliza a vida do Sertão nordestino.



Ilustrações e Cores
Ciência e Natureza
A ilustração educação libertadora mostra uma gaiola vazia e aberta servindo de espaço para crescer uma helicônia. Já o olhar pode ser científico, através dos olhos, mas também poético, com o caju e suas folhas. O símbolo rodeado do mandacaru e sua flor vem para celebrar o conhecimento contra-hegemônico. Por fim, um perfil mostra que a revoada pode ser prazerosa, na medida que coloca a planta ave-do-paraíso saindo, como pensamentos e novos conhecimentos, da cabeça das alunas e alunos.
A paleta de cores da identidade é viva, colorida e instiga a imaginação. Os tons são de elementos encontrados no Sul-Global e buscam refletir a visão de mundo e temas dos cursos. Os tons são vivos e excitantes, despertam a criatividade, assim como os cursos da Revoança.



Depoimento das Empreendedoras
Temos a sensação que vocês conseguiram traduzir nossas histórias, valores e sonhos na nossa marca.
“Estamos bem contentes e satisfeitas com a identidade visual da Revoança. Vocês conseguiram traduzir nossas histórias, valores e sonhos na nossa marca, nas cores, ilustrações e no conjunto dos arquivos. Estamos nos debruçando no material e descobrindo as inúmeras possibilidades de trabalho.
Também gostamos muito da metodologia adotada por vocês. Acostumadas com a cultura das reuniões, ficamos surpresas com a concretização de um trabalho de alta qualidade, sem a necessidade de reuniões e negociações exaustivas. O questionário “clareza empreendedora” foi fundamental para que definíssemos vários aspectos da empresa. Prazos cumpridos, uma marca linda de morrer, estamos prontas para voar com a comunidade Revoança e nossos/as clientes dos sonhos. Muito, muito obrigada pelo trabalho, colaboração e apoio.”
Debora, Dio, Fernanda, Nathalia e Rose

Precisa de uma Marca Apaixonante?