Quando investir na marca da minha empresa?

Quando investir na marca da minha empresa?

“Sei que a marca é importante, deve ser o próximo investimento da minha empresa?”. A identidade visual é essencial para comunicação dos negócios. Ou seja, ter uma padronização na marca, cores, embalagens e outros elementos é necessário. Mas, quando investir na marca? É melhor assim que a empresa começa ou faz sentido esperar um pouco? Qual é o sinal que diz está na hora?

Quando investir em uma marca para minha empresa? Quando investir em uma marca para minha empresa?

O momento certo é crucial para a empresa fazer um investimento inteligente, tanto financeiro quanto de tempo, na identidade visual.

Dar o passo de investir em uma marca tem a ver com entender as necessidades e o momento da empresa. Algumas perguntas podem ajudar e você vai conhecê-las nesse artigo.

Caso 1 – Mudanças na empresa

Os negócios podem mudar com o passar do tempo. Sendo assim, alterações no plano de negócios acontecem. Ou seja, acontecem modificações na operação, a equipe, os preços, entre outros. Empresas podem até mudar suas ofertas, alterando os produtos e serviços que vendem. Também podem ocorrer mudanças de posicionamento no mercado, onde ela pretende se apresentar com outra postura. Seja qual for o motivo, o papel da identidade visual é representar o que a empresa é. Sendo assim, mudanças na estrutura precisam refletir no visual. Então, se a sua empresa sofreu uma mudança no que ela é, chegou o momento de investir em uma marca e identidade visual.

A Amanaki é um negócio que nasceu vendendo exclusivamente tênis femininos. Nós fizemos a Marca Apaixonante com esse foco. Anos se passaram e tivemos a alegria de cuidar dessa marca novamente, considerando as mudanças nas ofertas. Agora, a empresa vende não apenas tênis, mas também botas e outros calçados, com a proposta de unir conforto e estilo. Ou seja, a proposta original não mudou, mas as ofertas sim. Para comunicar essa mudança, a identidade visual ganhou ilustrações dos novos produtos, além de outros ajustes. Quando a empresa muda, o visual também deve mudar.

+ Leia também – Estratégia de marca: o que é e por que sua empresa precisa de uma

A Amanaki ampliou suas ofertas e a identidade visual também mudou. Veja o projeto completo.

Caso 2 – Fase de amadurecimento

A experiência faz os negócios caminharem em um terreno cada vez mais seguro. O amadurecimento, portanto, é normal e esperado e vem acompanhado de um entendimento mais rico do negócio. Essa evolução dá segurança nas decisões e um conhecimento profundo sobre diversos aspectos importantes. Alguns exemplos são compreender com mais precisão quem são os clientes dos sonhos da empresa, enxergar com clareza seus diferenciais mais poderosos e outros pontos. Essa fase de maturação precisa ser refletida no visual. Por isso, se a empresa mudou de fase e está mais madura, é um excelente momento para investir em marca.

A Super Vegan passou por um processo de amadurecimento quando nos procurou. As entregas eram as mesmas, ou seja, chocolates veganos de alta qualidade. O que mudou foi um melhor entendimento sobre seus clientes e seus diferenciais. O negócio ficou conhecido como o “chocolate da raposinha”, mas a ilustração que estava na embalagem não combinava com a nova fase. Foi assim que criamos a nova raposinha e seus amigos na super liga de animais. O projeto ganhou medalha de bronze na categoria design de embalagens e foi selecionado na categoria ilustração no Brasil Design Award. A proprietária disse:

“Temos a impressão de ser uma Super Vegan 2.0. Todo dia fico mais apaixonada por elas. É incrível como a apresentação do produto mudou.”

PROPRIETÁRIA DA SUPER VEGAN

A Super Vegan teve uma fase de amadurecimento que se refletiu no novo desenho dos personagens. Veja o projeto completo.

Caso 3 – Plano de negócios definido

O plano de negócios é um documento que estrutura a empresa. Ou seja, ele determina o que será vendido, como será a produção, distribuição, a equipe, as vendas, a formatação de preços, a capacidade produtiva da empresa e outros pontos. Ou seja, trata-se da estrutura básica do negócio. Ter um plano organizado é essencial para um projeto de identidade visual. Isso acontece porque a base do visual é a estratégia de marca, que será uma tradução do plano de negócios para palavras e expressões de fácil compreensão. A estratégia de marca será, por sua vez, a base identidade visual. Sendo assim, um plano de negócios minimamente organizado ajuda bastante na hora de contratar um projeto de marca. Caso a sua empresa tenha um, é um ótimo momento para investir no visual.

