Estratégia: porquê sua pequena empresa precisa de uma e como criar a sua

    1024 492 Melina e Raphael

    “Minha empresa é pequena e eu não curto planos muito complicados”. Quando a gente fala de pequenos negócios, a palavra “estratégia” muitas vezes soa como um palavrão. Pois remete a planos de negócios longos, chatos, cheios de complicação e palavras em inglês. Muitas vezes, conhecemos empresas com décadas de vida que nunca tiveram uma estratégia organizada. Por isso, sentem-se constantemente em dúvida, angustiadas e à deriva.

    “Ter uma estratégia significa ter clareza, facilitando a vida e a comunicação da sua pequena empresa”

    “O que escrevo nos posts nas redes sociais da minha pequena empresa?”, “Poxa, não estou atraindo tantos clientes quanto preciso.”, “Será que eu devo ter uma conta no TikTok?”. Esses e outros dilemas são bem comuns em pequenas empresas. E, a resposta para todos eles é a mesma: depende da sua estratégia! Ou seja, a estratégia deve ser uma bússola para todas as suas decisões. Por isso, nesse artigo, vamos entender como sua estratégia está intimamente ligada na sua comunicação e porquê ela é a chave para apaixonar seu cliente dos sonhos.

     

    Estratégia e comunicação: uma combinação apaixonante

    Uma estratégia é um conjunto de táticas e meios para conseguir alguma coisa. Na sua pequena empresa, a estratégia deve abordar muitos pontos: financeiro, vendas, logística, fornecedores, pessoas e, o nosso destaque aqui, a sua comunicação. Porquê, quando você comunica exatamente o que sua empresa faz, como faz e para quem faz, por exemplo, você aumenta, e muito, as chances de ganhar a atenção e o coração do seu perfil de cliente dos sonhos. Ou seja, para uma estratégia poderosa você precisa tanto conhecer sua empresa muito bem, quanto conhecer bem seu cliente dos sonhos. Dessa forma, consegue comunicar o que tem de mais brilhante e interessante para as pessoas certas!

    + Leia também: “Quando investir em uma marca para sua pequena empresa?”

     

    Características de uma estratégia forte

    Você pode identificar diferenças bem claras entre uma empresa que já tem uma estratégia ou que ainda está perdida. Por exemplo, digamos que a empresa pretende vender chocolates. Quando ela não tem uma estratégia muito específica, ela pode resumir seu negócio em: “Fazemos chocolates de qualidade para qualquer pessoa que gosta de doces. Damos um ótimo atendimento e nossos produtos tem preço acessível”. Ou seja: frases genéricas, amplas que explicam pouco sobre o que aquela empresa de faz de diferente e quem atende exatamente.

    Agora vamos comparar com uma empresa que já tem uma estratégia mais definida: “Fazemos chocolates com o cacau que cresce às sombras de árvores nativas da Mata Atlântica, em perfeita harmonia com a natureza. Esse cacau passa por um processo artesanal que resulta em um chocolate genuinamente brasileiro, aveludado e brilhoso, com textura que derrete na boca, sabor único e balanceado. Todo apreciador conhece o valor de um chocolate artesanal, venha degustar e se apaixone de corpo e alma.” Essa é parte da estratégia da Almadoré – chocolates de origem. Percebeu a diferença? Desse modo, com uma visão clara do que a empresa é, fica muito mais fácil identificar o que a empresa faz, como e para quem, tornando a comunicação bem mais poderosa e apaixonante. Por isso, a pessoa que é a cliente certa para a Almadoré percebe, com facilidade, que a empresa está falando direto ao seu coração.

    A Almadoré tem clareza sobre a sua estratégia, assim, consegue se comunicar nas redes sociais muito melhor. Clique e veja o projeto completo!

     

    Erros comuns em estratégias de pequenas empresas

    Uma estratégia precisa cuidar de todas as particularidades da sua empresa e ela deve ser única como uma impressão digital. Por isso, é necessário ir do genérico para o especifico, cada vez mais. O motivo é simples: tem muita gente nos mesmos segmentos. Se sua pequena empresa não conseguir mostrar, na comunicação, porquê ela faz diferente, ela não conseguirá um lugar ao sol. Por isso, evite usar expressões genéricas como “atendimento ótimo”, “preço acessível”, “produto de qualidade”, “o cliente é qualquer pessoa que queira” ou “o cliente é homem ou mulher entre 10 e 90 anos”. Tenha uma estratégia mais específica para se comunicar em cada ponto. Assim, você consegue posicionar sua empresa com muito mais facilidade no mercado que atua, encontrando seu espaço e ficando cada vez mais segura e forte.

