Como começar com o pé direito para ter uma Marca Apaixonante?

    1024 492 Melina e Raphael

    Tenho uma ideia de negócio e quero começar bem: o primeiro passo é ter uma marca incrível!” Muita gente pensa que, após a ideia, é hora de correr atrás de uma marca e uma identidade visual completa para ter uma Marca Apaixonante. Por isso, nós designers, ficamos felizes da vida com o quanto as pessoas tem valorizado cada vez mais o papel da marca nas suas pequenas empresas. Mas, será que ter uma a marca é o primeiro passo mesmo? Acreditamos que não!

    O primeiro passo para uma Marca Apaixonante é ter uma estratégia minimamente testada. Aí sim, sua empresa estará pronta para investir no próximo passo: um visual incrível que comunique sua estratégia!

    É um engano pensar que, para começar uma empresa, é necessário ter uma identidade visual. No entanto, vemos diversas pessoas que decidem empreender, terem uma ideia ainda muito abstrata do que vão fazer e logo correrem atrás da marca visual, cores, fontes, etc. Com isso, o resultado é uma marca superficial, sem estratégia forte por trás.

    Essa marca superficial retrata, no máximo, o gosto pessoal de quem empreendeu. E, por isso, falha miseravelmente na hora de se conectar com clientes e fazer o negócio apaixonar e ter vida longa. O que fazer então? Qual primeiro passo dar? Precisamos falar sobre estratégia!

     

    Primeiro passo – Tenha uma estratégia

    Quando surge a palavra estratégia, tem gente que arrepia! Parece que estratégia significa um plano de negócios complicado, palavras difíceis, siglas malucas e muita burocracia. Mas, não precisa ser assim. Ou seja, uma estratégia é, nada mais nada menos, que uma noção básica do que sua empresa precisa ter para se destacar. Sendo assim, sua estratégia precisa considerar, com alguma profundidade, que tipo de público vai atender, quais diferenciais tem e qual será seu produto ou serviço principal, o carro chefe da sua empresa. Também deve pensar em que equipe você terá, fornecedores e outros pontos.

    Quando você for pensar em estratégia, lembre-se que é necessário sair do lugar comum e buscar ir mais fundo nos pontos importantes. Por exemplo, digamos que você fez uma estratégia para empresa de brigadeiros e descreveu seu público alvo como “qualquer pessoa que goste de doces”. Isso significa que você ainda está com uma noção muito básica de quem quer atender. Existem diversos perfis de pessoas que possam querer comprar brigadeiros, qual deles você vai atender exatamente? Serão pessoas que estão planejando uma festa? Ou que vão lanchar? Esse lanche acontece durante a semana ou fim de semana? É preciso fazer muitas perguntas para criar a estratégia mais única possível para sua pequena empresa.

    Em cada projeto, muito antes de pegarmos no lápis e no papel para criar a Marca Apaixonante, nós cuidamos a fundo da estratégia de cada pequena empresa que atendemos! Clareza é tão essencial para nossos projetos que esse lembrete está até nas paredes! Foto linda da: Carol Lá Lach

     

    Segundo passo – Teste sua estratégia

    Você já quebrou a cabeça, pensou no que seu produto ou serviço tem de especial, pensou mais a fundo em que tipo de pessoas vai atender e em qual produto vai apostar como a estrela da sua empresa, por exemplo. Isso é muito bom! Acontece que o papel aceita tudo e sua estratégia não pode ser uma obra de ficção. Antes de investir em uma marca contratando um estúdio ou designer profissional, você precisa testar sua estratégia minimamente.

    Ou seja, na ideia de uma empresa de brigadeiros, você precisa colocar seus brigadeiros a prova. Por isso, deve encontrar um grupo de clientes com o perfil que você descreveu a fundo e vender algumas unidades. Caso você faça um serviço, busque um cliente com perfil que você determinou e ofereça para fazer o serviço informando que sua metodologia está em fase de testes. Lembrando que você pode fazer isso com um visual simplificado ou mesmo improvisado. Nesse momento de testar, preste muita atenção aos comentários das pessoas, suas reações ao seu produto ou serviço. Essas avaliações serão preciosas para você fazer melhorias.

    + Leia também: Faça você mesmo a Marca da sua pequena empresa: sim ou não?

    O Fabrício tinha o sonho de trabalhar com gastronomia. Ele fez uma banquinha improvisada na calçada e testou o produto. Com a aprovação das pessoas, investiu em uma Marca Apaixonante e nasceu o Crepe Urbano, no mesmo local, mas agora em um incrível Food Truck. Clique aqui para saber mais. Foto: Carol La Lach.

     

    Terceiro passo – Ajuste sua estratégia

    Agora que você colocou sua ideia no mundo, percebeu que ninguém acerta de primeira. Ou seja, você vai voltar para a estratégia e analisar: o que deu certo? O que as pessoas mais comentaram? O que pode melhorar? Será que sua ideia de negócio vai vingar mesmo? O quanto foi difícil fazer testes? Como foi a aceitação das pessoas? Será que você foi no público certo? É super normal e desejável ver sua estratégia ganhar ajustes e foco, com base em fatos e evidências que você viveu na pele, e não nos seus sonhos ou desejos.

    Até que você tenha uma estratégia um pouco mais organizada, vá com calma nos gastos. Siga utilizando uma identidade visual provisória até sentir que está no caminho. Mais importante do que ir com velocidade, é estar no caminho certo! Para te ajudar com esse lembrete, preparamos esse wallpaper para celular abaixo e também para computador (clique aqui para baixar o tamanho maior).

     

    Quarto passo – Invista em uma Marca Apaixonante para sua pequena empresa

    Agora sim: você pensou em uma estratégia, testou com algumas pessoas, ajustou o que foi necessário e seguiu com uma identidade provisória nesse meio tempo. Afinal, sua prioridade foi ter a melhor estratégia, as melhores fundações para sua empresa. Com isso, vai ficar muito claro para você o momento de dar um passo mais firme na sua comunicação visual. Afinal, você verá que já é hora de se profissionalizar e, aí sim, você terá a oportunidade de ter um visual arrasador para sua empresa. Dessa forma, o visual vai representar seus porquês, sua forma única de fazer, o que você faz e para quem, de uma forma precisa e objetiva.

    Seu visual não será tipo a “cereja do bolo” de uma ideia abstrata sem estratégia ou apenas “uma marca bonitinha”. O visual precisa refletir conceitos e ideias únicas, mostrar o DNA da sua empresa. Quando tudo fica alinhado: estratégia e visual, você está no caminho para ter uma Marca Apaixonante!

    + Leia também: Como nasce uma identidade visual? Conheça nossa metodologia etapa por etapa!

    E você? Ficou claro qual é o melhor primeiro passo para sua pequena empresa? Você já investiu sem estratégia e se arrependeu porquê, com a prática, sua empresa mudou completamente e aquela marca não te representava mais? Conte pra nós nos comentários! Se você conhece alguém que está confuso sobre sua marca, compartilhe nossos textos!

     

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    Autoria

    Melina e Raphael

    Formados, pós graduados e apaixonados por design gráfico. Cariocas que vieram estudar Branding em Portugal e ficaram. Sócios desde 2008, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonantes. Curiosos, otimistas e praticantes de dancinhas da felicidade!

    Todas as histórias por: Melina e Raphael

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