O Coletivo Revoança foi criado por um grupo de mulheres assistentes sociais e psicólogas com mestrado, doutorado e experiência na docência e pesquisa em universidades públicas e privadas. Elas tiveram clareza do seu plano de negócios quando decidiram criar cursos com temas contemporâneos que sentiram falta na graduação e pós-graduação. Esses cursos seriam online e síncronos e elas optaram por teóricas feministas, antirracistas, autoras e autores negras e negros, indígenas, que produzem conhecimento a partir do Sul-Global. Esses foram os pontos de partida para essa Marca Apaixonante cheia de cor, brasilidade e poesia, que foi selecionada para o Brasil Design Award e também para a Bienal Brasileira de Design.

+ Leia também – Quanto custa uma marca para minha empresa?

Caso 4 – Problemas técnicos e jurídicos

Um motivo importante para investir em uma marca e identidade visual é enfrentar dificuldades com a marca atual. Esses problemas podem ser técnicos, por exemplo, os arquivos sem qualidade de impressão. Assim, o resultado fica abaixo do desejado. Também podem ser complicações de uso, quando a equipe não sabe quais elementos usar no dia a dia. Esses problemas também podem ser estratégicos como a marca ser confundida com outra ou a proposta da empresa não ser bem entendida pelas pessoas. Por último, os problemas podem ser legais, como conflitos com outra marca já registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Sendo assim, caso a marca esteja tendo problemas que podem ser resolvidos com uma nova identidade visual, é o caso de investir.

Uma empresa de brechós de luxo notou que estava se comunicando da mesma maneira que seus concorrentes. O nome fazia alusão ao processo de crescimento das crianças usando palavras como cresci, espichei, estiquei e outros. Além disso, o símbolo da girafa, animal famoso pelo seu crescimento exagerado, também era repetitivo nessas empresas. Então, a empresa não conseguiu o registro oficial. Foi por isso que a Herdei o Look, que ainda se chamava Espichei, nos contratou. Nasceu, então, a marca que tem roupinhas tão impecáveis que se tornam verdadeiras “heranças” para pequenos príncipes e princesas. Os problemas da empresa foram resolvidos e esse projeto foi selecionado para o Brasil Design Award nas categorias Design de Marca e Naming.

A Herdei o Look é um brechó de luxo com marcas exclusivas e uma curadoria impecável que teve sua marca e naming selecionados para o Brasil Design Award. Veja o projeto completo.

Quando talvez não seja o momento de investir na marca

Apresentamos motivos pelos quais investir pode ser um ótimo passo. No entanto, existem outros casos que o investimento em marca pode não ser o que a empresa precisa, no momento.

1 – Plano dos sonhos

Algumas empresas nascem do sonho de alguém. E esse começo é muito válido. No entanto, esse sonho pode estar pouco elaborado e desenvolvido. Sendo assim, o que a empresa é ainda está no plano das ideias, mas existe uma grande ansiedade para tangibilizar esses sonhos e torná-los visíveis através de uma marca e um visual. Entretanto, nesses casos, a prioridade deve ser organizar o que a empresa será em um plano de negócios antes de investir na identidade visual.

+ Leia também – Como começar com o pé direito para ter uma Marca Apaixonante?

2 – Muitas possibilidades

Certas pessoas apostam em muitas frentes de negócios na mesma empresa. Com isso, imagina uma empresa que entrega diferentes serviços e produtos para diversos tipos de perfis e situações. Assim, a tarefa da identidade visual será organizar essas informações para que as pessoas compreendam. No entanto, a identidade visual traduz e comunica uma estratégia que já deve estar organizada. Por isso, o primeiro passo deve ser deixar claro o que a empresa vai vender, para quem, de que forma e etc. Ou seja, priorizar, fazer escolhas e focar antes de investir em identidade visual.

Conclusão: quando investir na marca?

A vontade de investir em uma marca e identidade visual foi motivada por algo. E alguns desses motivos podem ser, por exemplo, que a empresa mudou de posicionamento e precisa que essa mudança reflita no visual. Outra possibilidade é a empresa estar em um momento de maior maturidade. Pode ser, ainda, que a empresa esteja começando e precise de uma identidade ou tenha problemas técnicos ou jurídicos com a sua marca atual. No entanto, motivos como dar cara a uma ideia de negócio que ainda está vaga ou organizar informações confusas não devem ser as melhores razões para investir em um projeto de marca. Reflita se o objetivo da empresa com a marca nova está claro e se uma identidade visual tem o potencial para ajudar a empresa a chegar lá.

E você? Em que momento investiu em uma identidade visual para sua empresa? Como foi a experiência? Compartilhe nos comentários.

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Melina e Raphael

Designers, sócios em Carinhas, estúdio especializado em Branding e Design. Criamos estratégias de marca, Naming e Identidades Visuais, projetos que chamamos carinhosamente de Marcas Apaixonantes.

Autoria: Melina e Raphael
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