    + Leia também: “Quero uma marca tipo a da Nike ou da Apple: cuidados essenciais ao comparar sua pequena empresa”

     

    A estratégia não é uma obra de ficção

    O papel aceita tudo, por isso é importante lembrar que a estratégia precisa ser de verdade. Ou seja, ela precisa representar a realidade do que sua empresa faz, não o que ela gostaria ou imagina ser. Assim, você vai conseguir tomar decisões mais acertadas e fazer uma comunicação muito mais humana e apaixonante. Além disso, a estratégia também não é imutável. Ter uma estratégia é como ter uma luz que ilumina o caminho para onde sua empresa vai. E, nessa luz, tem espaço para mudanças de rota também.

    Por isso, teste sua estratégia no mundo real, tire da sua cabeça. Ou seja, teste com clientes, faça questionários de satisfação, pergunte como o cliente se sentiu com relação ao seu serviço ou produto. Lembre-se, sua estratégia não pode existir apenas na sua imaginação. Com ajuda de dados concretos, você pisa cada vez mais firme para esse caminho de um posicionamento único e claro para o seu cliente.

    A Almadoré mostra detalhes do processo de feitura dos chocolates na sua comunicação. Clique e veja o projeto completo!

     

    Como criar uma estratégia para minha pequena empresa?

    É muito importante colocar sua estratégia no papel de uma forma que você se identifique. Pois escrever traz luz, organiza o pensamento e faz surgir ideias. Em todos os nossos Projetos de Marca Apaixonante, trocamos muitas ideias sobre a estratégia daquela pequena empresa primeiro, através de um questionário completo que chamamos de Clareza Empreendedora. Sendo assim, conseguimos enxergar como você vê sua empresa hoje e te ajudar a deixar essa estratégia cada vez mais focada e única.

    Alguns tópicos importantes para você começar a criar a sua são:

    • Sua história e como tudo começou na sua empresa;
    • O que sua empresa faz exatamente;
    • Objetivos claros de curto e médio prazo;
    • Benefícios emocionais e funcionais dos seus produtos ou serviços;
    • Como você vai vender em detalhes;
    • Perfil do seu Cliente dos Sonhos;
    • Equipe da sua empresa ou terceiros que vão ajudar;
    • Características e diferenciais únicos da sua empresa;
    • Mercado onde sua empresa atua;
    • E muitos outros pontos.

     

    Conclusão

    Esses tópicos são só o começo para você desenvolver questões importantes que devem estar na estratégia da sua pequena empresa. Com o tempo, você poderá elaborá-los cada vez mais. Ou seja, quando o assunto é estratégia, pensar de forma organizada ajuda bastante a encontrar as respostas que sua empresa precisa. Por isso, colocar esses pontos chave no papel é importantíssimo para você clarear suas ideias. Pois, uma estratégia única e forte é a “alma” da identidade visual e da marca da sua empresa como um todo. Sem estratégia, não vale a pena investir em uma identidade visual. Então, pense nesses tópicos como uma reflexão e vá descobrindo mais sobre as características únicas da sua empresa.

    A ferramenta Clareza Empreendedora é usada nos nossos projetos de Marca Apaixonante e você também pode baixá-la para responder perguntas estratégicas por conta própria. Clique aqui para saber mais.

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    E você? Tem clareza do que sua empresa faz, como faz e para quem faz? Ou ainda está preso nesses termos genéricos tipo “qualidade e bom atendimento”? Conta pra nós nos comentários!

     

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    Autoria

    Melina e Raphael

    Formados, pós graduados e apaixonados por design gráfico. Cariocas que vieram estudar Branding em Portugal e ficaram. Sócios desde 2008, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonantes. Curiosos, otimistas e praticantes de dancinhas da felicidade!

    Todas as histórias por: Melina e Raphael

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