“Casal, quanto eu preciso gastar, mais ou menos, para ter uma identidade visual?” Taí a pergunta de milhões ou seria de centavos? Pois é, não é fácil dizer, na ponta da língua, quanto custa uma marca. Em uma rápida pesquisa, você pode encontrar marcas que custaram desde 50 reais até 5 milhões de dólares. Ao buscar orçamentos para a marca da sua empresa, os valores também vão variar bastante. E agora? Calma que a gente vai te ajudar a ponderar o quanto gastar e como interpretar valores tão distintos.
Investir em marca faz toda a diferença para sua empresa faturar mais, por outro lado pode ser um gasto grande demais em um mau momento.
São muitos pontos para considerar na hora de pensar quanto gastar com uma identidade visual para sua empresa e entender se aquele valor é caro ou barato. Vamos passar por cada um deles com você e propor algumas reflexões, para essa sua decisão de contratar uma marca seja acertada e você consiga um valor compatível com seu caso.
Quanto custa parecer uma empresa amadora?
Todas as empresas passam por uma fase onde estão apenas começando. É normal que ainda estejam experimentando formas de fazer os produtos ou sejam os primeiros serviços entregues. Nessa hora, os clientes percebem e sua empresa como iniciante e até mesmo amadora. E tudo bem! Em geral, uma marca amadora – feita por você mesmo ou por uma pessoa conhecida – é o que você vem usando e representa bem o que você faz.
Mas, chega um momento onde sua empresa já saiu desse lugar. Ou seja, está entregando mais qualidade nos produtos e acertando em cheio nos serviços, com bastante experiência. É nessa hora que parecer amadora pode estar custando caro para sua empresa. Afinal, aquela marca meio sem jeito, feita de improviso, acaba puxando para baixo a qualidade do que você faz. Essa percepção desconectada da real qualidade pode ser a diferença entre você cobrar o quanto precisa ou um preço baixo demais. Pense nisso quando considerar fazer uma nova marca: calcule o quanto parecer uma empresa amadora tem custado para sua empresa.
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A Botané é um deli e cafe que já começou apostando em produtos de qualidade e profissionais parceiros para projetar o espaço e a marca. Nós criamos a Marca Apaixonante, que entrou para a Shortlist do prêmio Brasil Design Award. Saiba mais aqui!
Quanto sua empresa vai durar?
Alguns negócios estão passando por momentos difíceis. As contas não fecham e os envolvidos não tem certeza se vai dar para continuar. Se essa é a sua situação, todo investimento pode ser perigoso para o caixa da sua empresa, especialmente os mais altos. Por isso, é hora de apertar os cintos e não de gastar. No entanto, se você acredita que sua empresa vai durar, ou seja, se você está otimista com o futuro, uma marca nova pode ser um ótimo investimento.
Nesse momento, faça as contas: uma marca pode durar décadas. Para você ter uma ideia, a marca mais antiga que fizemos, em 2006, durou 17 anos! Então, quando for avaliar o valor de uma marca, pense nisso. Quantos anos sua empresa ainda terá de vida? Uma marca pode durar, facilmente, cinco, dez anos ou mais. Colocar esse valor em perspectiva pode ajudar bastante na hora de avaliar o valor que você vai investir. Muitas vezes, um orçamento que te pareceu alto a primeira vista, fica muito pequeno quando dividido em todos os dias e anos que a marca vai trabalhar representando e valorizando a sua empresa. Se você acredita no que faz e vê futuro, pense nesse valor dividido nos anos que vê pela frente.
Criamos da marca da Vitalis em 2006 e ela viveu 17 anos valorizando e trabalhando para a marca. Ao pensar no valor de um projeto, não se esqueça de colocar esse tempo todo em perspectiva. Foto: Carol Lá Lach.
Quanto sua empresa fatura?
Você já viu como uma marca pode acompanhar sua empresa por vários anos. Nesse caminho, ela vai trabalhar para valorizar o que você faz e te permitir cobrar um valor à altura do que sua empresa entrega. Por isso, na hora de avaliar o valor da marca, pense também no seu faturamento. Faça uma média de valores do ano e compare com o orçamento que recebeu. Pensando assim, fica fácil perceber que uma empresa que fatura R$10.000 por mês vai conseguir ver valor e implementar uma marca de maneira diferente de uma que fatura R$1.000 ou R$100.000.
