“Tenho uma ideia de negócio e quero começar bem: o primeiro passo é ter uma marca incrível!” Muita gente pensa que, após a ideia, é hora de correr atrás de uma marca e uma identidade visual completa para ter uma Marca Apaixonante. Por isso, nós designers, ficamos felizes da vida com o quanto as pessoas têm valorizado cada vez mais o papel da marca nas suas pequenas empresas. Mas, será que ter uma a marca é o primeiro passo mesmo? Acreditamos que não!
O primeiro passo para uma Marca Apaixonante é ter uma estratégia minimamente testada. Aí sim, sua empresa estará pronta para investir no próximo passo: um visual incrível que comunique sua estratégia!
É um engano pensar que, para começar uma empresa, o primeiro passo necessário é ter uma identidade visual. No entanto, vemos diversas pessoas que decidem empreender, terem uma ideia ainda muito abstrata do que vão fazer e logo correrem atrás da marca visual, cores, fontes, etc. Com isso, o resultado é uma marca superficial, sem estratégia forte por trás.
Essa marca superficial retrata, no máximo, o gosto pessoal de quem empreendeu. E, por isso, falha miseravelmente na hora de se conectar com clientes e fazer o negócio apaixonar e ter vida longa. O que fazer então? Qual primeiro passo dar? Precisamos falar sobre estratégia!
Primeiro passo – Tenha uma estratégia no papel
Quando surge a palavra estratégia, tem gente que arrepia! Parece que estratégia significa um plano de negócios complicado, palavras difíceis, siglas malucas e muita burocracia. Mas, não precisa ser assim. Ou seja, uma estratégia é, nada mais nada menos, que uma noção básica do que sua empresa precisa ter para se destacar. Sendo assim, sua estratégia precisa considerar, com alguma profundidade, que tipo de pessoa vai atender, quais diferenciais tem e qual será seu produto ou serviço principal, a estrela da sua empresa, por exemplo. Também deve pensar em que equipe você terá, fornecedores e outros pontos.
Por isso, quando você for pensar em estratégia, lembre-se que é necessário sair do lugar comum e ir fundo nos pontos importantes. Por exemplo, digamos que você fez uma estratégia para empresa de chocolates e descreveu seu público alvo como “qualquer pessoa que goste de chocolates”. Isso significa que você ainda está com uma noção bastante básica de quem quer atender. Existem diversos perfis de pessoas que possam gostam de chocolates, qual deles você vai atender exatamente? Serão pessoas que vão comer em que ocasião? É preciso fazer muitas perguntas para criar a estratégia mais específica e única possível para sua pequena empresa.
A Super Vegan decidiu vender chocolates artesanais, cremosos, com a textura perfeita, sem amargor. E, o principal: totalmente veganos, livres de crueldade animal. A empresa tem uma estratégia bem definida e clara. Clique aqui para ver o projeto completo.
Segundo passo – Teste sua estratégia na prática
Você já quebrou a cabeça, pensou no que seu produto ou serviço tem de especial, pensou mais a fundo no perfil do seu cliente dos sonhos e em qual produto vai apostar como a estrela da sua empresa, por exemplo. Isso é muito bom! Acontece que o papel aceita tudo e sua estratégia não pode ser uma obra de ficção. Antes de investir em uma marca contratando um estúdio ou designer profissional, você precisa testar sua estratégia minimamente.
Ou seja, na ideia de uma empresa de doces, por exemplo, você precisa colocar seus doces à prova. Por isso, deve encontrar um grupo de clientes dos sonhos com o perfil que você descreveu a fundo e oferecer algumas unidades. Caso você faça um serviço, busque um cliente com perfil que você determinou e ofereça para fazer o serviço informando que sua metodologia está em fase de testes. Lembrando que você pode fazer isso com um visual simplificado ou mesmo improvisado. Para isso, você pode contar com aplicativos, bancos de marcas prontas ou mesmo contratar os serviços de uma pessoa iniciante. Ou seja, o visual é secundário, nesse momento, pois a ideia é focar no produto ou serviço e prestar muita atenção aos comentários das pessoas, suas reações. Essas avaliações serão preciosas para você fazer melhorias e seguir para o próximo passo.
+ Leia também: Faça você mesmo a Marca da sua pequena empresa: sim ou não?
