Estratégia: porque sua pequena empresa precisa de uma e como criar a sua

Estratégia: porque sua pequena empresa precisa de uma e como criar a sua

“Minha empresa é pequena e eu não curto planos muito complicados”. Quando a gente fala de pequenos negócios, a palavra “estratégia” muitas vezes soa como um palavrão. Pois remete a planos de negócios longos, chatos, cheios de complicação e palavras em inglês. Muitas vezes, conhecemos empresas com décadas de vida que nunca tiveram uma estratégia organizada. Por isso, sentem-se constantemente em dúvida, angustiadas e à deriva.

“Ter uma estratégia significa ter clareza, facilitando a vida e a comunicação da sua pequena empresa”

“O que escrevo nos posts nas redes sociais da minha pequena empresa?”, “Como é a marca ideal para minha empresa?”, “Poxa, não estou atraindo tantos clientes quanto preciso.”, “Será que eu devo ter uma conta no TikTok?”. Esses e outros dilemas são bem comuns em pequenas empresas. E, a resposta para todos eles é a mesma: depende da sua estratégia! Ou seja, a estratégia deve ser uma bússola para orientar todas as suas decisões. Por isso, nesse artigo, vamos entender como sua estratégia está intimamente ligada com a sua identidade visual e comunicação e porque ela é a chave para apaixonar seu cliente dos sonhos.

 

1 – Estratégia e comunicação: uma combinação apaixonante

Uma estratégia é um conjunto de táticas e meios para conseguir alguma coisa. Na sua pequena empresa, a estratégia deve abordar muitos pontos: financeiro, vendas, logística, fornecedores, pessoas e, o nosso destaque aqui, a sua comunicação. Porque, quando você comunica exatamente e especificamente o que sua empresa faz, como faz e para quem faz, você aumenta, e muito, as chances de ganhar a atenção de clientes. Ou seja, para ter uma estratégia poderosa você precisa tanto conhecer sua empresa muito bem quanto saber, em detalhes, o que se passa na cabeça e no coração do seu cliente dos sonhos. Dessa forma, conseguirá comunicar o que tem de mais brilhante e interessante para as pessoas certas!

Porque sua pequena empresa precisa de uma estratégia e como criar a sua

Estratégia: porquê sua pequena empresa precisa de uma e como criá-la

Crie uma estratégia certeira. Porque sua pequena empresa precisa de um

Cada chocolate da Almadoré foi pensado para um tipo de paladar e um momento para degustar. Essas embalagens incríveis ganharam medalha de Bronze no Brasil Design Award.

2 – Erros comuns em estratégias de pequenas empresas

Uma estratégia precisa cuidar de todas as particularidades da sua empresa e ela deve ser única como uma impressão digital. Por isso, é necessário ir do genérico para o especifico. O motivo é simples: tem muita gente nos mesmos segmentos. Se sua pequena empresa não conseguir mostrar, na comunicação, porque ela faz diferente, ela não conseguirá um lugar ao sol. Por isso, evite usar expressões genéricas como “atendimento ótimo”, “preço acessível”, “produto de qualidade”, “o cliente é qualquer pessoa que queira” ou “o cliente é homem ou mulher entre 10 e 90 anos”. Tenha uma estratégia específica para se comunicar em cada ponto. Assim, você consegue posicionar sua empresa com mais facilidade no mercado que atua, encontrando seu espaço e ficando cada vez mais segura e forte.

+ Leia também: “Quero uma marca tipo a da Nike ou da Apple: cuidados essenciais ao comparar sua pequena empresa”

 

3 – Características de uma estratégia forte

Você pode identificar diferenças bem claras entre uma empresa que já tem uma estratégia ou que ainda está um pouco perdida. Por exemplo, digamos que a empresa pretende vender chocolates. Quando ela não tem uma estratégia muito específica, ela pode resumir seu negócio em: “Fazemos chocolates de qualidade para qualquer pessoa que gosta de doces. Damos um ótimo atendimento e nossos produtos tem preço acessível”. Ou seja: frases genéricas, amplas que explicam pouco sobre o que aquela empresa faz de diferente e quem atende exatamente.

Agora vamos comparar com uma empresa que já tem uma estratégia mais definida: “Fazemos chocolates com o cacau que cresce às sombras de árvores nativas da Mata Atlântica, em perfeita harmonia com a natureza. Esse cacau passa por um processo artesanal que resulta em um chocolate genuinamente brasileiro, aveludado e brilhoso, com textura que derrete na boca, sabor único e balanceado. Todo apreciador conhece o valor de um chocolate artesanal, venha degustar e se apaixone de corpo e alma.” Essa é parte da estratégia da Almadoré – chocolates de origem. Percebeu a diferença? Desse modo, com uma visão clara do que a empresa é, fica muito mais fácil identificar o que a empresa faz, como e para quem, tornando a comunicação bem mais poderosa e apaixonante. Por isso, a pessoa que é a cliente certa para a Almadoré sente, com facilidade, que a empresa está falando direto ao seu coração.