Os profissionais de design, como nós, avaliam o porte da sua empresa e pensam no faturamento na hora de cobrar. Afinal, uma empresa maior demanda mais atenção, mais pontos de contato com os clientes e significa mais responsabilidades para os profissionais envolvidos. Avalie como aquele valor se encaixa no seu faturamento anual e o que você projeta para os próximos anos para colocá-lo em perspectiva.
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Quanto você pode arcar com dores de cabeça?
Uma marca bem baratinha pode significar que o designer iniciante utilizou um banco de imagem, aplicativo com marcas prontas ou fez algo similar a uma outra marca. Isso significa que você pode ter dores de cabeça. Aplicativos com marcas prontas, por exemplo, incluem cláusulas em seus termos de condições de uso, que não permitem o registro oficial daquelas marcas. E, para sua empresa usar comercialmente uma marca, ela deve estar registrada no INPI – o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Além disso, uma marca similar demais a outra pode trazer processos e problemas. Deu para sentir como uma marca baratinha pode te dar dores de cabeça no futuro? Pondere essa questão na hora de avaliar o preço!
A Herdei o Look é uma empresa para quem criamos o Nome + a Marca Apaixonante. O nome foi finalista no Brasil Design Award. Conheça o projeto completo!
O quão clara está a sua estratégia?
Algumas pessoas nos procuram sem saber se querem abrir uma lanchonete ou loja de roupas. Outras já sabem o que vão vender, mas ainda não tem certeza sobre quem são seus clientes dos sonhos, por exemplo. Nesses casos, só em um rápido formulário de pedido de proposta, já fica claro para nós que essa pessoa não tem uma estratégia definida. Sendo assim, qualquer gasto com marca pode ser caro demais. Afinal, uma marca só funciona, de verdade e com seu potencial máximo, quando existem alicerces fortes, ou seja, uma estratégia definida por trás. Caso você se sinta em dúvida sobre a sua estratégia, nossa dica é segurar esse investimento e utilizar uma marca provisória até ter mais segurança do que é o seu negócio.
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O quão preparados estão os designers?
Para você ter uma marca nova, vai precisar de designers, como nós, para te ajudar. Saiba que um profissional experiente com certeza vai custar mais do que um iniciante. E isso acontece porque essa pessoa vai saber te orientar, opinar com firmeza, interpretar suas necessidades e entregar um projeto à altura do que você faz. Por tudo que apontamos nesse artigo, tenha atenção para avaliar uma proposta com clareza de entregas e um portfólio que te mostre experiência e profissionalismo. Dessa forma, você faz um investimento com muito valor a longo prazo, sem dores de cabeça e que cumpre o que uma marca promete para sua empresa.
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A Super Vegan foi finalista em duas categorias no Brasil Design Award e levou medalha de bronze na categoria embalagens. Conheça esse projeto de Marca Apaixonante completo aqui.
Afinal, é caro ou barato?
Para uma empresa que nunca vendeu, não tem faturamento e nem sabe se vai continuar, gastar 500 reais em uma marca pode ser caro demais. Afinal, tudo está incerto e uma marca pode não ajudar no momento da empresa. Agora, se você já passou da fase amadora e tem clareza da sua estratégia e de quanto sua empresa vai durar, faça bem as contas para avaliar o real valor do seu investimento em marca.
Um projeto de marca exclusivo feito sob medida pode ser um divisor de águas na vida do seu negócio. Pois o que você faz passará a ser percebido com muito mais valor pelos seus atuais e futuros clientes dos sonhos causando paixões, transformações e um crescimento importante, potencialmente por décadas!
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E você? Já recebeu orçamentos de designers para saber quanto custa fazer uma marca? Como foi? Achou caro, barato, era o que você esperava? Quer saber quanto custa fazer uma marca com a gente? Peça uma proposta aqui e vamos bater um papo sobre o seu caso. ;)