O Fabrício tinha o sonho de trabalhar com gastronomia, testou o produto com mínimo de recursos antes de investir em um incrível Food Truck. Clique aqui para conhecer a Marca Apaixonante do Crepe Urbano. Foto: Carol La Lach.
Terceiro passo – Ajuste sua estratégia
Agora que você colocou sua ideia no mundo, percebeu que ninguém acerta de primeira. Ou seja, você vai voltar para a estratégia e analisar: o que deu certo? O que as pessoas mais comentaram? O que pode melhorar? Será que sua ideia de negócio vai vingar mesmo? O quanto foi difícil fazer testes? Como foi a aceitação das pessoas? Será que você foi no público certo? Foi fácil encontrar essas pessoas? É super normal e desejável ver sua estratégia ganhar ajustes e foco, com base em fatos e evidências que você viveu na pele, e não nos seus sonhos ou desejos. Nesse momento, o visual segue sendo algo secundário porque você deve colocar toda sua energia em refinar e melhorar sua estratégia com tudo que viveu.
O grande segredo para ter uma Marca Apaixonante é justamente NÃO PENSAR no visual primeiro. Por trás de um desenho interessante e atraente com cores chamativas é preciso haver uma estratégia muito clara. Precisa de ajuda para formatar e testar a sua? Conheça o Minha Empresa Apaixonante de Dentro para Fora.
Até que você tenha uma estratégia um pouco mais organizada, vá com calma nos gastos. Siga utilizando uma identidade visual provisória até sentir que está no caminho. Mais importante do que ir com velocidade, é estar no caminho certo! Para te ajudar com esse lembrete, preparamos esse wallpaper para celular abaixo e também para computador (clique aqui para baixar o tamanho maior).
Quarto passo – Invista em uma Marca Apaixonante para sua pequena empresa
Agora sim: você pensou em uma estratégia, testou com algumas pessoas, ajustou o que foi necessário e seguiu com uma identidade provisória. Afinal, sua prioridade foi ter a melhor estratégia, as melhores fundações para sua empresa. Com isso, vai ficar muito claro para você o momento de dar um passo firme na direção de uma comunicação visual única e cheia de personalidade. Dessa forma, você verá que é hora de se profissionalizar e, aí sim, você terá a oportunidade de ter um visual arrasador para sua empresa.
Assim, o visual vai representar seus porquês, sua forma única de fazer o que faz, destacar o que você faz de melhor e para quem, de uma forma precisa e objetiva. Ou seja, seu visual não será tipo a “cereja do bolo” de uma ideia abstrata sem estratégia ou apenas “uma marca bonitinha”. O visual precisa refletir conceitos e ideias únicas, mostrar o DNA da sua empresa. Quando tudo fica alinhado: estratégia e visual, você está no caminho para ter uma Marca Apaixonante!
+ Leia também: Como nasce uma identidade visual? Conheça nossa metodologia etapa por etapa!
A Amis escolheu trabalhar com um tipo específico de Pilates, pensando em um perfil de cliente dos sonhos exato. Com essa estratégia forte, chegou a hora de cuidar da identidade visual. Clique para ver o projeto de Marca Apaixonante para a Amis.
E você? Ficou claro qual é o melhor primeiro passo para sua pequena empresa? Você já investiu em marca sem estratégia e se arrependeu porque, com a prática, sua empresa mudou completamente e aquela marca não te representava mais? Conte para nós nos comentários! Se você conhece alguém que está confuso sobre sua marca, compartilhe esse texto.
- Você já tem uma estratégia e agora precisa de uma Marca Apaixonante? Vamos criar juntos: carinhas.com.br/marcas
Quer ter uma Marca que Apaixona as pessoas? Pense na sua Estratégia primeiro!
Mergulhe fundo no mundo da sua pequena empresa e crie uma estratégia clara para provocar paixões em quem mais precisa do que você faz: seus clientes! Conheça o curso online Minha Empresa Apaixonante de Dentro para Fora.
Quer ter uma Marca que Apaixona as pessoas? Pense na sua Estratégia primeiro!
Mergulhe fundo no mundo da sua pequena empresa e crie uma estratégia clara para provocar paixões em quem mais precisa do que você faz: seus clientes! Conheça o curso online Minha Empresa Apaixonante de Dentro para Fora.
Gostaria muito de uma marca p mus artezanatos. Não tenho loja trabalho em casa