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4 – A estratégia não é uma obra de ficção

O papel aceita tudo, por isso é importante lembrar que a estratégia precisa ser de verdade. Ou seja, ela precisa representar a realidade do que sua empresa é, não o que ela gostaria ou imagina ser. Assim, você vai conseguir tomar decisões acertadas e fazer uma comunicação mais humana e apaixonante. Além disso, a estratégia também não é imutável. Ter uma estratégia é como ter uma luz que ilumina o caminho para onde sua empresa vai. E, nessa luz, tem espaço para mudanças de rota também.

Por isso, teste sua estratégia no mundo real, tire da sua cabeça, mesmo que você ainda não tenha uma marca ou identidade visual definida. Ou seja, teste com clientes, faça questionários de satisfação, pergunte como o cliente se sentiu com relação ao seu serviço ou produto. Lembre-se, sua estratégia não pode existir apenas na sua imaginação. Com ajuda de dados concretos, você pisa cada vez mais firme nesse caminho de um posicionamento único e claro para o seu cliente. E, no futuro, conseguirá investir em uma Marca Apaixonante de uma forma muito mais inteligente e objetiva.

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5 – Como criar uma estratégia para minha pequena empresa?

É muito importante colocar a estratégia da sua pequena empresa no papel de uma forma que você se identifique. Pois escrever traz luz, organiza o pensamento e faz surgir ideias. Em todos os nossos Projetos de Marca Apaixonante, trocamos muitas ideias sobre a estratégia daquela pequena empresa primeiro, através de um questionário completo que chamamos de Clareza Empreendedora. Sendo assim, conseguimos enxergar como você vê sua empresa hoje e te ajudar a deixar essa estratégia cada vez mais focada e única. Ao pensar na sua estratégia, lembre-se de evitar termos genéricos, foque, busque o que sua empresa tem de diferente das outras.

Alguns tópicos importantes para você começar a criar a sua são:

  • Sua história e como tudo começou na sua empresa;
  • O que sua empresa faz exatamente;
  • Definição do seu modelo de negócios;
  • Especificação dos benefícios emocionais e funcionais dos seus produtos ou serviços;
  • Como você vai vender em detalhes;
  • Perfil detalhadíssimo do seu Cliente dos Sonhos;
  • Equipe da sua empresa ou terceiros que vão ajudar;
  • Características e diferenciais únicos e instransferíveis da sua empresa;
  • Mercado onde sua empresa atua e quem são os concorrentes;
  • E muitos outros pontos.

Uma estratégia única e forte é a “alma” da marca da sua empresa como um todo. Todas as decisões tomadas na sua empresa precisam estar alinhadas com a sua estratégia. Algo do tipo “se não for estratégico, nem quero” deve ser um dos seus mantras. Você não precisa atravessar essa jornada por conta própria, viu? Podemos te ajudar!

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6 – Conclusão: para apaixonar, cuide bem da sua estratégia!

Esses tópicos são só o começo para você desenvolver questões importantes que devem estar na estratégia da sua pequena empresa. Com o tempo, você poderá elaborá-los cada vez mais. Ou seja, quando o assunto é estratégia, pensar de forma organizada ajuda bastante a encontrar as respostas que sua empresa precisa. Por isso, colocar esses pontos chave no papel é importantíssimo para você clarear suas ideias e conseguir uma estratégia mais específica, focada e poderosa. Sem estratégia, não vale a pena investir em uma identidade visual. Então, pense nesses tópicos como uma reflexão e vá descobrindo mais sobre as características únicas da sua empresa.

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E você? Tem clareza do que sua empresa faz, como faz e para quem faz? Ou ainda está preso nesses termos genéricos tipo “qualidade e bom atendimento”? Conta pra nós nos comentários!

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1728 830 Melina e Raphael
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8 Comentários
  • Muito grata por estar conhecendo o trabalho e os textos de vocês!!!

  • Uauuu!!!! Muito obrigada pelas orientações. Vou colocar todo o meu sonho no papel e espero, em breve, contactar vcs para desenvolvermos, juntos, esse sonho.
    Abraços,
    Luciana dos Anjos

  • Eu gostei muito da dica, eu tô tentando investir o pouco do dinheiro que tenho, estou sem conseguir trabalhar. E sempre tive vontade de trabalhar pra mim e com roupas,como e pouco o dinheiro tô comendo apenas com blusas femininas e valor único fixo, eu estou com dúvidas do nome da loja porque queria muito o sobrenome da família ‘Batista ‘. Mais especificamente não tenho loja mais aqui agente fala carrinho onde agente pega autorização pra vende no ponto fixo todos os dias no centro, atualmente fiz o Instagram e coloquei o nome ( jocyleila Batista) mais com as dicas de vcs já vi que não fica legal por ser meu nome e difícil.

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Melina e Raphael

Designers e apaixonados, somos sócios desde 2008. Especialistas em branding, ajudamos centenas de pessoas empreendedoras com grandes sonhos a terem uma Marca Apaixonante. Vamos criar juntos?

Autoria: Melina e Raphael
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